Fazendo valer a agenda prevista de reunirem-se com as Comunidades dos diversos Distritos, membros do Conselho Municipal de Segurança de Mimoso do Sul – CONSEMISUL estiveram na noite desta terça-feira (26/07) em reunião com alguns representantes de Comunidades do Distrito de São Pedro do Itabapoana para ouvir questionamentos, discutir e propor ações de prevenção da violência de um modo geral e buscando alternativas de atendimento à população daquele Distrito, que embora apresentando menor índice de violência em relação a outros Distritos gera preocupação de seus moradores que também requerem uma maior atenção da Polícia.
A reunião no salão do Clube local, contou com a presença de alguns representantes da Sede e de outras Comunidades do Distrito de São Pedro. Algumas lideranças como: José Carlos Xavier da Silva, Coordenador da Comunidade de Feliz Destino; Célio Barros, Coordenador da Comunidade de Catuné; e Cláudio Márcio de Sá Costa, Coordenador da Comunidade da Sede de São Pedro, participaram deste encontro que também contou com diversos trabalhadores rurais, representantes do Comércio local, membros da Associação de Moradores, chefes de famílias e ainda até mesmo crianças e adolescentes, dentre estas estudantes de música aprendendo sanfona e viola.
O Conselho de Segurança esteve representado pelo seu presidente Luciano Leite Guimarães, o segundo tesoureiro Antonio Carlos de Souza, a secretária Célia Gaspari Guimarães, o relações públicas José Maria Arjonas e o membro do conselho fiscal Edson Mozelli Vargas; além do Comandante da 2ª Cia do 9º BPM Capitão Nério Pereira da Silva Filho, acompanhado do sargento Márcio Batista, ambos ciceroneados pelo vereador Carlos Alberto Ginaid (Beto), morador da região que deu sua importante contribuição nas colocações quanto às questões apresentadas.
Moradores presentes à reunião expõem seus anseios em relação à Segurança
Com espaço aberto a todos que quisessem fazer os seus questionamentos para que em seguida o capitão falasse das propostas de ações da polícia militar sob seu comando em Mimoso do Sul, a primeira manifestação apontou preocupação com os horários de fechamento de bares e botecos em razão da venda e consumo de bebidas alcoólicas. Nos manifestos seguintes vieram questionamentos quanto à falta de um Posto Policial na localidade, e com a proximidade do Festival de Inverno de Sanfona e Viola que acontece neste fim de semana um assunto também muito questionado pelos moradores foi o uso excessivo de volume muito alto no som de automóveis durante o Evento, segundo os moradores, incomodando tanto que chega até mesmo a provocar a saída antecipada de muitos turistas que inclusive alugam casas durante a realização do Festival. Reclamam alguns dos presentes de desobediência dos muitos jovens que vão para São Pedro neste período à Lei Municipal nº 1.913 qual regula a utilização de som com alta potência durante o Festival.
A senhora Prudenciana Frade Pinto Caciliotte, coordenadora do Projeto “Vem Viver o Patrimônio”, reside no município de Cachoeiro de Itapemirim e trabalha com comércio em São Pedro do Itabapoana, considera a localidade pacata e que o grande problema do Festival e de fato muito incomoda as pessoas, é o volume excessivo dos carros de som.
Segundo o senhor Balbino, responsável por contatos e aluguéis de várias residências realmente há casos em que pessoas até saem no prejuízo, pois desistem de permanecer no local devido a este problema com som muito alto.
Célio Barros fez também um relato de problemas comuns a outras Comunidades como uso de drogas e desentendimentos que geram conflitos na região.
Capitão expõe as atividades da Polícia Militar e o que pretende fazer em relação a São Pedro do Itabapoana
A meta da Polícia Militar para buscar combater e diminuir o índice de violência por todo o município de Mimoso do Sul requer também a participação da Sociedade como um todo. É preciso, na visão do Capitão Nério Silva, bem como do Conselho de Segurança, que a população colabore fazendo denúncias das diversas situações que requerem ação da polícia, e essas denúncias não comprometem o denunciante, portanto não há o que temer.
O que deve ser feito para atendimento às reivindicações de moradores de São Pedro a exemplo de outras localidades é um trabalho de visitas esporádicas para flagrar irregularidades, embora o contingente da Polícia Militar em Mimoso do Sul esteja muito defasado. Segundo o capitão o Estado tem formado muitos policiais, mas o quantitativo ainda não supre as demandas existentes no Espírito Santo.
Um trabalho rígido será direcionado visando coibir o volume excessivamente alto de música eletrônica no Festival de Sanfona e Viola e a polícia não pretende medir esforços para essa coibição. Medidas administrativas serão tomadas podendo o infrator estar sujeito a multas. A polícia pretende tomar medidas junto à prefeitura com esse objetivo.
Mais segurança no XIV Festival
A coibição nos exageros no volume de música eletrônica é apenas um detalhe. Este ano haverá um grande investimento na segurança em São Pedro para a realização do Festival. A prefeitura mesmo com orçamento apertado ajustou os gastos e está possibilitando a implantação de 11 câmeras para monitoramento de toda a área do Festival principalmente onde há grande aglomeração de pessoas. De acordo com o responsável por estas instalações, senhor Júnior da Empresa Imagem Eletrônica, o prefeito municipal Angelo Guarçoni demonstrou grande interesse por este tipo serviço e o contratou para que tenha mais segurança no local, também pela expectativa de um público ainda maior este ano. O maior número de câmeras será instalado, evidentemente, na área de Eventos onde vão acontecer os grandes shows; no entanto outros locais também contarão com essa cobertura. Além de 40 policiais atuando na quinta-feira, 40 na sexta-feira e 40 também no sábado.
Outra grande novidade fica por conta da Polícia Civil que este ano se fará presente nos principais dias do Evento com uma Delegacia Itinerante. No encerramento da reunião em São Pedro, Dr. Rômulo Carvalho Neto, Delegado de Polícia Civil, chegou ao local com uma viatura para este fim conseguida em Vitória junto à autoridades policiais do Estado com muita persistência do mesmo. O veículo já está na Comunidade e de acordo com o mesmo este estará equipado com computador e todos os itens necessários para atendimento à população e freqüentadores do Festival. “Nós atenderemos todas as ocorrências, não só aquelas inerentes ao Festival. Se os moradores de São Pedro necessitarem do trabalho da polícia por outros motivos nós estaremos alí para atendê-los... nós somos pagos pra trabalhar pra vocês” – disse Dr. Rômulo.
A polícia Militar em Mimoso do Sul não pretende “dar refresco”
Como já vem sendo colocado pelo Capitão Nério nas reuniões do Conselho de Segurança nos Distritos o trabalho da Polícia vai ser feito e os infratores das leis serão punidos, doa a quem doer.
Antes do atual Capitão assumir o comando da 2ª Cia. uma única viatura fazia o trabalho de ronda em Mimoso do Sul. Agora mais duas outras estão com essa tarefa, o que já é uma considerável melhora no atendimento à população deste Município de grande extensão rural.
Nos resta assim esperar que nada de grave aconteça e que tenhamos momentos de muita música, cultura e diversão, com muita segurança, no XIV Festival de Inverno de Sanfona e Viola em São Pedro do Itabapoana.
Quanto a reclamações as mais diversas de transtornos que um evento dessa natureza causa na Comunidade, o Capitão, enquanto cidadão comum – assim o disse, fez o seguinte comentário pedindo para que todos os moradores presentes refletissem: “O município de Alegre tinha um grande Festival de
Música e muita gente ganhava dinheiro com isso. Esse Festival não existe mais, hoje tem muita gente reclamando porque esse dinheiro ta fazendo muita falta”.
Em tempo: Durante a reunião o som de uma sanfona ecoava pelos arredores mostrando-nos que já estamos em clima de Festival.
ANTONIO CARLOS DE SOUZA – Carlinhos Gu - Membro do CONSEMISUL
Nenhum comentário:
Postar um comentário