sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ: Descaso com o lixo urbano e hospitalar

NOTA DO PARTIDO VERDE
NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ

Descaso com o lixo urbano e hospitalar        
        
Amigos do PV, são muitos os problemas ambientais em nossa região: desmatamento, extração ilegal de areia, pesca predatória dentre outros, mas, o mais grave está acontecendo no centro urbano do nosso município.
        
Agrande preocupação é que infelizmente não temos um serviço adequado para coleta, destinação e reciclagem de lixo. O agravante de tudo isso é com relação ao lixo hospitalar, pois, além de ter os mesmos problemas acima, não há um lugar apropriado para ser depositado e está sendo queimado em uma vala a céu aberto na unidade de tratamento de lixo, em Santa Isabel.
        
Esse tipo de lixo deveria ter um tratamento especial em aterros sanitários específicos ou ser incinerados o que é bem diferente de ser queimado. A incineração é uma máquina que eleva a um alto nível de temperatura matando vírus e bactérias, o que não acontece somente com a queima.
        
O problema é que este método irregular está sendo praticado todos os dias há muito tempo. Esta prática, segundo especialistas, expõe gravemente à contaminação do solo e dos lençóis freáticos na localidade, comprometendo a qualidade da água da comunidade de Santa Isabel e Nova Bom Jesus. A nova fábrica da Xamego Bom também corre sérios riscos, pois está próxima ao “lixão” e a queima do lixo hospitalar, onde os efeitos colaterais ao meio ambiente e na localidade são imensos.
        
O mais sensato a ser feito é reativar a usina de lixo com equipamentos, veículos e mão de obra especializada para este tipo de trabalho. Construir um aterro sanitário eficiente com critérios sanitários ou ecológicos que não provoquem a contaminação das águas subterrâneas, do solo e a poluição do ar com gases tóxicos. E o mais importante, estabelecer um critério para a separação do lixo para a prática da reciclagem.
        
A L.D.O / 2012 (Lei das Diretrizes Orçamentárias) já está sendo discutida e seria de grande valor para a população que os vereadores inserissem à pauta a questão ambiental. As questões ambientais e de sustentabilidades estão sendo discutidas pelo mundo todo e já passou da hora de ser debatida na Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.

Fica a pergunta, cadê o ICMS VERDE (ECOLÓGICO)?
Cadê a secretaria do meio ambiente?

         
O meio ambiente pede socorro e pessoas adequadas e técnicas devem trabalhar para resolver este problema em nosso município.          

É um dever de todos cobrarem dos seus candidatos sobre as questões agravantes em nosso município. Não é favor, é obrigação de todos que estão nos órgãos públicos trabalharem em prol da sociedade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário