terça-feira, 28 de junho de 2011

ES: Preso chefe da quadrilha acusada de furto de combustíveis

Folha Vitória

Foto: Divulgação/Sesp
Genacil Silva de Jesus, também conhecido como "Jonas"
Foi preso o homem acusado de chefiar a quadrilha de 15 pessoas presa no último dia 12 de maio durante a Operação Ouro Negro pelas acusações de furto, receptação e formação de quadrilha, além de comércio ilegal de combustíveis no Norte do Espírito Santo. Genacil Silva de Jesus, também conhecido como "Jonas", de 28 anos, foi preso na madrugada desta terça-feira (28), na localidade de Vale do Paraíba, Estado de Rondônia.

De acordo com o delegado Jordano Leite, do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nurocc), a quadrilha era especializada em furto de combustíveis no Norte do Espírito Santo.

Após seis meses de investigações, verificou-se que a quadrilha se deslocava para diversos pontos de extração de petróleo da Petrobras - geralmente localizados no município de São Mateus -, e retirava do interior dos tanques de abastecimento milhares de litros de combustível armazenado. De acordo com o Nurocc, os criminosos agiam durante a madrugada e transportavam o combustível roubado para uma fazenda de propriedade da quadrilha, e depois revendiam o produto para receptadores da região.
 
Apurações preliminares revelaram que milhares de litros de combustíveis foram desviados nos últimos anos pela quadrilha. O montante do prejuízo ainda está sendo calculado. Foram identificadas inúmeras pessoas que procuravam a quadrilha para adquirir combustível furtado, pois a comercialização era efetuada com preços bem abaixo dos valores de mercado. Um posto de combustíveis está sendo investigado por suspeita de receptação de combustível roubado pela quadrilha.
 
Fuga para Rondônia


Foto: Divulgação/Sesp

A prisão dos primeiros integrantes da quadrilha ocorreu no dia 12 de maio. No dia 10 de junho, o principal comparsa de Genacil Jesus, identificado como Laerte Gaiguer, foi preso em São Mateus. No mesmo dia, durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, Genacil conseguiu fugir através de uma mata.

Após fugir, o acusado seguiu para Rondônia e providenciou a venda de suas terras e bens no Espírito Santo com o objetivo de levar a família para fora do Estado. Ele já respondia a vários processos em São Mateus pela prática de crimes da mesma natureza.

No total, 19 pessoas foram identificadas por envolvimento nos crimes investigados e poderão responder por receptação, furto, formação de quadrilha e comércio ilegal de combustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário