segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LITORAL SUL CAPIXABA: Empresa demitirá 70% do quadro de funcionários


 Jackson Soares - www.jornalfato.com.br
A empresa Atum do Brasil, localizada no distrito de Itaiapava, segunda maior geradora de emprego do município de Itapemirim, informou esta semana que diminuirá seu quadro de funcionários em pelo menos 70%.

Será necessária a demissão de cerca de 120 profissionais. As causas, segundo o presidente da empresa, Mauro Lúcio Peçanha de Almeida, vão desde as variações cambiais e a falta de políticas de incentivo à pesca, até a queda do dólar e a crise externa.


A receita da empresa já alcançou a quantia de R$ 30 milhões, mas hoje é 10 vezes menor. Nem mesmo a isenção do ICMS do pescado – medida anunciada esta semana pelo governo do Estado, que reduz para zero por cento a carga tributária vigente, que era de 7% nas operações internas e de 3,6% nas operações interestaduais para o setor – foi suficiente para inibir a baixa na empresa.

Além da demissão do número elevado do efetivo, estima-se que 2 mil pessoas, entre fornecedores e distribuidores, sejam diretamente afetados. Hoje, somente no município de Itapemirim, cerca de 3 mil pessoas vivem da pesca.

Ainda não se sabe se a demissão em massa reflete a possibilidade de falência da firma, ou se é apenas uma estratégia temporária para adequação à atual situação do mercado pesqueiro. No final da tarde de ontem, tentamos entrar novamente em contato com o presidente da empresa, Mauro Lúcio, para tais esclarecimentos, mas nenhum retorno foi obtido.

Prefeitura tenta intervir
A Prefeitura de Itapemirim encaminhou ofício ao governo do Estado na intenção de prestar assistência imediata à empresa. O deputado Theodorico Ferraço também foi procurado. Ele já viabilizou, segundo a comunicação da Prefeitura, audiências entre a diretoria da empresa, o governador Renato Casagrande e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Também fora acionado o senador Ricardo Ferraço, em virtude de o problema envolver o principal pólo pesqueiro do Estado e um dos mais importantes do país. Espera-se que o senador faça contatos com o Ministério da Pesca, para condução da resolução do problema também junto ao governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário