sábado, 7 de maio de 2011

ES: "Corrupção é sistêmica no Detran", declara diretor do Departamento de Trânsito

João Felício Scárdua é diretor do
Detran no Espírito Santo
"O cidadão de outro estado dava declaração de próprio punho de que morava no Espírito Santo, em tal lugar, baseado em uma lei de 83. Eu fiz um estudo, baseado em outra legislação, e já baixei uma instrução de serviço e já estanquei esse buraco aí. Estou exigindo um comprovante de residência. Com isso, eu acabei com essa sacanagem ali." disse.

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), João Felício Scárdua afirmou que a corrupção no órgão é "sistêmica" em entrevista na Rádio CBN Vitória (93,5 FM), na manhã desta sexta-feira. A frente da administração há apenas alguns meses, desabafou sem medir palavras que "vem cortando reto" e que está vivendo "um inferno na torre", de tantos problemas que o Detran registra. O mais grave, segundo ele, é a corrupção.

Fraude no IPVA
Scárdua relata o que já identificou e o que está fazendo para combater as irregularidades. É o caso dos escritórios clandestinos no interior para emplacamento de carros de outros Estados com IPVA mais barato - reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. "O cidadão de outro estado dava declaração de próprio punho de que morava no Espírito Santo, em tal lugar, baseado em uma lei de 83. Eu fiz um estudo, baseado em outra legislação, e já baixei uma instrução de serviço e já estanquei esse buraco aí. Estou exigindo um comprovante de residência. Com isso, eu acabei com essa sacanagem ali." disse. 

Carteiras e clínicas
Scárdua também aponta outros esquemas, como o de compra e venda de carteiras de habilitação. "A gente está 'cortando reto' nessas questões. Eu estive em Guaçui e descobri duas pessoas fazendo isso e já passei os nomes para a Polícia. Fábrica de placas clandestina em Colatina, já passei para a polícia e ela fechou. Esse esquema de corrupção e é histórico e sistêmico dentro do Detran, nas CFC'se eu estou atacando tudo isso com o apoio integral da Polícia Civil", confirmou o diretor do Detran-ES.

Taxas
João Felício Scárdua também falou sobre o programa CNH Social, que já está em fase de finalização. E sobre a redução de taxas cobradas pelo Detran-ES, o diretor disse que existe "a tentativa de se equiparar com preços de Estados vizinhos" e que o estudo sobre os valores será entregue ao governador em 60 dias. Scárdua afirmou também que "o governador tem vontade política de baixar."

Com essas declarações e ações de combate à corrupção, Scárdua acredita que pode chegar ao final de 2011 com o departamento "muito mais cidadão" do que o que ele encontrou quando assumiu. "Não quero fazer nenhuma crítica a ninguém que passou por aqui. Eles fizeram o trabalho deles", completou.

Máfia dos caminhões
Com relação à máfia dos caminhões, também denunciada em reportagem nacional, ele afirmou que dos 21 caminhões envolvidos, nove foram identificados em Venda Nova do Imigrante. "Dois despachantes, um casal, eu tirei do sistema, descredenciei, e já foi pedido mandado de prisão. E comuniquei a polícia e ao conselho regional de despachantes e sindicato. Eles também vão expulsar de lá." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário