Katilaine Chagas
kchagas@redegazeta.com.br
Balneário mais famoso do Estado, Guarapari também tem sido procurado por quem gosta de curtir um friozinho típico de região de montanha. Difícil de acreditar? Talvez para os que estão acostumados às praias do município, mas não para os que já conheceram essa nova rota, onde a temperatura chega a ser 3°C mais baixa em relação ao restante da cidade.
A região, que há oito anos nem contava com uma pousada, hoje tem pelo menos dez estabelecimentos - entre sítios, pousadas e ranchos - para receber os turistas. Restaurantes, que nessa época também não havia, hoje já são cinco. De lá para cá, a estrada que corta boa parte das 28 localidades que compõem a região de montanhas foi calçada.
Entre as comunidades mais conhecidas - e com maior estrutura turística - estão Buenos Aires e Rio Calçado. Além das montanhas e dos mirantes, os principais atrativos são casarios e igrejas e cachoeiras. O perfil de visitantes é de pessoas da Grande Vitória e do Centro de Guarapari, que passam o fim de semana, nunca períodos muito longos.
Uma das pioneiras nessa história é Carmélia Jaina da Costa, 62 anos. Quando decidiu abrir uma pousada na região, em Buenos Aires, em 2003, ela escutou frases do tipo: "Deixa de ser doida lá nem estrada tem. Faz aqui mesmo, na Praia do Morro".
"Fui a louca que abriu a primeira pousada (a Águas das Montanhas) e o primeiro restaurante. Hoje, trabalho só com agendamento, porque a procura é grande. Nossas montanhas são maravilhosas, não perdem para nenhuma outra. Não há mais a ideia de vender os terrenos para ir morar na cidade", conta Jaina, que também é presidente da Associação do Agroturismo de Guarapari (Agrotur).
Sucesso e paz
Quando Cândida Ribeiro, 43 anos, decidiu sair de Vitória para abrir um restaurante no alto da montanha, em Guarapari, aconteceu com ela o mesmo que ocorreu com a Jaina: ninguém acreditou que pudesse dar certo. Quase dois anos depois, o Restaurante Cantina da Montanha fica lotado aos fins de semana e prova que a escolha pelo clima mais ameno foi bem sucedida. Explicação para o movimento? "As pessoas consideram este um local de refúgio. Aqui é um lugar de paz."
Onde ficar
Pousada Águas da Montanha - Hospedagem rural, piscina, sauna e trilha
Telefones: (27) 3361-2221 e 9964-1487
Site: www.pousadaaguasda montanha.com.br
Local: Vale do Limão, a 10km do trevo da BR
Sítio Recanto Feliz - Sítio com suítes, piscina, churrasqueira, e campo de futebol para grupos, com agendamento
Telefone: (27) 9772-7771
Local: Na entrada de Cachoeirinha, Km 333 da BR 101
Sítio Riacho Doce - Sítio para aluguel, com suítes, campo de futebol society e piscinas, para grupos fechados, com agendamento
Telefone: (27) 8112-3560
Local: Cachoeirinha
Sítio Sonho Meu - Área para eventos, com churrasqueiras. Aberto nos fins de semana e feriados e por agendamento prévio
Telefones:(27) 9933-2072 e 9966-0629
Local: Cachoeirinha
Rancho Country - Área com piscina natural, cozinha com fogão a lenha, quiosques, sinuca e refeitório. Aluga-se para grupos por agendamento
Telefone: (27) 9994-6122 / 3261-2086
Local: Na estrada principal de Cachoeirinha
Sítio Recanto das Pedras - Área com piscina natural, restaurante com fogão a lenha e churrasqueira. Atende grupos por agendamento
Telefones: (27) 8143-9905 e 8114-3043
Local: Cachoeirinha
Rancho do Osmar - Pousada com suítes, piscinas e bicas naturais, campo de futebol e bocha. Atende a grupo por agendamento
Telefone: (27) 9913-1142
Site: www.ranchodoosmar.com.br
Local: Boa Esperança, a 8,5km do Trevo de Guarapari
Nenhum comentário:
Postar um comentário