segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Saiba como ter direito a desconto no pagamento da conta de energia

As regras para obter o benefício mudaram desde o ano passado e milhões de brasileiros precisam fazer o recadastramento para continuar a usufruir do desconto na conta de luz.

A EDP Escelsa está cadastrando famílias de baixa renda interessadas em receber o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos na conta de luz.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de energia concedido para os primeiros 220 kW/h consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados na subclasse baixa renda. O benefício será aplicado somente a uma unidade consumidora por família.

As pessoas que já recebem o desconto na conta de luz devem efetuar o recadastramento até o final de junho. Até o ano passado, pelas regras, o benefício era conferido automaticamente para quem consumia até 80 KW/h por mês e as famílias que consumiam até 220 KW/h precisavam comprovar renda de até R$ 120 por pessoa.

A partir deste ano, o limite de gasto mensal está fixo em 220 KW/h e a remuneração familiar passou a ser requisito obrigatório para todos. É imprescindível que o rendimento familiar não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.

Para obter o benefício da tarifa social de energia elétrica, cada família deve estar inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cujo cadastramento deverá ser feito na Prefeitura do município de domicílio do cidadão.

Somente poderão inscrever-se no CadÚnico família com renda mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional. Confira no final desta notícia a tabela com os descontos concedidos de acordo com as faixas de consumo.

Para ter o beneficio da Tarifa Social, o consumidor deverá se dirigir à loja de atendimento da EDP Escelsa munido dos documentos necessários. A concessão do benefício é imediata, entretanto, futuramente, a continuidade ao auxílio estará sujeita a validação do cadastro pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que avaliará a situação de cada unidade consumidora.

Consumidores que já recebem o benefício devem procurar uma de nossas agências de atendimento para fazer o recadastramento e, assim, manter os descontos.

O benefício passa a valer também para a ligação residencial bifásica e trifásica.

Não haverá mais concessão automática do benefício para clientes com o consumo médio dos últimos 12 meses de até 80 kWh/mês: todos devem apresentar o CadÚnico / NIS - Número de Identificação Social ou número de benefício de BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) para o cadastramento na EDP.

Quem pode receber o benefício: leia a reportagem completa - http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/02/787574-saiba+como+ter+direito+a+desconto+no+pagamento+da+conta+de+energia.html

São José do Calçado: moradores fecham ES 484 pedindo asfalto

Os moradores pedem o asfaltamento da estrada que liga o distrito de São Benedito à ES 484
O protesto foi em São José do Calçado. Manifestantes queimaram pneus para pedir o asfaltamento da estrada que dá acesso ao distrito de São Benedito.

Moradores de São José do Calçado, sul Capixaba, fecharam a Rodovia Estadual 484 na manhã do dia 28/2. O protesto foi na comunidade de São Benedito. Os moradores queimaram pneus, interrompendo a passagem de veículos e usaram faixas para pedir o asfaltamento da estrada que dá acesso ao distrito. 

"A paciência acabou. Tem o pessoal que estuda, idosos que precisam ir até a cidade e os produtores de leite aqui. E quando chove não passa nada. Essa é a primeira manifestação e vamos fazer mensalmente, até solucionarem o nosso problema", afirma o produtor Luiz Alencar da Silva Pinto.

Leia a reportagem completa: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/02/noticias/gazeta_online_sul/noticias/787655-moradores-fecham-es-484-pedindo-asfalto.html

Investigadores concursados ganham novo prazo do governo para nomeação

Lívia Francez 

Os candidatos aprovados em concurso público para o cargo de investigador de Polícia Civil e que esperam nomeação devem aguardar até o dia 10 de março para que a determinação judicial seja cumprida. A solicitação foi feita pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Júdice, mas os representantes dos candidatos ainda querem negociar uma solução para as nomeações. Mesmo após decisões transitadas em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), os investigadores não foram nomeados.

O presidente da Associação dos Investigadores de Polícia Civil do Estado (Assinpol), Júnior Fialho, tenta abrir uma agenda de reuniões com os secretários de Governo para que a nomeação seja feita.

Outros grupos de aprovados no concurso de 1993 estão em conversas com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que seja homologado o concurso, já que os candidatos que têm o direito à nomeação passaram até mesmo pela Academia de Polícia (Acadepol) e não foram chamados para assumir os cargos.

A nomeação pode representar uma economia para o governo do Estado, já que não se gastaria mais com treinamento, pois os candidatos passaram por ele. Além disso, somente a nomeação dos candidatos que têm direito a assumir o cargo acarretaria a perda do objeto de cerca de 80 processos judiciais contra o Estado. Nomear os investigadores, como determinou o STF, também pode até mesmo gerar economia na contratação de novo concurso público para o cargo.

Leia a reportagem completa: http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=8679

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A pátria de raquete

Henrique Alves
Foto capa: Divulgação/Arte de Nerter Samora

Com o número 8 nas costas e o escudo do Cepe no peito, aos 10 anos de idade Jordan Passos conquistou um título do qual pode se orgulhar para o resto da vida. O então meia-direita foi um dos responsáveis por conduzir o clube de São Mateus, no norte do Espírito Santo, à taça de campeão do mais tradicional torneio de futebol do Estado. “Ganhamos nos pênaltis, mas não lembro quanto ficou. Acho que 4 a 2”, tenta recordar o campeão da Copa A Gazetinha 2007, na categoria 10/11 anos.

Hoje, aos 13, o mateense Jordan está de malas prontas para a Argentina. Melhor dizendo, a uma hora dessas, ele já está em terras hermanas - ele partiu no último dia 18; a entrevista deu-se no dia 15. A coisa, porém, não tem absolutamente nada a ver com futebol. Entre os dias 21 de fevereiro e 12 de março, Jordan passará por Argentina, Uruguai e Paraguai, defendendo as cores do Brasil em três torneios da Confederação Sul-Americana de... Tênis!

Esse rapaz que atende pelo nome de Jordan Correia Passos do Carmo é não só uma das grandes revelações do tênis capixaba dos últimos anos, como também uma promessa brasileira. A julgar pelo ranking divulgado pela Confederação Brasileiro de Tênis (CBT) em 18 de fevereiro deste ano, a expectativa é válida: Jordan é o segundo colocado na categoria 14 anos simples, entre 278 competidores em sua faixa etária.


Leia a reportagem completa: http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=8494

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Morre bebê resgatada após ficar 20 minutos submersa

Cristal da Silva Cardoso, de 1 ano e 2 meses, é retirada da água. Ela foi localizada no fundo do canal, desacordada, por mergulhadores | Foto: Ivaldo A. Silva / Agência O Dia
Morreu a criança Cristal da Silva Cardoso, de 1 ano e 2 meses, que havia sido resgatada e reanimada por bombeiros do Grupamento de Bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento da Barra da Tijuca após passar cerca de 20 minutos submersa no canal do Rio Morto, no Recreio dos Bandeirantes (zona oeste). Ela se afogou quando o carro em que viajava com a mãe e um casal de amigos caiu no rio.

Os adultos foram resgatados por um pescador que estava no local, que não conseguiu localizar a menina. Com a chegada dos bombeiros, o veículo começou a ser vistoriado e chegou a ser rebocado para a margem do canal, mas Cristal não foi encontrada.

Logo em seguida, mergulhadores dos bombeiros começaram a vasculhar o rio e a encontraram submersa e sem sinais vitais. Começou, então, um trabalho de reanimação. Já dentro da ambulância, a criança foi reanimada por paramédicos, socorrida para o hospital Miguel Couto, onde faleceu um dia depois.


Motorista havia ingerido álcool e estava sem habilitação há 8 anos
O motorista Moacir dos Santos, 38 anos, foi levado para prestar depoimento na 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). Segundo os policiais, ele confessou ter ingerido bebida alcoólica antes de dirigir, mas o teste do bafômetro não foi realizado.

Além disso, Santos estava com a carteira de habilitação vencida há 8 anos. Ele foi indiciado por lesão corporal culposa e, caso a menina não sobreviva, pode ser acusado de homicídio doloso.

MPES notifica lojas que faziam propaganda enganosa

Condutor de bicicleta elétrica deve ter 18 anos, 
portar Autorização ou CNH para conduzir o veículo, 
além de usar equipamentos de segurança
A Promotoria de Justiça de Guarapari, litoral capixaba, notificou as lojas que vendem veículos ciclomotores e ciclo-elétricos, como, por exemplo, as bicicletas elétricas. A notificação recomenda que os comerciantes informem aos consumidores que a condução desses veículos só é permitido a pessoas maiores de 18 anos, com Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, além da necessidade de uso do capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores.

O MPES também requer que os comerciantes informem aos consumidores a necessidade de registro e licenciamento pelo Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Detran-ES), quando o veículo for considerado, devido suas características, uma motoneta ou motocicleta.

A notificação foi motivada por uma consumidora que formalizou uma reclamação perante ao Procon Municipal relatando que adquiriu um veículo ciclomotor em uma loja de Guarapari. Segundo a consumidora, o vendedor informou que não era necessário ter habilitação para a condução do veículo. Em razão disso, quando o veículo era conduzido na via pública por seu filho adolescente, ela foi multada e teve o veículo apreendido pela PM.

 Os lojistas foram notificados a encaminhar ao MPES as providências adotadas para as adequações em propagandas e em suas lojas, inclusive com a remessa da documentação que comprove as mudanças. O MPES encaminhou a notificação ao Procon para que fiscalize as lojas e, em caso de constatada a ocorrência de publicidade enganosa ou abusiva, o órgão tomará as sanções administrativas cabíveis e comunicará o MPES para a adoção das medidas legais cabíveis.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Correios e casas lotéricas poderão fazer operações de câmbio até US$ 3 mil

Publicada em 24/02/2011 às 15h35m por Martha Beck - Valor Online

BRASÍLIA - Correios e lotéricas poderão realizar operações de compra e venda de moeda estrangeira no valor de até US$ 3 mil. A autorização foi dada nesta quinta-feira pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que permitiu que lotéricas e agências dos Correios sejam correspondentes bancários em operações de câmbio, ficando autorizados não apenas a fazer remessas de baixo valor, mas também a negociar moeda nesse limite de US$ 3 mil por transação. Agências de turismo que atuam como correspondentes cambiais também foram autorizadas a fazer os dois tipos de operação.

Para traçar um quadro real dos agentes de câmbio no país, o BC vai fazer um seminário no fim de maio sobre o assunto. 

O CMN aprovou mudanças nas regras para a contratação de correspondentes bancários. A partir de agora, os bancos que quiserem utilizar estabelecimentos para prestar esse tipo de serviço - como as lotérias, as agências postais e lojas - terão que firmar contratos mais detalhados que especificam quais operações podem ser feitas e em que condições. Caso os correspondentes sejam autorizados a oferecer crédito, eles terão que passar por um treinamento e ter certificação.


Casagrande anuncia projetos de governo; cautela com obras e foco no social

Fotos: Nerter Samora
Por Nerter Samora

O governador do Estado, Renato Casagrande, reuniu a imprensa no dia 24/2 para divulgar as linhas gerais do resultado do Seminário de Planejamento Estratégico da gestão 2011-2014. Depois de dois dias de encontros fechados entre membros do governo, Casagrande anunciou projetos e investimentos voltados, sobretudo, para a área social e no atendimento das demandas da parcela “vulnerável” da população.

Serão assistidas as áreas de Assistência Social, Educação e Saúde e Segurança Pública. Nesta última, o governador evitou fazer previsões em relação à queda dos índices de homicídios. Sobre obras e licitações, suspensas até a realização do seminário, o governador afirmou que o andamento das obras será condicionado ao equilíbrio fiscal do Estado, porém, a política de incentivos fiscais iniciadas pelo sucessor deverá continuar.

 No início da fala aos jornalistas o governador estimou que o planejamento estratégico – cuja primeira versão deverá ser divulgada entre 20 e 30 dias – trará cerca de 200 projetos. Os planos serão enquadrados nos dez eixos estratégicos criados pelo governo desde a posse, no primeiro dia deste ano. “Alguns projetos devem integrar uma ou mais áreas. Os componentes devem trazer ideias que serão reproduzidas pelos gestores responsáveis, estes que se reunirão junto com o governador”, disse.

Governar como olhar para os "vulneráveis

Assim como fez no discurso de posse, quando anunciou que irá governar para àqueles que mais precisam, Casagrande bateu na tecla do enfrentamento à pobreza. O chefe do Executivo Estadual divulgou mudanças no modelo de transferência de recursos aos municípios. Ao invés de convênios, o governo fará a transferência direta dos recursos, mediante a formalização de um contrato com metas.

No ano de 2011, a meta do governo é dobrar os repasses do Fundo de Combate à Pobreza – hoje próximos a R$ 12 milhões – e ampliar a infra-estrutura dos centros de referência da área. Até o final do ano, o governo deverá inaugurar 20 CRAs e a expectativa é que saiam do papel outros 25 centros deste tipo até 2014. Casagrande também anunciou novos 12 CREAs, centros voltados para o atendimentos mais especializado.

Nas áreas consideradas mais vulneráveis, tanto da Grande Vitória, quanto no interior, a meta é abrir 20 mil vagas de qualificação profissional este ano. Até o final do mandato, a intenção é da abertura de novas 100 mil vagas de especialização. Também deverão sair do papel, o programa “Carteira de Habilitação Social” com o subsídio das taxas na obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para pessoas carentes e a Rede de Inclusão Produtiva, em parceria com o governo Federal, para dar capacitação para os atendidos pelo programa Bolsa Família. Apenas este ano, o custeio do programa está avaliado em R$ 12 milhões.

O governador anunciou também a ampliação das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que será atendida pelos bancos estatais (Banestes e Bandes). Até 2014, o governador pretende inaugurar pontos de telefonia móvel em até 120 distritos. “Hoje a falta de telefonia é um entrave no interior. Todas as sedes já possuem telefonia móvel, mas é preciso levar para mais pontos para dar melhor qualidade de vida, incrementar o turismo e a comunicação”, analisou o socialista nascido em Castelo (região sul do Estado).

Realismo no combate à violência
Para a última perna do “tripé” de gargalos deixados do governo Paulo Hartung, o governador confirmou uma nova política de segurança pública. Sem citar metas objetivas para a redução do índice de homicídios, Casagrande apontou que a prioridade no início de trabalho, sem indicar até quando, será a reestruturação dos órgãos ligados à Segurança Pública. O governador anunciou o aumento no efetivo das policias Civil e Militar, bem como a melhoria na infra-estrutura de delegacias, batalhões e regimentos do Corpo de Bombeiros.



 


 

Enigma para ser decifrado



24/02/2011 17:58

Uma pessoa conhecida como “o judeu” que está fora do país de férias anda preocupada com as notícias que seus amigos lhe estão enviando. Dizem que o acordo entre ele, o “descobridor do Brasil”, o “boiadeiro” e o “federal” não será cumprido. E assim que ele chegar será conduzido à sombra da “Oliveira”. 

Ontem, “o judeu” estava muito nervoso, e ao tomar conhecimento das más notícias disse a um amigo: “Se eu cair entregue estas ‘mensagens’ interceptadas, assim terei companhia na sombra da ‘Oliveira’”.

“O descobridor do Brasil” está atônito, as “mensagens”, se divulgadas, mostrarão ao povo do reino o quanto ele é cínico, mentiroso, e o quanto está comprometido com a roubalheira. De tão nervoso já pediu apoio até à “madre superiora”, que não parece ser tão sua amiga como “nunca antes na história deste país”. Já o “pé grande” terá más notícias até abril. Além do maior estádio do mundo, algumas coisas vão ficar emPACadas em sua trajetória política. Na briga dos delegados pegaram o “pé grande” com a mão na massa, só que não foi fazendo papel de chefe de obra, foi coisa muito feia.

Tragédia silenciosa em Bom Jesus de Itabapoana (RJ)

23/02/2011 | 10:28 
Elis Monteiro *jornalista e Bonjesuense 

Há acontecimentos, tragédias como a da Região Serrana que, pelas suas dimensões, acabam mobilizando milhares de pessoas em torno de uma (boa) causa – ajudar os necessitados, salvar vidas, aliviar a dor de quem ficou. A internet já mostrou seu potencial para denunciar governos, expor mazelas acobertadas por bandeiras ideológicas e unir pessoas em prol de um ideal. Mas há tragédias sorrateiras, que não ganham as manchetes dos jornais, que vão matando aos poucos e, quando a população se dá conta...centenas de mortos, um rastro de tristeza e famílias inteiras à beira do colapso.

Uma dessas tragédias silenciosas está acontecendo em Bom Jesus do Itabapoana, pequena cidade ao norte do Estado do Rio de Janeiro. Não se trata de uma tromba d’água, tsunami nem uma enchente de grandes proporções, mas um mosquito que, há tempos, vem desafiando médicos e especialistas. Bom Jesus está sofrendo com a dengue. Dezenas de mortos, dentre eles crianças e adolescentes, que não viram estatística porque a voz dos sofridos não alcança os megafones públicos.

O hospital da cidade está à beira do colapso, na iminência de fechar as portas; médicos ficam sem dormir tentando salvar vidas; casos “menos graves” têm sido rejeitados, por absoluta falta de estrutura e/ou ajuda do poder público. É como se toda uma população fosse sendo esquecida aos poucos, abandonada pela sua pequenez. Como se a vida de uma criança ou de um senhor de 80 anos, cheio de vitalidade e saúde, que sucumbe à dengue hemorrágica, não fossem importantes para o resto da sociedade.

Os relatos são apavorantes – mães que escondem os filhos dentro de casa por medo de os perderem. Filhos que vêem os pais padecerem, sangrando pelos poros, largados em macas no meio dos corredores do hospital. Sangue, tristeza, desespero, esquecimento.

A prefeitura, dizem os médicos, só se mexeu para mandar circular carros jogando fumaça de diesel queimado – não há verba para o tal fumacê. Nem vontade política. Porque a tal doença só pode ser comprovada quase um mês depois de feito o exame. Um mês depois do enterro, porque as vidas estão escorregando entre os dedos dos médicos. Infectologistas, cirurgiões, todas as especialidades se misturam numa força-tarefa para salvar alguns – porque salvar todos é impossível. Segundo relatos de especialistas da cidade, quase 50% da população – de 30 mil habitantes – está com dengue ou com sintomas de. E nada. A grande mídia não se manifesta. Não há movimentos nas redes sociais. Não há um chamariz porque a dengue não é sedutora. É feia. É suja. É pobre. É culpa de quem não fez a sua parte, cobrindo piscinas ou jogando fora água parada.

Neste caso, no entanto, culpar alguém não adianta. É preciso fazer alguma coisa, mesmo que seja gritar. Em nome do pobre doutor Luciano, diretor da mais conceituada escola da cidade, que dedicou sua vida – saudável e vibrante - a ensinar e que acabou falecendo, perdendo a vida para a mais besta das doenças, culpa de um mosquitinho de nada. Assim como ele, vítimas pobres, moradoras de bairros menos favorecidos, vão se juntando a uma lista indigente, de pessoas que...ora, só estavam no lugar errado na hora errada! Afinal, quem pode controlar o bater de asas de um mosquito irreverente que já virou fantasia de carnaval?

A existência da dengue – e de sua versão mais agressiva, a hemorrágica - não é novidade para ninguém. Não vende jornal, não vira manchete. Não é chamariz de palanque, não merece “trendar”. Enquanto isso, a adolescente agoniza no leito do hospital, com médicos correndo como loucos, tentando salvar aqueles que o estado já desistiu de ajudar. Pior: nem tentou.

Por que não gritar? Nenhuma vida é menos importante que a outra apenas porque está longe das vistas do morador das grandes cidades. E os Bonjesuenes ausentes, como eu, choram pela morte dos seus. Pedindo apenas um pouco de atenção. Tentando arrumar uma forma de tirar a família da área de risco. Sim, Bom Jesus se tornou um grande vale de risco de morte.

Não pedimos queda de prefeito nem revolta contra governos. Só pedimos o que é nosso direito – não ver nossos queridos morrendo à toa, sangrando pelos poros.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ficalização do DER termina na delegacia de Cachoeiro

Fiscal do DER é preso por porte 
ilegal de arma de fogo em Cachoeiro
Um funcionário do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) foi preso em uma fiscalização de rotina do órgão por porte ilegal de arma de fogo. Um dos motoristas fiscalizados discutiu com o Fiscal e o acusou de apontar uma arma para ele. O fiscal disse que andava armado, mesmo sem ter porte de arma.


Renaldo Ribeiro de 56 anos portava um revólver Calibre 38, municiado. Ele foi preso em flagrante, sem direito a fiança e foi autuado porte de ilegal de arma de fogo. Ele está no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro, à disposição da Justiça. A arma foi encaminhada para Vitória.


De acordo com informações do Delegado Eduardo Martelo, há indícios de que o Fiscal do DER tenha apontado a arma para o motorista que acionou a Polícia. O fiscal estava inclusive com um coldre, quando foi abordado pelos policiais, assim que a viatura chegou ao local. Segundo informações do DER nenhum funcionário está autorizado a portar arma durante o serviço. O fiscal foi afastado e a operação será investigada.

Autoridades de Saúde do Estado garantem apoio no combate à dengue em Bom Jesus

O secretário Sérgio Cortês em reunião com a prefeita Branca Motta e vereadores
O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, acompanhado de uma equipe epidemiológica do estado, visitou Bom Jesus do Itabapoana, nesta terça-feira (22/02), para avaliar um surto de dengue no município. O objetivo da visita foi intensificar o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue e oferecer uma melhor estrutura para o tratamento das pessoas que já contraíram a doença.

Bom Jesus já tem 1.095 casos de dengue notificados, 266 casos confirmados e 5 de dengue hemorrágica, mas sem nenhum óbito. O levantamento é referente ao período de setembro de 2010 até hoje. De acordo com o Secretário Sérgio Côrtes, o Governo do Estado vai disponibilizar material e medicamentos para oferecer maior suporte ao município. Além disso, um efetivo do Corpo de Bombeiros do norte e noroeste fluminense vai auxiliar no combate aos focos do mosquito.

Nesse sábado (27/02), já terá início um grande mutirão com os agentes de endemia do município em parceria com a equipe dos Bombeiros. Antes do mutirão, com o intuito de orientar o trabalho em terra, um helicóptero da Defesa Civil do Estado irá fazer uma varredura na aérea para identificar possíveis focos em caixas d’água descobertas, piscinas abandonadas e terrenos baldios.

Segundo Sérgio Cortes, o governo do estado vai enviar todos os medicamentos necessários como soro e antitérmicos para auxiliar no tratamento dos pacientes. “Quero dar os parabéns ao município de Bom Jesus que fez um trabalho eficiente de notificação e acompanhamento dos casos. Esse é o primeiro passo para que possamos ter um quadro correto do que está acontecendo e fazermos o enfrentamento necessário”, disse Côrtes.

Durante a reunião, a prefeita Branca Motta e o Secretário também ouviram um relato da direção do Hospital São Vicente de Paula que está sem condições atuais para tratar os pacientes. A Prefeita e o Secretário se comprometeram em oferecer os medicamentos necessários e um maior suporte para que o hospital possa dar um tratamento mais adequado aos pacientes. “Estamos enfrentando o problema com coragem e determinação. Não podemos ter vergonha de admitir o problema. Falamos diretamente com o Governador Sérgio Cabral que nos garantiu toda atenção. Aproveito a presença do Secretário para agradecer antecipadamente esse apoio”, finalizou Branca em tom de agradecimento.


Assessoria de Imprensa da PMBJI-RJ 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Procurador vê conflito de interesses da Petrobras na contratação de funcionários terceirizados

BRASÍLIA - Ministério Público do Trabalho do Rio entrará com uma representação junto ao Ministério Público Federal contra a Petrobras por irregularidades na contratação da empresa Bureau Veritas (BV), fornecedora de mão de obra terceirizada à estatal. O MPT identificou conflito de interesses na contratação da empresa, que, além de fornecer mão de obra à estatal, atua como certificadora junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP), preparando laudos de serviços nas plataformas.


Os laudos que indicam o conflito de interesses já estão na mesa do procurador Marcelo José Fernandes da Silva, do Ministério Público do Trabalho do Rio.
- Há um conflito de interesses evidente. A ANP usa os técnicos dessa empresa para obter laudos - afirmou o procurador.

Vagas estratégicas para terceirizados
 
Novas denúncias encaminhadas ao GLOBO revelam que a Bureau Veritas contratou um engenheiro aposentado da Petrobras para selecionar e treinar os engenheiros contratados como terceirizados que trabalham nas plataformas de petróleo e na fiscalização de barcos especiais. Essas embarcações estrangeiras são contratadas pela Petrobras para serviços altamente especializados, com diárias que variam entre US$ 70 mil e US$ 250 mil. O fornecimento de mão de obra foi intensificado desde dezembro por exigência da estatal, que usa como justificativa o aumento da demanda.


Os navios realizam serviços diversos, normalmente de apoio às plataformas em alto mar: lançamento de dutos, inspeção de equipamentos submarinos com a utilização de robôs, entre outros. Devido à complexidade das atividades, a contratação desses barcos especiais demora até dois anos para ser concluída.


Já a contratação dos terceirizados tem sido feita a toque de caixa. Segundo denúncias, em Macaé, engenheiros terceirizados foram colocados sozinhos para fiscalizar esses barcos depois de apenas três embarques, enquanto um engenheiro do quadro leva anos para ser treinado e exercer a mesma função, até pouco tempo era privativa dos funcionários do quadro.


Recentemente, esse engenheiro aposentado, que tem cargo de gerente na Bureau Veritas, entrevistou novos engenheiros que foram treinados e contratados apenas três dias antes do primeiro embarque.


A estatal estaria também usando engenheiros e técnicos concursados em funções administrativas, enquanto amplia o uso de terceirizados em áreas estratégicas.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Luta por nomeação

Os Investigadores aprovados em concurso público continuam em 2011 a luta pelas nomeações. Mais do que assegurar o direito já conquistado por eles, as nomeações representam investimento na Segurança Pública capixaba uma vez que o déficit de atual na categoria é de aproximadamente 800 Investigadores.  

Em Assembléia Geral realizada na última quinta-feira (17), o grupo de concursados conversou sobre estratégias de ação, negociações com o governo e organização da pauta de reivindicação.


Para que não haja problemas relativos à comunicação, o grupo definiu que as informações serão todas centralizadas no blog que está localizado na página do SINPOL/ASSINPOL. Para ter informações sobre o trabalho que vem sendo realizado basta acessar o endereço http://www.sinpoles.com.br/ .

O grupo conta desde hoje, 21/2, com um espaço para atendimento e reuniões junto à sede do SINPOL/ASSINPOL. 

“Os concursados estão se organizando e elaborando um cronograma de atendimento para que tenhamos sempre um representante deles aqui a fim de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, explica o presidente do SINPOL Junior Fialho. O atendimento é feito no quarto andar do Edifício Fontana (sala 410), junto ao serviço jurídico do SINPOL/ASSINPOL.

SAÚDE: Prefeitura dá posse a servidores concursados

43 funcionários reforçam o setor de Saúde
Em cerimônia realizada no Plenário da Câmara de Vereadores na terça-feira (15/2), a prefeitura de Bom Jesus do Norte empossou 43 servidores aprovados no concurso público realizado em 2010. Os novos servidores são 25 agentes comunitários de Saúde, quatro agentes de endemias, quatro técnicos em enfermagem, cinco enfermeiros, dois fisioterapeutas e três médicos clínicos gerais. 

O prefeito Dr. Adson frisou a lisura e a transparência do certame que teve sólida organização e intensa fiscalização. “As pessoas que passaram o fizeram com os próprios esforços. O concurso é um critério muito justo e nos cabe, enquanto administradores, cumprirmos a lei”.

O prefeito falou do seu conflito de emoções: “Por um lado estou feliz por ter concluído esse processo que se arrasta desde 2007 e pelos empossados. Mas triste pelas pessoas amigas que trabalharam conosco nos últimos dois anos e que não foram aprovadas”, emendou.
 
APENAS QUATRO SÃO REMANESCENTES

De fato, a imensa maioria dos contratados não logrou efetivação, sendo que 39 dos 43 prestarão serviços ao município pela primeira vez, alguns oriundos de outros municípios. Dos quatro efetivados, um deles é Sonia Maria Machado da Silva (trabalha desde 2009 num dos PSF´s), que declarou: “Estou muito emocionada. Continuarei sendo o elo entre o meu PSF e a comunidade”.

A secretária municipal de Saúde Márcia Alessandra da Silva Azevedo explicou que os profissionais integrarão quatro equipes do Programa Saúde da Família, cada uma composta de um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis ou sete agentes comunitários. “Também foram empossados dois fisioterapeutas que irão trabalhar em domicílio atendendo ao Programa de Saúde da Família e quatro agentes de endemias, que atuarão no combate à Dengue”, detalhou Márcia.


DEPOIMENTOS:
 
“Regularizar a situação do funcionalismo é importante. Nossa luta sempre foi a da oficialização dos servidores para que provassem competência para prestar serviços de qualidade que a população necessita e tivessem seus direitos garantidos”. (Marcos Vidigal, presidente do Sindserv ABC-ES.)

“Sendo vereador de primeiro mandato, estou feliz por ter participado da segunda ou terceira posse de vários concursados. Vejo muitas ´caras novas´. Isso enaltece o município porque sinaliza um governo transparente, mostra que o concurso não teve o famigerado QI (quem indicou). Foi um concurso que aprovou pessoas que realmente estudaram, que se prepararam”.
(Vereador Marcão da Escelsa.)

“Daqui para a frente, muito trabalho, esperando servir à população com amor e carinho”. (Gustavo Rogério Faria, fisioterapeuta empossado, que se mudou de Cachoeiro de Itapemirim/ES para Bom Jesus do Itabapoana/RJ).

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação. Foto: Marcelo Artes Fotográficas.

Universidade Aberta do Brasil em Bom Jesus do Norte dá início ao ano letivo

Alunos de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal
Na sexta-feira (11/2) foi oficializado o início das atividades de 2011 da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Bom Jesus do Norte, com a aula inaugural de mais dois cursos: o de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal, bem como o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo).

Aproximadamente 150 pessoas, entre elas autoridades, professores e alunos fizeram-se presentes ao polo, localizado ao lado da Biblioteca Pública Municipal Romeu Couto, situada à Av. Gov. Francisco Lacerda de Aguiar, próxima à Praça Astolpho Lobo.

FERRAMENTA EXCELENTE DE ENSINO


O representante do IFES presente à solenidade, professor João Henrique Caminhas, lembrou que a modalidade de ensino à distância é adotada em vários países desenvolvidos como uma ferramenta excelente de ensino. “No Brasil, a qualidade dos alunos da educação à distância foi aferida comprovadamente através de exames; os alunos tiveram rendimento igual ou superior aos da educação presencial”, asseverou Caminhas.

Ele recomendou aos alunos empenho e organização para concluírem com êxito os seus cursos e ressaltou o apoio da municipalidade ao polo:
“A prefeitura, através da Secretaria de Educação tem feito um excelente trabalho, abrigando ofertas de cursos como estes, tanto os de graduação quanto os técnicos”, elogiou.  

MAIS CURSOS

Vânia Lissa, coordenadora do pólo, agradeceu à prefeitura “que não mede esforços, não nos desampara, viabiliza, faz acontecer”. Ela acrescentou que desse apoio resultará a vinda de mais cursos ainda este ano, provavelmente os de Licenciatura em Informática, Letras (Espanhol), Licenciatura em Ciências Biológicas e Filosofia. “Numa época onde a maioria dos municípios investe mais em educação básica, Bom Jesus do Norte vem se destacando nos investimentos tanto na básica quanto na superior”, ressaltou a coordenadora, acentuando a importância do polo para o município. “Da clientela que vem agregar conhecimento aqui, há pessoas de São José do Calçado/ES, Apiacá/ES, Bom Jesus do Itabapoana/RJ, Cardoso Moreira/RJ e de alguns municípios de Minas Gerais”.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação.
Foto: Marcelo Artes Fotográficas.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Icon Sheene, uma lenda em duas rodas

Feita à mão na Inglaterra, moto de R$ 285 mil homenageia o piloto Barry Sheen, duas vezes campeão mundial.

Em 1975, o inglês Barry Sheene sofreu um acidente gravíssimo durante uma corrida nos EUA: caiu da moto a 270 km/h e fraturou a perna esquerda, o braço direito, a clavícula e duas costelas. Sheene foi arremessado com tanta força que seu corpo deslizou no chão por 250 metros até parar (e o piloto teve boa parte da pele das costas arrancada). Mas sua recuperação foi inacreditável e já no ano seguinte foi campeão mundial de motovelocidade, feito que repetiu em 77. Esse espírito de superação transformou-o numa lenda entre os fãs de motos. Entre eles, o empresário britânico Andrew Morris, que decidiu criar a Icon Sheene em homenagem a ele.

Apenas 52 unidades serão produzidas, com um preço surpreendente mesmo para os padrões das supermotos - 107 mil libras esterlinas, ou o equivalente a R$ 285 mil. Mas o custo se explica pela autenticidade da moto. Ela foi desenvolvida por engenheiros que trabalharam com Barry Sheene. O chassi, os freios e até a pintura foram projetados pelas mesmas pessoas que acompanhavam o piloto nos anos 70, e seu motor é um Suzuki de 1400 cc (escolhido porque foi com essa marca japonesa que Sheene ganhou seus dois títulos mundiais).

Os compradores da moto também poderão adquirir, por um valor adicional, uma réplica exata do capacete de Barry Sheene. O fabricante não revela a velocidade máxima da Icon, mas com 250 cavalos e peso baixo, cerca de 200 kg, a moto tem uma relação peso-potência parecida com a de um carro de Fórmula 1. Barry Sheene (que correu até 1984 e depois virou apresentador e comentarista de TV até sua morte, em 2003) ficaria orgulhoso. 

Grampos clandestinos estão nas mãos da Polícia Federal e podem comprometer políticos do Rio


 
Uma pergunta está até agora sem resposta. Quem mandou o delegado Claudio Ferraz, que dirigia DRACO trancar dois dias, após iniciado, o inquérito sobre corrupção nas licitações da prefeitura de Rio das Ostras? Pelo visto não foi o delegado Allan Turnowski, afinal ele entrou na delegacia e previamente já tinha conhecimento que os policiais investigavam atos irregulares em diversas prefeituras do estado. Se ele, como Chefe de Polícia, não mandou o delegado Claudio Ferraz arquivar o inquérito 48 horas após aberto, quem deu a ordem? O secretário José Mariano Beltrame? Se não foi ele quem teria sido?

Hoje, como mostrei mais cedo e a coluna de Elio Gaspari confirma, existe uma gravação em áudio mostrando que houve forte interferência política nos inquéritos promovidos pela DRACO nas prefeituras. Em Brasília ouvi esta semana que Allan Turnowski fez saber a Sérgio Cabral e Jorge Picciani, através do secretário Beltrame, que se fosse preso não iria sozinho. As acusações a Allan Turnowski são gravíssimas, mas ele foi só indiciado e viajou pra fora do país. Mas não fez só isso. Deixou cópias de suas gravações clandestinas (não autorizadas pela Justiça) na mão de vários policiais integrantes da sua turma na Polícia Civil. A Polícia Federal já teve acesso e tem o dever com a sociedade de tomar providências em relação ao conteúdo das gravações. Ao contrário do que foi vendido para a opinião pública, não são policiais da DRACO que aparecem praticando extorsões e sim políticos chantageando policiais e prefeitos.

Numa dessas gravações, uma importante figura do PMDB liga para o delegado Cláudio Ferraz para pedir explicações: “Você ficou louco? Não sabe que o prefeito é do mesmo partido do governador? Quer jogar m.... no ventilador? Ou você tranca essa bosta aí logo ou quem vai rodar é você”. O delegado Claúdio Ferraz ainda tenta argumentar: “Me dê pelo menos uns dias. Vai pegar muito mal trancar um inquérito sem ouvir ninguém’. No que o poderoso político do PMDB responde: “O governador está p... com você. O prefeito está me apoiando e à reeleição dele. Eu estou te avisando pro seu bem. É melhor você me ouvir porque quando foi pra colocar você aí, eu é que fui pedir e garanti que você não ia partir pra cima do nosso pessoal. Estou só te avisando acaba logo com essa p....”.

Essa é só uma das muitas gravações que Allan Turnowski e sua turma têm a respeito de como a DRACO foi utilizada politicamente por Sérgio Cabral e seus aliados. É preciso que a Polícia Federal que já sabe de tudo dê uma resposta clara e rápida à sociedade, afinal Cláudio Ferraz acaba de ser promovido a subsecretário de Beltrame.

Quem pensa que se restringe apenas a uma prefeitura ou a uma única gravação está enganado. São muitas horas que revelam o conluio do governador e seus braços-direitos na política para acobertar diversos administradores que foram pegos gastando o dinheiro público de forma ilícita, ou seja, praticando atos de corrupção.

O piloto político dessas operações de grampo contra os prefeitos tinha um alvo preferido. Não vou dar nomes, mas quem for inteligente vai matar a charada e descobrir o “piloto” e seu alvo preferido A charadinha é essa: Um acha tudo muito lindo e o outro prefere andar a cavalo, do que de navio porque tem medo de iceberg. Quem tem conhecimento da política do Rio já sabe quem mandou fazer e quem foi o principal alvo.

Praia de Itaipava

Praia de Itaipava localizada no município de Itapemirim
Espírito Santo - Brasil. 

Com seu formato de enseada, com mar de águas calmas, possui ancoradouro natural para os barcos de pesca. No local se encontra a colônia de pescadores mais ativa da região. 
Uma das empresas da região exporta peixes frescos e congelados do Brasil para países como EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália e França mais de 120 toneladas/mês. No mercado interno, movimenta aproximadamente 60 toneladas/mês, atendendo principalmente os estados do Nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro, além do mercado capixaba.

Os principais pescados exportados são: atum, dourado, cioba, sarda, mulata, catuá, pargo e meca.

Um político ( não brasileiro ) comete suícidio após comprovado que desviou dinheiro público

Carros do Tribunal de Justiça de São Paulo estacionam em local proibido do Centro da capital


RIO - A Justiça é cega, mas não é para tanto. Carros que atendem aos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) estacionam em locais proibidos nas ruas Epitácio Pessoa e Bento Freitas, no Centro da capital paulista. O flagra é do leitor Eduardo Sala que enviou a denúncia para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO.
"Todos os dias, mais de 20 carros de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo ficam estacionados ali. Não sabia que as leis de trânsito não eram aplicadas para funcionários públicos", ironiza Sala.
   A assessoria do TJ-SP confirmou que os carros das fotos servem para o transporte dos desembargadores, mas nega que as infrações sejam recorrentes. Segundo o tribunal, um problema mecânico no elevador do estacionamento do prédio nesta quinta-feira (17) fez com que os carros tivessem que ser deixados na rua.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar um veículo em desacordo com a sinalização é infração leve, mas sujeita à multa, perda de três pontos na carteira e possível remoção do veículo por reboque.

Informantes mudam de lado e detonam esquemas de policiais

Infiltrados no crime e na segurança pública, os ‘X-9’ foram peças fundamentais na Operação Guilhotina. Informantes costumam ser usados pela polícia para obter dados sobre as quadrilhas | Foto: Uanderson Fernandes / 2.4.2009

POR JOÃO ANTÔNIO BARROS

Rio - Desde que a Operação Guilhotina colocou na cadeia 41 pessoas, os informantes caíram em desgraça na polícia do Rio. Explica-se: responsáveis por passar informações privilegiadas do mundo do crime e conhecedores dos bastidores sujos da segurança pública, os ‘X-9’ foram a bola de cristal dos agentes federais para descobrir como policiais abasteciam com armas e drogas traficantes e faziam segurança de contraventores. Além de relatar fatos e casos da banda podre, a investigação ilustra como vivem os informantes, desde a infiltração nas quadrilhas, a convivência com os policiais até os bons ‘salários’, que chegam a R$ 15 mil mensais.

O homem que por anos acompanhou a equipe do inspetor Leonardo da Silva Torres, o Trovão, é um desses bem remunerados informantes. À Polícia Federal (PF), ele contou que, dos R$ 50 mil pagos mensalmente pelo traficante Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol, recebia R$ 15 mil do agente Trovão. A fortuna tinha sua justificativa: era graças ao contato do X-9 que o policial sabia todos os passos do criminoso e poderia prendê-lo.

Mas o belo ‘salário’ requeria altas doses de risco. O informante revelou que era ‘escalado’ para se infiltrar nas favelas onde os policiais desejavam ter acesso a dados secretos dos chefes do tráfico. Foi assim na Nova Holanda (Maré), Malvinas (Macaé), Rocinha e São Carlos. E se fosse descoberto antes de estabelecer a ‘parceria’ entre policial e traficante, estaria morto. O relato seguiu semana passada do PF e do Ministério Público (MP) para a Secretaria de Segurança.

Nos depoimentos, o ‘X-9’ detalha que era ele quem pegava o dinheiro das propinas com Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico da Rocinha. E, sem qualquer cerimônia, diz que o acerto era feito na casa do bandido, na localidade da Cachopa. Só mudava o endereço em caso de haver intermediário: aí, era num posto de gasolina na Estrada do Itanhangá.

Com livre acesso a agentes que circulavam pela cúpula da Polícia Civil nos últimos anos, outro informante garantiu ao MP detalhes do funcionamento das milícias e da máfia dos caça-níqueis, além da revenda de armas e drogas apreendidas nas ações policiais. Tanto conhecimento é o resultado de 15 anos servindo a um seleto grupo de policiais lotados em delegacias especializadas. E o informante conta que na lista de atividades não fazia apenas a anotação de placas de carros e endereços. Participava de operações, apreendia armas e drogas, efetuava prisões e elaborava até mesmo relatórios e inquéritos policiais.

Em 93, revelações levaram dezenas ao banco dos réus

Nos bastidores das polícias Civil e Militar, um nome foi desenterrado para explicar o furacão provocado pela Operação Guilhotina: Ivan Custódio. A exemplo dos informantes que colaboraram com a Polícia Federal e o Ministério Público, foi ele quem colocou fogo na segurança pública ao detalhar os bastidores da chacina de Vigário Geral, em 1993, quando foram mortos 21 inocentes, e levar ao banco dos réus mais de 50 agentes.

Ivan não revelou apenas os suspeitos da chacina. Descreveu toda a sujeira por trás das operações policiais, as extorsões a traficantes e a revenda de armas e drogas apreendidas a gangues rivais. Nada muito diferente de agora. O antigo ‘X-9’ costumava comparar os informantes a caixa-preta dos aviões, onde ficam armazenados os caminhos tortos percorridos pelos policiais. Só que com um agravante: em caso de acidente (prisão), ele abre a boca e fala. Na época, ele abateu em pleno voo comandantes e praças da PM. Agora, foi a vez de o avião da Polícia Civil derrapar na pista.


AS MAIORES MENTIRAS NACIONAIS

Por Carlos Chagas

Aposentado por limite de idade do Superior Tribunal Militar, Flávio Flores da Cunha Bierrenback, utiliza as horas de ócio jurídico para desenvolver uma prática que, salvo engano, anda cada vez mais rara no país: pensar. Como simples cidadão, meditar sobre os rumos do país neste início de Século XXI.

Ex-deputado pelo velho MDB de São Paulo, ele acaba de elaborar a lista das maiores mentiras que circulam como verdades absolutas em todo o território nacional. Não foi possível conhecer todas, porque dificilmente se completará a relação, quando analisada a fundo a arte de enganar a sociedade, praticada pelas elites.

A primeira mentira é chocante. Sustenta que "a Previdência Social está falida". Não é verdade, rabisca o ex-ministro em seus alfarrábios. Os recursos da Previdência Social, se não fossem historicamente desviados para outras atividades, dariam para atender com folga e até com reajustes anuais maiores os pensionistas e aposentados. Basta atentar para o que anunciaram, quando ministros, Waldir Pires, no governo Sarney, e Antônio Brito, no governo Itamar Franco. Nada mudou, apesar de que quando assumiu, Fernando Henrique Cardoso dedicou-se a espalhar a falência imediata, certamente vítima da febre privatizante, que jamais deixou de cobiçar a Previdência Social pública. Criou até o fator previdenciário, para nivelar todos os aposentados ao salário mínimo.

Outra mentira imposta ao Brasil como verdade, conforme Bierremback, é de que "estamos inseridos no mundo globalizado". Para começar, globalizado o planeta não está, mas apenas sua parte abastada. O fosso entre ricos e pobres aumenta a cada dia, bastando lançar os olhos sobre a África, boa parte da Ásia e a América Latina. O número de miseráveis se multiplica, sendo que os valores da civilização e da cultura são cada vez mais negados à maioria. Poder falar em telefone celular constitui um avanço, mas se é para receber eletronicamente informações de que não há vagas, qual a vantagem?

Como consequência, outra mentira olímpica surge quando se diz "que o neoliberalismo é irreversível". Pode ser para as elites, sempre ocupando maiores espaços no universo das relações individuais, às custas da continuada supressão de direitos sociais e trabalhistas. Se neoliberalismo significa o direito de exploração do semelhante, será uma verdade, mas imaginar que a Humanidade possa seguir indefinidamente nessa linha é bobagem. Na primeira curva do caminho acontecerá a surpresa.

Na mesma sequência, outra mentira, para o ex-vice-presidente do STM: "o socialismo morreu". Absolutamente. Poderá ter saído pelo ralo o socialismo ditatorial, por décadas liderado pela ex-União Soviética, mas o socialismo real, aquele que busca dar aos cidadãos condições de vida digna, a cada um segundo sua necessidade, tanto quanto segundo a sua capacidade. O que não pode persistir, e contra isso o socialismo se insurge, é a concentração sempre maior de riqueza nas mãos de uns poucos. Não pode dar certo.

Nova mentira: "o Estado tem que ser mínimo, deve afastar-se das relações sociais e econômicas". Para que? Para servir às elites? Especialmente em países como o Brasil, o poder público precisa prevalecer sobre os interesses individuais e de grupos. Existe para atender às necessidades da população que o constitui, através da via democrática. Deve contrariar privilégios e estancar benesses para os mais favorecidos, atendendo as massas.

No que deu para perceber, até aqui, ainda incompleta, a lista de Flávio Flores da Cunha Bierremback ultrapassará a dez a que ele se propõe elaborar, sobre as mentiras que nos atingem. Mas não faltará uma que, felizmente, dissolveu-se através de um plebiscito nacional, tempos atrás: "de que a proibição da venda, comercialização e posse de armas faria a criminalidade decair". Ora, se ao cidadão comum fosse negado o direito de se defender, na cidade e no campo, estaria a sociedade brasileira ainda mais à mercê da bandidagem. Seria a felicidade do ladrão, sabendo que não há armas na casa que vai assaltar.

Vamos aguardar outra oportunidade para completar a relação do ex-vice-presidente do STM sobre as maiores mentiras que nos assolam.
 


Acabou a eleição meus caros!

Para cada concursado na Petrobras existem 3,6 funcionários terceirizados, 80% em situação irregular

BRASÍLIA - Embalada pelo aumento da produção e dos negócios, a Petrobras turbinou a contratação de funcionários terceirizados e está usando esse tipo de mão de obra de forma irregular em atividades estratégicas e de alto risco, como a fiscalização de serviços de prospecção de petróleo nas plataformas em alto-mar. Enquanto amplia a atuação dos terceirizados, trava uma batalha com o Ministério Público do Trabalho, por meio de recursos na Justiça, empurrando decisões judiciais que determinam a substituição desses trabalhadores por funcionários concursados nas chamadas atividades-fim.
 
Petrobras di que terceirizados são 'altamente especializados' 
 

Os terceirizados chegam perto de 300 mil funcionários em todo o sistema. Com base em cálculos do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal de Contas da União (TCU), conclui-se que em torno de 80% estão em situação irregular, exercendo atividades-fim que só poderiam ser executadas por concursados, segundo determina a Constituição, no artigo 37.

Pelo último balanço oficial da estatal, relativo a 2009, para cada funcionário concursado a Petrobras tinha 3,8 terceirizados. Em 2010, a proporção teria sido de 3,6, segundo a estatal: 291 mil terceirizados para um quadro de carreira de 80 mil funcionários.
Confirmado esse quadro na divulgação do próximo balanço de sustentabilidade, a Petrobras terá contabilizada a contratação de 135 mil terceirizados desde 2005 - quando 92 mil foram aprovados em concurso - enquanto o quadro de concursados aumentou em 26 mil. Nos últimos cinco anos, para cada concursado admitido pela empresa, entraram cinco terceirizados.

Na contramão do Ministério Público do Trabalho, que fechou acordo com o governo federal em 2006 para a substituição dos terceirizados em situação irregular na administração direta até 2010, com a mesma recomendação para a administração indireta, a maior estatal federal não apenas ampliou o número de funcionários terceirizados no período, como as atividades desempenhadas por eles.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Horário de verão termina à meia-noite deste Sábado

Neste dia, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora

Depois de quatro meses de vigência, o horário de verão acaba na meia-noite deste sábado (19). Então, você morador da regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, inclusive nós de Bom Jesus do Norte e Bom Jesus do  Itabapoana faça de conta que nada aconteceu. Saia de casa, vá curtir o tempo lá fora, papear no boteco. Afinal é uma hora mais para viver!

A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Musica Fênix

http://musicalfenix2010.blogspot.com/

Pássaro fantasma aparece em Mimoso do Sul


A ave está há alguns meses na região da Bela Aurora, no interior da cidade. O Urutau é personagem de muitas lendas por causa do seu canto triste.

A presença do "pássaro fantasma" foi registrada em Mimoso do Sul pela moradora Renata Mofatti. A ave da espécie Urutau é personagem de muitas lendas por causa do seu canto triste. Ele tem hábitos noturnos e se camufla nos troncos das árvores. Por isso, é raro que seja visto.

 A ave é está há alguns meses na região da Bela Aurora, no interior da cidade. 
"É um pássaro manso, não voa quando tentamos passar as mãos nele. Segundo informações de um agricultor da região, o Urutau estava na companhia de sua mãe que pôs o ninho no mesmo local das fotografias, porém, há dois dias que ela desapareceu e o deixou sozinho sem comer e nem beber nada", relatou Renata. 

REGIONAL: Bom Jesus do Norte no Folha Vitória Sul

Espólio de um déspota: à espera das vagas nos CDPs, delegacias do Sul do ES vivem superlotadas

A Superintendência de Polícia Prisional informou que está aguardando uma previsão da Secretaria de Estado da Justiça para a transferência dos presos


Os Centros de Detenção Provisórios (CDPs) do Sul foram construídos para desafogar os DPJs. Mas, nessa sopa de letrinhas, o que acontece em Cachoeiro de Itapemirim é superlotação e detentos vivendo em condições precárias. Veja a reportagem.


O superintendente de polícia prisional, delegado Ismael Forantini, informou que está aguardando uma previsão da Secretaria de Estado da Justiça para a transferência dos presos. Só a partir daí poderá dar inicio a reforma no DPJ de Cachoeiro de Itapemirim.