No mês de junho a equipe do Site Mimoso Online visitou a região dos Pontões para conhecer de perto o potencial turístico do local.
O ponto de partida foi na residência do casal Sr. Marcos Pastore e Dona Jorgina e após um almoço, nós seguimos em camionete tracionada e reduzida por uma estrada apertada entre lavouras de café, passando por pontes estreitas feita de pedras, subidas íngremes que bruscamente fez despencar a temperatura para 13 graus.
Essa região é privilegiada e aberta a inúmeras possibilidades no esporte radical, através da prática de vôo livre, alpinismo, escalada, rally e muitas aventuras acima dos 1000 metros de altitude.
Durante o trajeto, foi possível observar espécies nativas de quaresmeiras, jequitibás, cedros, samambaias e as aves maritacas, tucanos, laçaris, gaviões, além de bandos de quatis, lagartos e macacos.
A estrada sinuosa, estreita e com abismos causou medo em parte da equipe à bordo da camionete, mas nada que não fosse aliviado pela beleza da chegada ao local, um platô, conhecido pelo nome de Jardim, recoberto do mais puro granito situado abaixo da grande montanha. O local, durante a primavera, fica completamente florido com a presença de grande diversidade de plantas que crescem entre as rochas.
E exatamente neste ponto que se tem visão num ângulo de 360 graus, onde é possível avistar as cadeias de montanhas da Serra de São José das Torres e tantas outras de nossa região.
A visita técnica contou com a presença de Iná Abreu, diretora executiva da Região dos Vales e do Café, Alessandro Amdreão (SEBRAE), Renato Pires Mofati, diretor da Secretaria Municipal de Turismo de Mimoso do Sul, Renata Mofatti, do Site Mimoso Online e Ricardo Martins, também do Mimoso Online e presidente da Ademisul, o motorista Celso Alves Figueiredo e o Secretário Municipal de Turismo, Jonas Bindaco, que atacou de repórter nesta matéria.
Após o retorno da equipe, na residência do anfitrião Marcos Pastore, o morador quis saber o que seria necessário para atrair turistas e visitantes ao local. Segundo Alessandro, representante do SEBRAE, a região realmente possui os requisitos básicos para atrair os turistas, mas para isso é necessário a presença de um gestor para todas as análises.
Alessandro lembrou ainda que o que o turista deseja é muitas vezes vivenciar o diferencial do que ele está acostumado, principalmente a paz, tranqüilidade, ar puro e espírito de aventura: quesitos que não faltam àquela região.
TEXTO: Renato Pires Mofati- mimosonline.com.br
VÍDEO E EDIÇÃO: Ricardo Martins
FOTOS E NARRAÇÃO: Renata Mofatti
Nenhum comentário:
Postar um comentário