quinta-feira, 5 de maio de 2011

SUL CAPIXABA: Incaper busca melhorar a qualidade do café e do leite de Apiacá

As lavouras de café Conilon ocupam uma
área de aproximadamente 170 hectares.
Foto: Assessoria de Comunicação/Incaper
Com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade na produção de café e de leite em Apiacá – as duas principais atividades econômicas da região – o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realiza nesta sexta-feira (06) e sábado (07) um curso sobre café Conilon, no assentamento Santa Fé, a partir das 09h30 e, simultaneamente, uma capacitação sobre qualidade de leite, na comunidade de Bonsucesso.

A expectativa é que cada curso conte com a presença de aproximadamente 20 produtores rurais do município. Com relação ao Conilon, um dos temas principais será a implantação de lavoura com mudas de qualidade e os manejos de poda e colheita, visando à melhoria do produto.

“A maior parte dos produtores rurais de Apiacá produz leite e café nas suas propriedades. Por isso que as atividades se destacam na região, sendo as mais importantes de Apiacá”, explicou o extensionista do Incaper, Torquato de Castilho Neto.

O curso de qualidade de leite aborda principalmente as questões relacionadas à higienização na produção leiteira, cuidados no momento da ordenha e a limpeza adequada dos tanques de resfriamentos utilizados para o armazenamento do leite. “Essas ações são importantes para a redução do número de bactérias e também para garantir uma melhor qualidade da produção leiteira”, explica.

As lavouras de café Conilon ocupam uma área de aproximadamente 170 hectares no município, o que representa uma produção média de 18 sacas por hectare, somando mais de três mil sacas de Conilon por ano.

Apiacá também possui 3.352 hectares de pastagem, distribuídos em 200 propriedades que contam, ao todo, com 4 mil cabeças de gado. Anualmente, são produzidos 5 milhões de litros de leite no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário