quarta-feira, 11 de maio de 2011

ES: Servidores do Detran suspeitos de integrar máfia dos caminhões

foto: Nestor Muller
Funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Estado estão sendo investigado por suspeita de participação na máfia dos caminhões. Além dos servidores, pelo menos mais um despachante de veículos estaria envolvido no esquema fraudulento de emplacamento de caminhões roubados.

O delegado Gilson Gomes, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), em Vitória explica: "O esquema começava com a emissão dos documentos falsos no Rio de Janeiro. Depois, os veículos eram roubados e, para legalizá-los, a quadrilha montava falsos leilões e arrematava os veículos. Aí eles eram mandados para cá, para serem emplacados". Segundo Gomes, o esquema da quadrilha movimentou, no país, cerca de R$ 2 bilhões, desde que foi posto em ação.

Ontem, a polícia prendeu a despachante de veículos Rosana Marinho Rocha Moreira, mulher do também despachante Marcelo Alves Moreira, que havia sido preso na semana passada. Os dois são acusados de integrar o esquema, que entre 2007 e 2011, teria sido responsável pelo roubo ou furto de 1. 249 caminhões no país. A mulher foi presa após prestar depoimento ao delegado Gilson Gomes, na Defa. Ela foi encaminhada a exames de lesões corporais no Departamento Médico Legal e, depois, levada para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana.

Segundo o delegado, Rosana negou envolvimento no esquema que, no Estado, seria chefiado pelo marido. "Ela disse que, apenas esporadicamente ajudava o marido com o trabalho de despachante. E só ficou sabendo do caso, após ver o nome dela veiculado numa matéria veiculada pelo Fantástico", disse Gomes.

Os advogados que acompanhavam Rosana também preferiram não fazer comentários a respeito da acusação e do depoimento da cliente.

Ainda em circulação
O delegado de Gilson Gomes informou que as investigações feitas até o momento já identificaram 135 caminhões roubados ou furtados. Desses, 21 haviam sido emplacados pelo esquema de Marcelo.

"Os outros 114, devido ao grande volume, despertaram suspeitas nas Ciretrans onde tentaram fazer o serviço, especialmente na Grande Vitória. Mas sabemos que os veículos estão circulando por aí", disse o delegado.

Órgão aguarda investigação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa, por meio de nota, que está aguardando o resultado das investigações da polícia quanto à ligação de servidores do órgão na máfia dos caminhões. Caso seja comprovada essa participação, o Detran tomará as providências cabíveis diante da situação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário