segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Espólio de um Déspota": Candidatos aprovados no concurso para agente penitenciário acampam no Anchieta

Lívia Francez - www.seculodiario.com.br
Os 130 candidatos aprovados em concurso para o cargo de agente penitenciário, que não puderam assumir por serem maiores de 30 anos, pretendem acampar em frente ao palácio Anchieta, no Centro, em sua luta pela nomeação. Para os candidatos, somente o governador Renato Casagrande poderá resolver a situação, já que todas as providências foram tomadas.

Os aprovados no concurso de 2009 e que tomaram posse em agosto de 2010 estão tendo de entrar na Justiça contra o Estado para garantir os postos de trabalho, já que o governo limitou a idade dos candidatos em 30 anos. Dos 130 agentes com idade superior a 30 anos que foram aprovados no concurso, 80 ainda ocupam os lugares por força de liminares.

Os agentes alegam que não existe justificativa no projeto de lei 24/2008, inciso III, do parágrafo único, do art. 5°, da Lei Complementar 455/08 para a limitação de idade dos agentes. Dentre os aprovados, uma parcela já atuava no sistema penitenciário há mais de seis anos como temporários, mas foram exonerados. Outra parte dos aprovados pediu demissão por conta da aprovação em concurso públicos, mas ainda assim foram exonerados, ficando sem qualquer fonte de renda.

Os candidatos aprovados no concurso também alegam que o governo promoveu outro pleito em 2006 que não tinha limite de idade e, no concurso realizado em 2009, com o limite de 30 anos, houve abertura de processo seletivo para contratação temporária mesmo com o concurso em andamento e ainda excluiu o limite de idade, confirmando que a questão da idade não tem relevância para o exercício do cargo.

No Brasil, 20 estados não adotam limite de idade para ingresso no cargo de agente penitenciário, quatro adotam a idade mínima e, destes, somente o Espírito Santo limita a idade em 30 anos. Nos outros estados a idade mínima é 45 anos.

O temor dos agentes penitenciários é que as liminares sejam todas cassadas e eles percam as vagas. O concurso realizado em 2009 não supriu toda a necessidade do sistema, o que demanda a contratação temporária, esta sem limite mínimo de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário