domingo, 29 de maio de 2011

EXEMPLO: Irmãos pulam o 3º ano e vão direto para a universidade. Estudantes tentam passar no vestibular no 2º ano para entrar na faculdade mais cedo

Eles passaram no vestibular quando cursavam o 2º ano

Irmãos passaram no vestibular quando cursavam o 2º ano Brasil - Fazer vestibular no 2º ano do ensino médio pode ser um bom teste. Mas... e se você for aprovado? Bom sinal de que está preparado para passar quando for para valer, no ano seguinte, né? No entanto, há quem prefira pular essa etapa, abdicar de cursar o 3º ano regularmente, fazer um supletivo e entrar logo na universidade.

Foi o caso dos irmãos Cristiano e Gabriel Saad, de 17 e 19 anos, respectivamente. O caçula conseguiu uma vaga em Engenharia Civil no último vestibular da Uerj, quando ainda estava no 2º ano. Enquanto muitos de seus antigos colegas de turma estarão fazendo o primeiro exame de qualificação, no Dia dos Namorados, ele já terá feito a matrícula para começar as aulas no segundo semestre.

“Fui fazer o vestibular como teste. Tirei A no exame de qualificação e estudei para a prova escrita. Dei sorte de cair o que já havia estudado” – conta Cristiano, que está indo fazer intercâmbio na cidade de Santa Barbara, nos EUA, em junho.

Segundo ele, perder o 3º ano não fez tanta diferença, pois no pH, colégio onde estudou, o conteúdo todo do ensino médio é visto até o 2º ano, e o último é apenas de revisão. “Talvez, se eu fizesse vestibular este ano de novo, não passasse por causa da pressão. Vi que deu certo com meu irmão e segui o caminho dele” – diz ele.

Seu irmão, Gabriel, está no 5º período de Direito na UFF e diz que a entrada precoce na universidade em nada o atrapalhou no curso. “Não me arrependo de nada, nem voltaria atrás para fazer o 3º ano. Para mim, foi supertranquilo, pois não me estressei com o vestibular e ainda tive um tempo para viajar e fazer intercâmbio no Canadá. Por outro lado, acho que a experiência de pressão do vestibular é importante na preparação do indivíduo para o mercado de trabalho” – ressalva Gabriel.

Mas entrar na universidade sem fazer o 3º ano não é tão fácil assim. Além do desafio de ser aprovado no vestibular no 2º ano, quem é menor de idade ainda precisa entrar com um mandado de segurança para fazer o supletivo e garantir o diploma.

A estudante Isabela Rabello, de 16 anos, está disposta a pagar esse preço. Ela está no 2 ano do Instituto Abel, mas já faz cursinho pré-vestibular para tentar uma vaga em Direito. “Faço aniversário no mês de julho e, quando era mais nova, minha mãe acabou me atrasando. Quero fazer intercâmbio durante seis meses e, se fosse fazer 3º ano, iria entrar na faculdade só com 19 anos. Estou determinada a passar agora”.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário