Foto: Reprodução TV Vitória |
Imagens gravadas nesta quinta-feira (17) e divulgadas pela Rede Vitória mostram a superlotação na delegacia de Guaçuí, no Sul do Estado. Ao todo, 73 presos dividem seis celas, onde só caberiam 45. Além de cheias, as celas são escuras e abafadas. Nos corredores, a infiltração deixa água empoçada.
"Eles colocam uma cortina para atender aos seus familiares. Para nós, isso não é jeito de tratar nenhum ser humano", comentou o presidente do Sindicato dos Policiais, Willians Bigu.
A situação também é grave na Delegacia de Alegre. No local, as celas também abrigam mais presos do que deveriam e em péssimas condições. São 58 internos onde deveriam caber 24. Os restos das refeições dos presos ficam em baldes, localizados na frente das celas. Os poucos policiais do local dedicam quase todo o tempo para vigiar tantos presos.
"Temos que ter nossos policiais fazendo investigações nas ruas antes que aconteça o crime e não esperar que ele aconteça para depois vigiar. Isso é um absurdo", acrescentou.
De acordo com a polícia, 25 internos foram transferidos da Delegacia de Guaçuí, 20 de Cachoeiro e 13 de Itaguaçú nesta sexta e a expectativa do Governo é transferir todos os presos das delegacias do interior até o final deste ano. O superintendente de Polícia do Interior, Danilo Bahiense, afirma que há presos em apenas 16 das 28 delegacias do interior e que o trabalho de desocupação é gradativo. "Das quase 30 delegacias abarrotadas de presos só temos 16 e estamos desocupando gradativamente. Acredito que até o final do ano estejamos com todas as delegacias vazias para que os policiais possam desempenhar suas funções", esclareceu.
Veja mais
Presos fazem greve de fome contra superlotação na delegacia de Vila Velha
Superlotação de presos leva policiais a interditarem o DPJ de Cariacica
Agentes penitenciários denunciam superlotação no Presídio Feminino de Tucum
Superlotação obriga policiais a interditarem DPJ de Cariacica
Superlotação obriga policiais a interditarem dois DPJs na Grande Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário