terça-feira, 28 de junho de 2011

ES: Mais de 3,5 mil mulheres foram agredidas ou ameaçadas só neste ano

TV Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Os casos de violência contra a mulher têm sido cada vez mais frequentes e preocupam as autoridades capixabas. Segundo dados da Policia Civil, foram registrados mais de 3,5 mil boletins de ocorrência de mulheres que foram agredidas ou ameaçadas só neste ano. O município de Vila Velha lidera as estatísticas: de janeiro a maio deste ano já foram registrados mais de 1100 casos.
 
Segundo a delegada Maria Aparecida, as denúncias estão aumentando. Ela acredita que as mulheres estão mais confiantes na punição dos agressores. "Antes a punição era cesta básica, trabalho comunitário... Agora é prisão mesmo", explicou. 
 
Uma vítima que prefere não ser identificada disse que é casada há 35 anos e há pelo menos cinco sofre agressões e ameaças do marido. Mesmo diante toda a violência, ela nunca quis denunciar o companheiro por causa dos filhos. Porém nos últimos meses as ameaças aumentaram. Com medo de morrer, a mulher foi aconselhada pelos próprios filhos e colegas de trabalho a denunciá-lo. 
 
"Ele me ameaçou com um facão. Meus filhos e meu patrão me mandaram vir até a delegacia para fazer a denúncia porque ele pode fazer o que está prometendo", lamentou.

Nesta segunda-feira (27), uma jovem de 22 anos foi espancada pelo namorado no bairro Santa Mônica, em Vila Velha. A vítima ficou bastante machucada e o agressor acabou preso. No último sábado (25), o pedreiro Edgar dos Santos Ferreira invadiu a casa da ex-mulher e a espancou na frente dos filhos. A vítima também registrou um boletim de ocorrência.
 
O preconceito e a vergonha ainda impedem que muitos responsáveis por agressões sejam punidos. Mesmo assim, a delegada garante que o melhor é não se calar. "Ameaça e agressão são crimes previstos em lei. Acho que essas pessoas não podem continuar cometendo crimes e ficarem impunes. Aconselho todas as mulheres a tomarem uma atitude para que eles paguem por isso", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário