sexta-feira, 3 de junho de 2011

ES: Agentes penitenciários sofrem ameaças e se armam mesmo sem o devido treinamento

TV Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória


Os agentes penitenciários do Estado denunciam que são vítimas de constantes ameaças e, com medo têm andado armados mesmo sem o direito de portar arma de fogo. Isso por não terem o curso de especialização oferecido pela Secretaria de Justiça (Sejus). Falta de treinamento e equipamento de trabalho também são reclamações da categoria.

“Eu comprei a minha arma, tá comprada, legalizada, porém eu não tenho o direito de portar, porque não recebi um curso que é obrigação da Secretaria de Justiça. Eu não vou deixar de portar uma arma por não ter o resguardo por parte da secretaria. Independente de ter o curso ou não eu vou continuar portando a minha arma e quem vai fazer a minha defesa sou eu”.
 
Este depoimento é de um agente que resolveu se armar com medo das ameaças de morte. Ele também conta que o amigo de profissão, um pai de família que trabalhava com ele, não conseguiu escapar das ameaças. O representante da categoria, o vice-presidente do Sindicato, Denis Mascarenhas, afirma que os agentes penitenciários estão abandonados.

“A gente vem enfrentando diversos problemas, e o pior de todos é a falta de treinamento. A gente não tem o treinamento adequado para trabalhar dentro dos presídios. Houve um curso de formação que formaram 450 agentes penitenciários de um concurso de 2009, onde passaram 950. E os outros estão até hoje sem fazer o curso de formação e sem qualquer treinamento. Eles foram colocados nos presídios sem qualquer treinamento tático para lidar com preso, então a gente encontra muita dificuldade nisso aí. E a falta de equipamento também necessário para agir no momento de uma rebelião, no momento de qualquer alteração dentro do presídio”, disse.

Cerca de 500 agentes do Estado respondem a processos administrativos. “Dá a impressão que os agentes penitenciários são bandidos e não são. A maioria dos Pads qua estão respondendo hoje na Secretaria de Justiça, é por causa de porte ilegal de armas ou por alguns problemas pequenos dentro do sistema penitenciário. E hoje, o que habilita um agente penitenciário a andar armado na rua, é o curso de formação do qual por má gestão do sub-secretário administrativo, não foi dado”, falou o presidente do Sindicato.

Além disso, a categoria reclama da falta de identificação. Um agente que entrou no concurso de 2009 recebeu apenas um papel simples como carteira funcional. A sensação dele é de humilhação.
“A gente é uma categoria enorme, entendeu, protegendo a sociedade de certos elementos perigosos e a gente não tem identificação para nada”, afirmou.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli informou que foram nomeados, no ano passado, 930 agentes penitenciários de escolta e de vigilância. Ele também afirmou que todos já passaram pelo curso de formação teórica. Além disso, 630 já passaram pela formação operacional.

A formação dos demais está em andamento. A Secretaria afirma que não recebeu qualquer denúncia por parte do Sindicato de que agentes estariam trabalhando armados. Mesmo assim, o secretário de Justiça determinou a apuração do fato.

2 comentários:

  1. Imagina os dts. denes eu particulamente gosto do trabalho que vcs do sidicato faz mais tem um grande proublema tem agente que fica batendo de frente com policiais. tever um agente que cumunicou um pm no presidio de linhares os policiais ja falarao o dia que pega um agente errado ta fudido na mao deles eai começa a pesiquisao contra a categoria.tem mais tem agente que é efetivo gosta de esculaxa os dts vamos ver isto ai denes com mais rigor que somos um so estamos no mesmo barco

    ResponderExcluir
  2. óla companheiros de farda quero comunica gue devemos respeita um aos outro de farda.Quando estamos deslocando de nossa.Unideda para outra é a maio falta de respeito pode ta fazendo sol ou chuva os agente de outra unideda com aviatura tem gue fica aguardando la fora ater a segunda ordem prisipalmente no cdp de sao mateus tem agente la gue parecer gue tem um rei na barriga e tem mais ja tiveram proublema com policiais se acha para nos dt é um pela saco. denes descupa mais tem algus efetivo gue fica fazendo a policia fica com perseguiçao com os agente

    ResponderExcluir