Com intuito de dar voz a sociedade e aumentar a fiscalização com o dinheiro público, o Governo lançou nesta quinta-feira (28) o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção. Formado por representantes da sociedade civil organizada e do próprio Executivo, a tarefa dos conselheiros é fiscalizar os caminhos do dinheiro público e propor projetos voltados para políticas públicas.
A ONG Transparência Capixaba foi a idealizadora do programa. Segundo o secretário geral da entidade, Rafael Simões, a ideia partiu do princípio de que para se fazer um bom trabalho é preciso a efetiva participação de todos. Segundo Rafael, o foco é muito grande na repressão. O Conselho chega para fazer o lado inverso, trabalhar ações no âmbito preventivo de combate a corrupção.
Entre as medidas que já vão passar a ser analisadas pelos conselheiros estão a criação do mapa das vulnerabilidades; profissionalização do serviço público com a realização de concurso e ampliação das políticas de transparência.
"São discussões passíveis de serem feitas no Governo. Esse conselho vai servir para sugerir ao governador e outras instituições públicas, de uma forma integrada, políticas públicas para serem implementadas ao longo dos anos, e ao mesmo tempo trabalhando no combate a corrupção e o desvio de dinheiro público", ressaltou Rafael Simões.
O governador Renato Casagrande destacou que este programa vai mexer com os gestores públicos. Segundo o governador, sempre que há cobrança e transparência o gestor procurar ser mais eficiente para mostrar os resultados.
"Sempre que se dá mais transparência aos atos da administração pública, o gestor se preocupa em ser mais eficiente. Há uma cobrança maior da sociedade, e quando há essa cobrança há um respeito maior ao resultado. Por isso queremos que o Conselho trabalhe numa visão de combate a corrupção e desvio, mas também de eficiência da gestão", destacou.
A coordenadora do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção será a secretária estadual de Controle e Transparência, Ângela Silvares. Ela afirmou que o primeiro encontro dos conselheiros será no dia 15 de agosto para definir o regimento interno. Além disso, segundo a secretária, serão apresentadas aos conselheiros as ferramentas de controle das contas públicas utilizadas pelo Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário