segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ES: Destacamento da Polícia Militar é fechado e dá lugar a Jogo do Bicho em Cariacica

Tiago Félix - Rádio CBN Vitória (93,5 FM - 1.250 AM) tfernandes@redegazeta.com.br
Banca de revistas e de Jogo de Bicho
Banca de revistas e de Jogo de Bicho o antigo destacamento da Polícia Militar de Vila Capixaba, em Cariacica

O prédio do antigo destacamento da Polícia Militar de Vila Capixaba, em Cariacica deu lugar a uma banca de revista e ao jogo de bicho. O responsável pelo pequeno negócio alega que tem autorização da prefeitura para funcionar na garagem do prédio da PM. Atrás do prédio funciona uma lanchonete. Com a saída da Policia Militar do bairro o número de assaltos no comércio teve um aumento de mais de 50%, gerando até o fechamento de algumas lojas, segundo os comerciantes.

O presidente da Associação dos Moradores de Vila Capixaba, Clóvis Afonso, ressalta que há mais de oito anos que o destacamento da Polícia Militar não funciona no bairro, depois que o governo do Estado acabou com o projeto "Polícia Interativa nos bairros". Atualmente funciona no prédio o setor da Vigilância Ambiental da prefeitura de Cariacica. Já na garagem, funcionam a banca de jornal e a banca do jogo do bicho.

"O número de assaltos está muito grande, inclusive, nós já solicitamos ao Batalhão da Polícia Militar a presença dos policiais. Algumas lojas já fecharam no bairro por causa desses assaltos e fica complicado. Agora, me parece que a Polícia Municipal de Trânsito tem interesse em ocupar o prédio da antiga PM", contou o presidente da Associação.
Segundo responsável por anotar os números correspondentes aos jogos, José Carolino de Souza, antes ele trabalhava no meio da praça com o jogo do bicho e com vendas de revistas e jornais. Mas como o local passou por reforma, ele foi autorizado por fiscais da prefeitura a trabalhar na garagem do prédio da Polícia Militar. "Assim que eles terminarem o trabalho de reforma vão liberar o local para eu ficar com a minha banca", explicou o pequeno comerciante.

Já o dono da lanchonete João Zanon, que trabalha com a venda de lanches há 7 anos, informou que tem uma autorização verbal da prefeitura, e confessa que não está legalizado. "Me disseram a praça precisa de alguma coisa interna. Então, você fica ai até segundo ordem. Eles vão me legalizar quando a praça estiver pronta. Eu tenho um padrão de energia independente do prédio e pago o consumo da energia e água".

A prefeitura de Cariacica informou que o prédio pertence à Polícia Militar e que já está tomando as medidas cabíveis para solucionar o problema dos ambulantes. Já a Polícia Militar garantiu que o policiamento no bairro é feito diariamente por policiais a pé e em viaturas. O policiamento em moto será restabelecido na próxima semana e que não há previsão para reativar o DPM do bairro. A Polícia não se manifestou sobre a propriedade do prédio.

Assaltos
Os comerciantes da Avenida Cariacica, em Vila Capixaba, relatam que o número de assaltos cresceu em mais de 50% nos últimos meses no bairro. O farmacêutico Fabricio Alves dos Santos, dono de uma drogaria há mais de oito anos, conta que o estabelecimento já foi assaltado oito vezes no período de dois meses seguidos.

Ele alega que a presença da polícia na região pode diminuir os assaltos. "Com a presença da PM antigamente aqui no bairro, os assaltos quase não existiam porque tinha a polícia constante. Hoje temos policiamento em dias alternados somente no período da tarde, mas ainda é pouco", disse Santos.

O bairro Vila Capixaba tem mais de 15 mil habitantes, segundo a Associação dos Moradores, e fica em uma região de acesso à vários bairros vizinhos como Mucuri, Flexal e Vila Independência, locais onde a violência é considerada grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário