segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ES: O BICHO PEGANDO ! Rebelião em presídio feminino do ES termina com 39 detentas feridas. Elas foram encaminhadas para hospitais da Grande Vitória, segundo Sejus. Todas as detentas foram transferidas para outras unidades prisionais

Rebelião no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica, na Grande Vitória, terminou no início da noite desta Segunda-feira (15). O motim começou por volta das 16h e durou cerca de duas horas. Segundo a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus), 39 presas ficaram feridas, ao todo, e foram encaminhadas para os hospitais Dório Silva, Antônio Bezerra de Farias, São Lucas, São João Batista e Santa Casa de Misericórdia, na Grande Vitória.

A Sejus informou que todas as 339 detentas que estavam no presídio de Tucum foram transferidas para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro de Xuri, em Vila Velha, e para outras unidades do estado, na mesma noite de segunda-feira.
A rebelião começou por volta das 16 horas, quando as presas atearam fogo nos colchões. Muitas ficaram intoxicadas pela fumaça. Ninguém morreu, segundo a Sejus. Durante o motim, quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, além de policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) e a Diretoria de Segurança Prisional, foram encaminhados ao local. O fogo foi controlado cerca de uma hora após o início da rebelião.

De acordo com a secretaria, o motim aconteceu porque as presas tiveram o conhecimento de que seriam transferidas para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro de Xuri, em Vila Velha. Para a Sejus, as detentas não gostariam de se tranferir para o novo presídio, pois a segurança do novo local é maior e proíbe, por exemplo, a entrada e saída de malotes. Em Tucum, as presas possuem mais autonomia e, portanto, seriam contra a mudança de prisão. Na unidade de Xuri, serão disponibilizadas 528 novas vagas, segundo a Sejus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário