sábado, 28 de maio de 2011

ES: Governador Casagrande lança plano que pretende diminuir criminalidade. Saúde, educação e lazer contra a violência. Ação integrada de secretarias é a aposta do governo do Estado para reduzir índices de criminalidade

Infográfico sobre ações contra a violência

Frederico Goulart - fgoulart@redegazeta.com.br

Um verdadeiro choque de paz começa a ser implantado hoje nas 30 regiões do Estado que apresentam os piores dados de violência e as condições sociais mais precárias. O programa "Estado Presente - em defesa da vida" é a aposta do governo Renato Casagrande (PSB) para acalmar os índices de criminalidade, grande calo da última administração. O programa começa com o foco de oferecer, além de policiamento, programas sociais e de incentivo que vão desde cursos profissionalizantes à melhoria na condição das escolas.

Por ano

600 policiais
-
Esse é o reforço esperado no efetivo das polícias Civil e Militar do Estado a cada ano, até o fim do atual governo. O dado representa 6% do efetivo. Serão, em média, mil novos profissionais incorporados, enquanto 400 deixam os cargos.
Embalado pela queda do número de homicídios - redução que chegou a 14% nos últimos quatro meses -, o plano será lançado em Terra Vermelha, Vila Velha, com a promessa de contemplar outras 11 regiões vizinhas.

Além de ações de repressão, serão estabelecidas políticas em educação, saúde, cultura, esportes e lazer, respeitando as particularidades de cada local. Nos próximos anos, o projeto avança para o interior. A última região - ainda não divulgada - será contemplada até em 2014.

"Nosso objetivo é envolver todo o governo no combate à criminalidade", explica o secretário de Ações Estratégicas, André Garcia. Ele lembra que as 30 áreas concentram 50% dos homicídios do Estado. "Isso não significa que outros bairros vão ser menos vigiados. Nossa função é proteger toda a cidade", destaca.


Repressão
O secretário de Segurança, Henrique Herkenhoff, lembra que, no que diz respeito à metologia de trabalho nessas regiões, o foco será voltado para a identificação de criminosos e o policiamento em locais de alto risco. "Isso já está sendo feito. Não vamos aumentar o número de policiais. Queremos é melhorar a dinâmica da segurança, frisa.

"Não vai haver migração. Os criminosos não ficarão à vontade em outro lugar", André Garcia, secretário de Ações Estratégicas do Estado

Redução de homicídios nos últimos 13 meses
Mesmo antes do início do principal programa de combate à violência do atual governo, o Estado já tem o que comemorar no que diz respeito aos número de homicídios registrados por aqui. Na comparação dos últimos 13 meses com cada um dos seus meses equivalentes no ano anterior, todos registraram queda que variaram entre 11% e 37% a cada mês.

Neste ano, o número de assassinatos chegou a 623, enquanto no mesmo período do ano passado o número registrado foi 750, o que equivale a uma queda de 14,05%.

Outro dado para ser celebrado é a redução no número de crimes contra mulheres: nesses primeiros quatro meses de 2011, foram 34 homicídios; 14 a menos que no mesmo período de 2010. Entre as ações apontadas para justificar esse resultado estão a criação da Delegacia de Homicídios e Proteção às Mulheres e a padronização dos procedimentos policiais durante o atendimento às mulheres.


Análise

Ideia já funcionou em metrópoles

Pablo Lira
Co-autor do Livro
Atlas da Criminalidade no Espírito Santo

O Programa Estado Presente favorecerá a integração estratégica de secretarias estaduais e municipais no planejamento e implementação de políticas públicas que conjugam ações de prevenção primária (educação, saúde, assistência social, esportes e lazer), secundária (ordenamento territorial) e terciária (sistema prisional), bem como ações de repressão qualificada. Cidades como Nova York e Bogotá alcançaram eficiência e eficácia no planejamento no campo da segurança pública e áreas afins, no século passado, por meio de programas bem estruturados que apresentaram a integração como característica essencial. A integração é a principal característica do Programa Estado Presente. A sociedade capixaba ganhará muito em segurança e qualidade de vida com o sucesso desse programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário