O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, anunciou na manhã desta quarta-feira (31) investimentos de R$ 400 milhões para obras e projetos no sistema portuário do Espírito Santo.
Desses recursos R$ 99 milhões serão empregados na dragagem de aprofundamento no Porto de Vitória e mais R$ 333,4 milhões que deverão ser investidos em obras e na elaboração de Estudos e Projetos para a Implantação do Porto de Águas Profundas.
O ministro vem a Vitória no próximo dia 30, onde vai assinar a ordem de serviço de ampliação e contenção do cais do Porto de Vitória. O governador Renato Casagrande se reuniu com Leônidas Cristino nesta quarta, em Brasília, e saiu satisfeito do encontro.
"A reunião com o ministro foi muito boa. Estamos começando a girar essa roda que ficou muito tempo parada. São investimentos importantes para a área portuária do Espírito Santo", disse o governador
As obras beneficiarão a infraestrtutura do Porto de Vitória, que compreende a Recuperação, Alargamento e Ampliação do Cais Comercial, a Construção do Pátio de Estocagem para Carga Pesada no Cais Comercial e a Construção de Berços e Retroárea nos Dolfins do Atalaia.
Segundo o ministro, estes investimentos darão uma nova dinâmica na movimentação do Estado. O anúncio da liberação dos recursos foi feito na presença da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), do governador Renato Casagrande e da bancada capixaba na Secretaria de Portos, em Brasília.
Superporto
Em julho, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) lançou edital para contratar a empresa que fará os estudos e os projetos na área de engenharia e de transporte para o porto de águas profundas. O empreendimento é reivindicado pelos vários segmentos que atuam na área portuária e de comércio exterior do Espírito Santo.
É com base nos estudos que serão desenvolvidos pela empresa vencedora da licitação que será definida a localização do superporto. Estão na briga pelo novo terminal pelo menos quatro municípios: Vitória, Vila Velha, Anchieta e Aracruz.
A Codesa fornecerá às empresas licitantes o Plano Estratégico de Logística e Transporte do Espírito Santo (Peltes) elaborado sob a coordenação da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) e o estudo conceitual Portaes, contratado pela Prefeitura Municipal de Vila Velha e pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila).
No estudo do Peltes foram sugeridas três áreas para a implantação do porto de águas profundas: ponta de Tubarão (Vitória), Barra do Riacho (Aracruz) e Ubu (Anchieta). No estudo da Asevila, a indicação é o litoral de Vila Velha, entre Interlagos e Ponta da Fruta.
O coordenador do Comitê de Logística do Espírito Santo em Ação, José Roberto Salomé, avalia que a localização do porto vai depender, basicamente, de qual política o governo estadual tem para o desenvolvimento da questão portuária no Estado.
Mesmo sem apontar a melhor localização para o superporto, o Comitê de Logística do Espírito Santo em Ação cita alguns itens que precisam ser considerados: acesso fácil, área para desenvolvimento das indústrias, retroárea para armazenamento de cargas e condições físicas do porto, para ter o menor impacto ambiental. O Comitê avalia que uma decisão mais sustentável seria construir o terminal onde já existe atividade portuária.
O Porto de águas profundas do Espírito Santo é um dos quatro projetos prioritários da Secretaria Especial de Portos (SEP). O ministro Leônidas Cristino fez a declaração aos representantes da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), em reunião, em Brasília. (com informações de A Gazeta)
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