terça-feira, 2 de agosto de 2011

ES x RIO: Polícia Militar Ambiental realiza operação no reservatório da Usina Hidrelé­trica de Rosal

A Polícia Militar Am­biental que atua na Região do Caparaó realizou uma fisca­lização na área do reservatório da Usina Hidrelé­trica de Rosal no município de Guaçuí-ES, dessa vez com o po­liciamento em uma embarcação.

Nas proximidades do reser­vatório fica localizado o Parque Municipal de Guaçuí, onde cos­tumeiramente as equipes de ser­viço fazem rondas tanto na parte diurna quanto noturna por conta da exuberante fauna e flora que o parque possui.

Dessa vez, o 2º Pelotão da Polícia Ambiental atuou em uma embarcação visando coi­bir a pesca predatória em busca de petrechos como bóias fixas e móveis, tarrafas, espinhel, an­zóis de galho, redes, dentre ou­tros.

Além de encontrarem pes­cadores e os mesmos aborda­dos e identificados, foi recolhi­do um grande espinhel, o qual é um tipo de arte de pesca à linha constituído por uma linha prin­cipal, forte e comprida, de onde dependem outras linhas secun­dárias mais curtas e em grande número, a intervalos regulares, onde cada uma termina num an­zol, com flutuadores de diversos tipos, sendo o recolhido utilizan­do-se de garrafas tipo pet.

O comandante da Polícia Ambiental local, tenente Rober­to Martins participou de toda a operação e informou que está dispondo de várias informações via denúncias, as quais estão sendo checadas e as pessoas que forem presas em flagrante, “res­ponderão na esfera administrati­va e penal, pelo crime ambien­tal”.

Novas operações serão im­plementadas, inclusive no perí­odo noturno com os devidos re­forços. “As pessoas precisam não só ter a consciência de pre­servação, mas também, sobretu­do de respeito às leis” – enfati­zou o tenente Martins.

As denúncias poderão ser feitas pelos telefones (28) 3553-2042 e (28) 3553-1398, como também pelo e-mail: policiaambientalguacui@ gmail.com que atende em toda a Região do Caparaó.

FOLHA ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário