domingo, 7 de agosto de 2011

ES: Mais de 280 kg de drogas já foram apreendidas de janeiro a julho

Victor Melo
Redação Folha Vitória


Foto: Divulgação/PC

Mais de 280 kg de drogas já foram apreendidos em ações da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) entre os meses de janeiro e julho de 2011. Além disso, uma grande quantidade de entorpecentes sintéticos foi capturada pelos agentes, juntamente com armas de fogo.

Ao todo foram 196 kg de maconha, 49 kg de crack, 33,5 kg de cocaína e 1,1 kg de haxixe. Em relação às drogas sintéticas são 90 comprimidos de ecstasy, 720 micropontos de LSD e 25 gramas da nova droga cristal, considerada mais devastadora do que o crack. Além disso, 46 armas de fogo foram recuperadas.

Segundo o delegado titular da Deten, Dyego Yamashita, a melhor forma de combater o tráfico é com a prisão dos fornecedores. "A gente tem que tentar trabalhar cada vez mais com a inteligência. Efetuar as prisões de forma mais qualificada e atingir quem traz a droga. Aqui no Estado ninguém produz, toda a droga vem de fora", disse.

O delegado também contou como funciona o ciclo do tráfico de drogas no Estado. "A cadeia mais comum é que eles começam traficando aqui dentro, compra com um maior daqui, depois cresce um pouco começa a comprar com traficantes de fora, em outros estados. Aí vai crescendo, queima mais uma etapa e compra de fora do País o que aumenta muito lucro, cerca de 100%", afirmou Dyego Yamashita.

Além dos entorpecentes apreendidos, mais de 200 pessoas foram presas durante as ações, sendo 153 homens e 48 mulheres. Os adolescentes também entram cada vez mais no mundo do tráfico, muitas vezes usados pelos grandes forncedores para o transporte da droga. Ao todo, 30 foram apreendidos, com 17 do sexo masculino e 13 do feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário