sexta-feira, 27 de maio de 2011

ES: Ronaldo Prudêncio (PDT), prefeito de Santa Leopoldina, tem o mandato cassado pela Câmara

A Câmara de Vereadores de Santa Leopoldina cassou, na noite desta quinta-feira (26), o mandato do prefeito Ronaldo Prudêncio (PDT). A sessão extraordinária, que começou no ínício da manhã, com a leitura dos autos do processo, se estendeu durante toda a tarde e parte da noite.

Após as sustentações orais por parte da defesa e da acusação, teve início a votação que pôs fim ao mandato de Prudêncio no executivo municipal. Os vereadores analisaram cada um dos oitos ítens do processo que pesavam contra o prefeito afastado. A previsão é de que nesta sexta seja definida a data para que o vice-prefeito Romero Luiz Endringer (PP) seja solenemente empossado no cargo de prefeito.

A votação foi feita ítem por ítem, sendo que nos últimos três, que são  - a não realização de licitação na contratação da empresa TMS Cozinha Industrial; retardar publicação ou deixar de publicar atos sujeitos a essa formalidade, no que diz respeito aos atos da dispensa de licitação; e imputação de conduta incompatível com a dignidade e o decoro do cargo de prefeito quanto à contratação por emergência da TMS - o prefeito obteve seis votos contra e três a favor.

O advogado Hélio Maldonado, responsável pela defesa de Prudêncio, afirmou que vai recorrer da decisão junto à Justiça de Santa Leopoldina. Não cabe recurso administrativo na Câmara. Maldonado viu a cassação como um absurdo frente as provas apresentadas pela defesa. "Essa decisão é fruto de um escárnio público", disse. 

Leia mais em Na última quarta-feira (25), mais uma denúncia - além das outras seis já em trâmite - foi apresentada contra o prefeito de Santa Leopoldina. O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebeu o pedido de cassação de Prudêncio, assinado pelo procurador-geral de Justiça, Fernando Zardini, e pelo procurador Evaldo de Souza, por corrupção passiva, formação de quadrilha, fraude à licitação, entre outros crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário