segunda-feira, 30 de maio de 2011

ES: Funcionário do Detran é preso por esquema de venda de carros apreendidos

Foto: Reprodução TV Vitória


Chefe da parte de liberação de veículos do Detran é preso suspeito de vender carros apreendidos pelo órgão. A prisão aconteceu dentro do próprio Ciretran de Laranjeiras, na Serra. O esquema foi batizado pela polícia como Máfia do Pátio e era aplicado por uma quadrilha que falsificava recibos, assinaturas e carimbos em cartórios. Alexsander Silva já teve a prisão preventiva decretada.
A fraude foi descoberta após o proprietário de uma moto ser intimado por participação e uso do veículo em um assalto, enquanto a moto deveria estar detida no pátio da instituição. O delegado Gilson Gomes falou sobre a investigação.

"Uma de liberação dos veículos apreendidos nos pátios credenciados pelo Detran. Na realidade tem falsificações de recibos, de assinaturas e são vendidos esse veículos. O azar que o Alexsander deu é que a moto que ele liberou através de recibos falsos, ela se evolveu depois em um assalto e o dono quase foi preso. Esse fato chegou até a Delegacia de Defraudações, através do Detran, que pediu as apurações e as providências que nós tomamos", disse.

O caso foi mostrado em primeira mão pelo Balanço Geral. A vítima, Marcio Gaudino da Silva, conta que por pouco não foi preso devido ao esquema. "Eu estaria atrás das grades sem dever nada a ninguém, trabalhador, pagando coisas sem ter nada a ver com isso", afirmou.

A cópia do recibo da moto retirada do pátio é, para a polícia, mais uma prova da fraude, assim como o carimbo do cartório, que também é falso. No Ciretran, a polícia apreendeu documentos e o computador utilizado por Alexsander no trabalho. O delegado acredita que o funcionário não agia sozinho.

"Nós trabalhamos com a hipótese de uma quadrilha. Segundo a denúncia quando o veículo foi apreendido com débito com o Detran, o Alexsander era procurado pelos proprietários e ele desestimulava os proprietários, dizendo que tinha uma dívida muito grande no Detran, e era melhor ele deixar o veículo apreendido no pátio. Depois ele vendia através de documentos falsos, segundo a acusação contra ele", revelou.

Alexsander foi levado para prestar depoimento e já teve a prisão preventiva decretada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário