domingo, 8 de maio de 2011

O lamaçal de Paris, Rio e Manhattan, uns não tão violentos, outros até hoje lembrados. O Rio era um deserto, seco e sem ligação

Helio Fernandes - www.tribunadaimprensa.com.br

Agradecendo ao Miguel Felipe João, peço desculpas, atrasei a resposta, é muito assunto. E alguns participantes deste blog só se interessam por disputas pelo Poder e mais nada. Eu, ao contrário, acho que tudo é importante e significativo.


Já concordamos sobre Paris, principalmente nos tempos da monarquia.  E Manhattan era sem dúvida, lamaçal, charco, sendo ilha, era apenas sujeira. Há mais ou menos 200 anos, foi comprada aos índios por 24 dólares, e não era roubo. Não valia nem isso. Ficou abandonada por mais de 50 anos, até que surgiram sinais de vida, foram fazendo investimentos, inicialmente raros, naturalmente, crescendo e crescentes.


Há 12 anos, levantamento oficial concluiu: Manhattan vale hoje 3 trilhões de dólares. Lógico, com os edifícios, meios de transporte, (um sistema de metrô dos mais importantes), tudo o que foi construído, e não ainda na Era do TRILHÃO.


Esclarecimento, principalmente para os que vão aos EUA, não saem em Manhattan, e contam que estiveram em Nova Iorque. Não quero dizer que Manhattan esteja fora de Nova Iorque, mas é uma situação singularíssima. É longe da capital, cuja sede é Albany, distante. (Perto é a casa maravilhosa, suntuosa, verdadeiro museu, construída e onde morava Nelson Rockeffeler).


O que aconteceu: Manhattan cresceu tanto, que em 1898 foi assinado protocolo com outros condados (como gostam de chamar) maiores e na época com população bem mais sugestiva. Mas o prestígio de Manhattan era tão grande, há 100 anos, que ficou estabelecida a liderança dessa cidade.


Brooklin, Staten Island, Queens, Bronx e outros condados menores. Dezenas deles cederam toda a importancia a Manhattan, acertaram, hoje ela é considerada “a capital do mundo”, superando Paris.


*** 


PS – Na verdade, Nova Iorque propriamente dita (embora englobe tudo) começa um pouco antes de Albany, passa pela sede, vai até a maravilhosa ponte que liga Nova Iorque a Nova Jersey.

PS2 – E os dois estados são tão juntos, que muitos brasileiros acreditam que Nova Iorque e Nova Jersey representem a mesma coisa. Nova Jersey foi a segunda província a se transformar em estado, reconhecida pela Constituinte em 1788. Nova Iorque foi a NONA província, também reconhecida junto com os Fundadores.

PS3 – Depois falo sobre o Rio de mais de 200 anos e os últimos 100. Não tinha enchente nem ligação entre os diversos bairros, isolados. Começou então o processo de abertura de túneis e de vias, estabelecendo a ligação que não havia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário