sexta-feira, 29 de julho de 2011

ES: Governo Casagrande. Ministro do Turismo confirma apoio do Prodetur ao turismo capixaba


Fotos: Nestor Müller/ Secom
O minstro recebeu uma casaca do governador, presente da Associação das Bandas de Congo da Serra.

O ministro Pedro Novais, que participou na tarde desta sexta-feira (29) de uma reunião de trabalho no Palácio Anchieta com o governador Renato Casagrande, o vice Givaldo Vieira e outras autoridades, confirmou que o Ministério do Turismo (MTur) vai dar apoio aos projetos turísticos do Espírito Santo, por do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nacional. Ele destacou o Centro de Convenções de Vitória e o Canal da Orla de Guarapari, que já estão em sua agenda de trabalho. Durante a reunião, o governador destacou que o Estado quer manter as parcerias para continuar crescendo.

A reunião contou também com a presença do secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, secretários estaduais e municipais, prefeitos, representantes das bancadas estadual e federal e do trade turístico do Espírito Santo. O objetivo foi apresentar os projetos turísticos prioritários do Governo, com vistas à captação de recursos junto ao Ministério para o Estado.


Antes do início da reunião, houve uma apresentação da banda de congo Konshaça, da Serra e, em seguida, foi entregue pelo governador, pelo vice e pelo secretário de Turismo uma casaca ao ministro Pedro Novais, um presente da Associação das Bandas de Congo da Serra.


Em seguida, o secretário Alexandre Passos fez uma apresentação dos projetos. Entre eles, estão o Terminal de Passageiros para cruzeiros marítimos em Vitória e da marina pública (Camburi, em Vitória e Prainha, em Vila Velha); Centro de Eventos de Vitória; reurbanização da Orla do Canal de Guarapari; Centro de Eventos Multiuso das Montanhas; integração de roteiros do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro pela Adetur Sudeste, tendo como projeto prioritário o Cruzeiro Rodoviário; campanha de divulgação nacional (marketing turístico); Bem Receber Copa – expansão para o Estado com capacitação profissional e empresarial; e convênio do Sindbares e Ministério do Turismo – Inclusão social com capacitação profissional para 260 jovens em situação de risco.


O secretário Alexandre Passos destacou a importância da realização de obras de infraestrutura e do investimento em qualificação profissional para melhorar o atendimento e a captação de mais turistas para o Estado. “Este é um dos pilares da política estadual de turismo e nós estamos empenhados em fazer com que as metas estabelecidas sejam cumpridas”, afirmou.

O ministro Pedro Novais cumprimentou os presentes e elogiou a gestão do Governo do Estado. Ele afirmou que o Ministério vai apoiar o turismo no Espírito Santo, através do Prodetur Nacional.



“Ajudaremos o turismo no Estado de várias formas, prestigiando os eventos do Espírito Santo, como fizemos hoje. Depois, apoiaremos os projetos prioritários do Governo. O Centro de Convenções de Vitória e o Canal da Orla de Guarapari já estão na nossa agenda de compromissos. Com certeza, o Espírito Santo pode contar com o meu apoio. Afinal, já morei aqui e me considero um capixaba”, brincou Pedro Novais.
E o ministro já agendou a sua próxima visita ao Espírito Santo: o 7º Salão do Turismo, que já conta com apoio financeiro e logístico do MTur, e que será realizado de 23 a 25 de setembro.


O governador Renato Casagrande afirmou que o Espírito Santo quer parceria. Segundo ele, finalmente o Estado está crescendo e se consolidando, despontando como uma promessa na Região Sudeste. “Nosso pilar é a infraestrutura turística, mas o turismo depende da infraestrutura geral, como o porto, as rodovias, e de um bom aeroporto”. 


Renato Casagrande também destacou a importância da união do Governo com as bancadas federal e estadual e prefeituras para que o Espírito Santo continue crescendo.”Este é um Estado pequeno, mas com uma enorme potencial e diversidade cultural. Nós temos que nos manter unidos em torno de um objetivo que é fazer o Espírito Santo crescer e aparecer cada vez mais”, finalizou o governador.

Também estiveram presentes na reunião os secretários de Estado de Desenvolvimento Iranilson Casado, de Governo, Robson Leite, e de Transporte Fábio Damaceno; o chefe da Casa Militar coronel Helvio Brostel Andrade; os deputados federais Lelo Coimbra e Jorge Silva; deputado estadual Sandro Locutor; prefeitos de Vitória Tião Barbosa (em exercício), de Cariacica Helder Salomão, de Venda Nova do Imigrante Dalton Perim, de Santa Teresa que também é presidente da Amunes Gilson Amaro, de Santa Leopoldina Romero Endringer, de Brejetuba Itamir Charpinel, de Ibatiba Lindon Jonhson; além de representantes dos municípios da Serra, Governador Lindenberg, Alto Rio Novo; das regiões turísticas do Verde e das Águas, Doce Pontões Capixabas, dos Imigrantes, e Montanhas Capixabas, da Fecomércio, Abav, Abeoc, Adetur Metropolitana, Convention Bureau do Espírito Santo, Sindibares, Codesa, Procon Estadual, Infraero, universidades e de bancos, entre outras instituições.
  
Prodetur
O Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur). Tem por objetivo o financiamento de programas regionais para o desenvolvimento do turismo, através da captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em 2001, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) iniciou o processo de inclusão do Estado do Espírito Santo no Prodetur e passou a coordenar suas ações, realizando os estudos e elaborando os projetos demandados, como o de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila de Itaúnas, que fez parte do Prodetur Nordeste II, é uma das ações concretas de captação de recursos feitas pela Setur junto ao Ministério. Atualmente o Espírito Santo está inserido no Prodetur Nacional.

Pedro Novais desembarcou no aeroporto de Vitória às 9h30, integrando a comitiva do governador Renato Casagrande que seguiu para Conceição da Barra, onde foi realizada a solenidade de inauguração das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila de Itaúnas, obra realizada com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nordeste II e da Cesan.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário