terça-feira, 31 de maio de 2011

Novos vídeos revelam que acidentes com cavalos de pau em Santana eram rotina


Bebida sem controle, falta de proteção e muitos acidentes. É assim, ano a ano, a Festa da Juventude, em Santana do Ipanema. Com o apoio e liberação da prefeitura local, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a festa atrai centenas de pessoas, quem nem sempre saem ilesas aos acidentes dos cavalos de pau dados por motoristas.

A festa ocorre sempre nos meses de julho, no campo de aviação do município. A preparação para a disputa, com treino dos motoristas, resultou na morte de um passageiro no domingo (29), arremessado para fora do veículo após uma camionete capotar.

Em 2010, a 48ª edição da festa registrou vários acidentes, deixando, inclusive, pessoas feridas. A prova do risco está na quantidade de vídeos que circulam na Internet com flagrantes. O Tudo na Hora pesquisou no You Tube e encontrou pelo menos nove vídeos com acidentes filmados (veja abaixo). Em um dos casos, o acidente ocorreu no domingo, mesmo dia em que ocorreu a morte do passageiro.

Em muitos dos acidentes, jovens comemoram a virada dos veículos, após manobras mal sucedidas. Em uma das gravações, duas jovens ficaram feridas após um Monza invadir a área reservada aos espectadores - elas foram socorridas e levadas ao hospital.

Ainda na Festa da Juventude de 2010, após um Pálio capotar e atingir a área das pessoas que estavam na arquibancada (protegidas apenas por um fino alambrado), três viaturas chegam em menos de 20 segundos ao local – duas do Samu e uma do Corpo de Bombeiros. Outra ambulância fica próxima, apenas assistindo, pronta para ingressar na pista a qualquer momento.

Em outros vídeos, jovens mostram – com orgulho – que a preparação para a competição é regada à cerveja. A preocupação parece passar distante de quem frenquenta o local.

O risco é tamanho que a estrutura de atendimento a feridos inclui quatro ambulâncias, com bombeiros, médicos e auxiliares de enfermagem, prontos para atender as ocorrências em segundos.

Para a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, a festa exige itens de segurança e afirma que nunca ocorreu acidentes graves durante as edições da Festa da Juventude.

Questionada sobre os vídeos que aparecem com acidentes na Internet, ela diz que “só vi um capotamento até hoje, sem problema nenhum”. “Eles pegam os carros e preparam, são carros velhos. Então os capotamentos são sem nenhuma consequência. Mas eu não nego que é perigoso, porém, nunca houve mortes. Eu vi essa festa nascer. Antigamente os cavalos de pau eram dados no meio na rua, e o risco era bem maior”, alegou.
Bulhões reconheceu que a festa é realizada com apoio do poder público e conta com a liberação dos órgãos de segurança. “Prova disso é que temos a participação da políca, dos Bombeiros. Nunca houve nada grave”, afirmou.

Edição 2011 ameaçada
Apesar de toda “segurança”, a edição de 2011 da Festa da Juventude, marcada para julho, está ameaçada. O motivo foi o acidente do último domingo (29), que matou Robson de Souza Silva, de 32 anos. Sem cinto de segurança, ele foi arremessado pela janela do carro durante um cavalo de pau que deu errado e resultou no capotamento de uma camionete.

Segundo a prefeita, a realização da festa em 2011 dependerá de uma reunião entre órgãos públicos. “Esse acidente pode até mudar o rumo dessa festa. A gente sabe que são 48 anos tradição, e a gente sempre realiza com muita segurança, muita exigência. O treino desses rapazes foi totalmente irregular, ninguém tinha conhecimento. Se a polícia soubesse, iria coibir. Nós ficamos atentos nessa época que antecede a festa”, disse.

Renilde Bulhões alega que os veículos e espectadores que estavam no local entraram de forma clandestina no campo de aviação. “Eles devem ter invadido. Lá é cercado e com cadeado na porteira. Além disso, o carro que eles estavam não é um carro apropriado. Ele tem que ser rebaixado. A gente já tem uma parceira com Detran, polícia, e não poderia um carro daquele estar lá. Muito menos sem cinto de segurança”, destacou.

O Ministério Público também se pronunciou nesta terça-feira (31) e informou que vai pedir a proibição de “rachas” durante o Festival da Juventude. Os promotores de Justiça do município serão convocados pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, para traçar uma estratégia para impedir a prática durante o evento.

PS - Quatro vídeos foram excluídos do You Tube após esta reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário