Guaçuí, que fica na região do Caparaó Capixaba está com um orgulho a mais. A bela e pequena Bailarina Maria Gabriela, com apenas 10 anos foi a única, de todo o sul do Estado, a ser selecionada para se apresentar em um Festival Nacional. Gabriela pratica o Ballet desde o ano de 2005 e já possui uma carreira extensa, com apresentações no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

É a primeira vez que a pequena Maria Gabriela vai participar de um evento de grande importância para o Ballet Brasileiro. São 2.235 coreografias inscritas para a Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos desta edição do evento. São 576 grupos de todo o Brasil e de países como México, Paraguai, Estados Unidos, Romênia e Turquia que inscreveram-se para a seletiva. É a primeira vez que coreografias mexicanas, romenas e turcas concorrem. Ao todo foram enviados 15 trabalhos de 11 grupos do exterior.

Para a Bailarina Maria Gabriela, a alegria se mistura com entusiasmo e muita ansiedade. Para os pais, a felicidade de ver a filha representando a Cidade natal ao participar de um evento de tamanha importância no cenário nacional da dança clássica.

Também irão se apresentar, bailarinos e dançarinos dos Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, ganharam a chance de mostrar seus trabalhos em Joinville, durante o maior Festival de Dança do Mundo, segundo o Guinness Book. Grupos da Argentina, Paraguai e Turquia também participarão.

Com informações do correspondente da Rede Vitória no Sul do Estado, Ramon Barros