Luciana Marques - VEJA
Gastão Vieira: "Estamos com a corda toda" (Agência Câmara)
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, decidiu nesta terça-feira suspender a realização de convênios com Organizações Não Governamentais (ONGs) na área de treinamento de mão-de-obra para a Copa do Mundo de 2014. “Suspendi para fazer uma avaliação sobre o desempenho do treinamento. É preciso suspender por um período para depois decidir com o governo se abrimos alguma possibilidade ou se mantemos a proibição”, disse o ministro em entrevista exclusiva ao site de VEJA.
A decisão do ministro foi tomada um dia depois que o Diário Oficial da União (DOU) publicou um decreto que endurece as regras para contratação e repasse de verbas a entidades sem fins lucrativos. “O decreto é muito bem-vindo e ajuda muito nossa ação. Ele suspendeu contratos para festividades e obras, mas ainda restava uma medida para reaver os contratos com ONGs para formação da mão-de-obra que trabalhará na Copa em hoteis, por exemplo”, disse Vieira.
Gestão - O ministro evitou fazer comparações entre sua gestão e a de seu antecessor, Pedro Novais. Ambos são do PMDB e foram apadrinhados por José Sarney (PMDB-AP) para a ocupação do posto. Irregularidades envolvendo contratos do Ministério do Turismo com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi) foram um dos motivos que levaram à queda do então titular da pasta. Gastão Vieira tomou posse na sexta-feira no Palácio do Planalto.
O novo titular do Turismo disse que pretende fazer mudanças. “Queremos participar de forma bem ativa da Copa do Mundo, fazer um ministério mais presente em todos os setores do turismo, recuperar campanhas que deram certo, como o Turismo para Idosos, e aumentar a receita do Turismo. Estamos com a corda toda”.
Embratur - O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino (PC do B), espera se reunir nesta quarta-feira com Gastão Vieira. Será o primeiro encontro de trabalho dos dois, adversários políticos no Maranhão. “Todas as quartas despacho com o ministro do Turismo. A tradição deve continuar”, afirmou Dino ao site de VEJA. O comunista disputou em 2008 a prefeitura de São Luís com Vieira, seu atual chefe. Ambos saíram derrotados na ocasião.
Apesar das disputas regionais, o ministro do Turismo diz que pretende trabalhar em parceria com Dino. “Vamos atuar em conjunto com a Embratur para ampliar contatos com turistas ao Brasil e faremos contato direto com cidades que vão sediar a Copa, vendo onde é possível o Ministério do Turismo colaborar.”
Fronteiras - Vieira disse ainda que o ministério vai trabalhar ainda na construção de pontos de apoio para a entrada de turistas na fronteira do país, como parte do programa que já vem sendo coordenado pelos Ministérios da Justiça e da Defesa. Nesta segunda-feira, o ministro do Turismo se reuniu com os ministros das duas pastas, José Eduardo Cardozo e Celso Amorim, além do presidente da República em exercício, Michel Temer, para discutir sobre o tema.
“Vislumbramos a possibilidade de incluir o Ministério do Turismo no treinamento de pessoal nas fronteiras onde há fluxo turístico dos países da América Latina ao Brasil”, afirmou Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário