quarta-feira, 29 de junho de 2011

ES: OAB proíbe ex-juiz Frederico Schaider Pimentel de advogar. 'Fredinho' foi demitido do cargo de juiz em processo disciplinar após descoberta de um esquema de venda de sentenças no Judiciário

foto: Gabriel Lordêllo - GAZETA
 Frederico Luis Schaider Pimentel, ex-juiz, aguardando na OAB para solicitar sua incrição na entidade novamente
Frederico Luis Schaider Pimentel teve o pedido de reinscrição na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo negado
Demitido do cargo de juiz em processo disciplinar, após a Operação Naufrágio, Frederico Luís Schaider Pimentel, filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), Frederico Guilherme Pimentel, teve o pedido de reinscrição na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES) negado pelo Conselho do órgão.

Por unamidade, os 32 conselheiros presentes decidiram recusar o pedido do ex-juiz alegando que Frederico Schaider Pimentel não tem idoneidade moral para ter de volta a inscrição na Ordem. Todos os conselheiros acompanharam o voto do relator do processo, Rivelino de Souza Amaral.

Na leitura do voto, Amaral disse que Frederico se mostrou indigno de pertencer à OAB. "A Ordem dos Advogados do Brasil não é repositório de excluídos da magistratura por hipossuficiência ética", ressaltou.

Frederico afirmou que não teve o direito de defesa no julgamento e vai recorrer da decisão. "Eu venho provando com muita dificuldade que sou inocente e que, o quanto antes, vocês terão uma decisão de Brasília, para colocar nos seus jornais", disse.

O presidente da OAB/ES, Homero Mafra, frisou que é dever da Ordem recusar a inscrição daqueles em que ela não vê requisitos morais para exercer a profissão. "A Ordem dos advogados respeita o devido processo legal. Ela deu o direito de defesa. Ela, com base em fatos, que estão demonstrados nos autos, entendeu que o suscitado não tinha condições de exercer a advocacia", afirmou.

A reunião do Conselho da seccional capixaba da OAB para decidir sobre o pedido do ex-juiz  seria tomada no dia 8 de junho, mas, por falta de quórum, foi adiada para esta quarta-feira.

Frederico Luís Schaider Pimentel foi demitido do cargo de juiz em processo disciplinar, após a Operação Naufrágio, deflagrada em 2008 com a descoberta de um esquema de venda de sentenças no Judiciário capixaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário