segunda-feira, 30 de maio de 2011

SUL CAPIXABA: Ônibus da Cordeiro Transportes trafega em estradas com porta escancarada

A equipe do Site Mimoso Online foi conferir de perto as reclamações de passageiros que trafegam em ônibus da empresa “Cordeiro Transportes”.

O que verificamos é que além do estado precário de alguns veículos, do aspecto de sujeira e poeira, e da capacidade de levar 44 passageiros, mas que em diversas ocasiões fica abarrotado de pessoas, nem mesmo as funções básicas, como o simples “abrir e fechar” de porta tem sido realizado com eficiência, pois durante grande parte do trajeto a porta ficou completamente aberta.

Os perigos são muitos, desde o risco de afetar um passageiro no acostamento, uma ultrapassagem em que a porta pode encostar no veículo ultrapassado e a queda de um cobrador, que por muitas vezes fica encostado na proximidade da porta.

Além dos riscos, verificamos também a questão das rajadas de ventos que entram no ônibus, atingem o motorista e causam incômodos nos passageiros.

Segundo declarações de passageiros, essa situação vem se arrastando há muito tempo e os reparos não são realizados.

A Cordeiro Transportes é responsável pelo tráfego e trajeto por três vezes diárias de Mimoso do Sul à São José do Calçado, passando pelo distrito de Ponte do Itabapoana e cidades de Apiacá e Bom Jesus do Norte. Além desse trajeto, também faz a rota Santo Eduardo à São José do Calçado.

Baseada apenas no trajeto Mimoso do Sul à São José do Calçado chegamos ao seguinte resultado de cálculo: São 15 horas diárias de viagem; 105 horas semanais; 450 horas mensais, onde apenas o dia de domingo tem a carga horária diminuída.

Nossa equipe entrou em contato com a empresa "Cordeiro Transportes" e segundo informações da atendente Márcia, não há um profissional qualificado na região para efetuar o devido conserto da porta do ônibus. “Já agendamos com um outro profissional, mas por problemas de saúde ele não compareceu para o conserto. Estamos dentro do possível tentando oferecer uma situação que não coloque em risco os cobradores, motoristas e passageiros com uma porta improvisada. E essa porta não fica todo tempo aberta”, disse a atendente. Porém, não foi isso que presenciamos, onde reafirmamos que grande parte do trajeto foi com a porta escancarada.

Quanto à previsão para o dia certo de conserto ela contou que não há uma data específica, mas que tentarão resolver o mais urgente possível.

Enquanto isso, passageiros esperam que isso seja solucionado sem transtornos, afinal de contas, eventualidade e acidentes acontecem, mas quando se tenta evitar, a probabilidade é bem menor.

Estamos de olho!

TEXTO E FOTOS: Renata Mofatti

Um comentário:

  1. Pessoal todos nós sabemos que a situação da viação cordeiro é critica, porém, o numero de passageiros transportados e a falta de qualificação de mão de obra na região são um fator favorável ao mal serviço prestado, pois, conheço a empresa a mais de 30 anos e sei das condições que ela enfrenta para poder servir aos usuarios do seu sistema de transporte como por exemplo: ela foi a unica empresa a se aventurar a fazer o trajeto da linha bom jesus x conceição de muqui via são benedito e fazenda do areal, olha só , ai ja esta mais de que um exemplo da dedicação da empresa com o povo do sul do estado principalmente da região de calçado que é um lugar com uma das piores regiões para se arrumar emprego.
    Pessoal vamos reclamar mas tambem vamos buscar ver o empenho dessa empresa para se manter de pé e ajudar todo povo do sul do espirito santo.
    grande abraço.
    bruno gama, vitória, es.

    ResponderExcluir