segunda-feira, 2 de maio de 2011

PARABÉNS BOM JESUS DO NORTE: Cerimônia na Praça Astolfo Lobo, comemora os 47 anos de emancipação de Bom Jesus do Norte

Silvia Regina Barreto Tavares (Presidente da Câmara de Vereadores de BJN-ES), Branca Motta (Prefeita de Bom Jesus do Itabapoana-RJ), dr. Adson (Prefeito de BJN-ES), João da Silva Baptista (ex-prefeito de BJN-ES), Dra. Maria Aparecida Bazani (Promotora de Justiça da Comarca de BJN-ES), e Pedro Chaves de Oliveira Júnior (Vice-Prefeito de BJN-ES e secretário Municipal de Planejamento Habitação, Trabalho e Desenvolvimento Urbano). Foto: Marcelo Artes Fotográficas


Município comemora com atos cívicos o 47º aniversário de emancipação – um pouco de sua história

Com a presença de autoridades dos Três Poderes, Bom Jesus do Norte comemorou no último dia 29/4 os 47 anos de emancipação política. Na ocasião o prefeito Dr. Adson agradeceu a população pelo apoio e justificou o fato da não realização da tradicional Festa de Abril, evento criado justamente para essa celebração, que costuma atrair muitos visitantes. Segundo ele, a festa não aconteceu em razão de o município ainda se encontrar no decurso do Estado de Emergência decretado por causa das últimas cheias do Rio Itabapoana, prometendo para outubro – data do padroeiro, “uma bela festa para todos”.

Além do prefeito Dr. Adson e do vice-prefeito Pedro Chaves, estiveram presentes ao hasteamento das bandeiras do município, do estado e do país, a presidente da Câmara municipal, vereadora Silvia Regina, a prefeita do município vizinho de Bom Jesus do Itabapoana Branca Motta e a promotora de Justiça Dra. Maria Aparecida Bazani, além do primeiro prefeito eleito pelo voto popular, João da Silva Baptista.

Após a execução dos hinos as escolas realizaram emocionantes apresentações cívicas. Ao final, o prefeito repartiu o bolo de aniversário entre os que se fizeram presentes.

História
Apesar de se chamar Bom Jesus do Norte, o município é localizado no extremo Sul do Estado do Espírito Santo. O “Norte” em seu nome não teve razões geográficas; obedeceu ao desejo de se homenagear o município vizinho de Bom Jesus do Itabapoana/RJ por famílias e comerciantes de lá que se estabeleceram aqui após a inauguração do terminal ferroviário em 1914.

Aquele município limítrofe (ligado por duas pontes sobre o Rio Itabapoana, que delimita a fronteira ES/RJ) era referência na época por ser mais desenvolvido, e fica localizado no Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

Aliás, houve um tempo em que se cogitou mudar o nome de Bom Jesus do Norte para Bom Jesus do Sul, o que iria evitar a natural confusão, mas a maioria da população se mostrou desfavorável.

Até o ano de 1963 Bom Jesus do Norte era distrito de São José do Calçado, distante 13 km. Em 13/12/63, pela Lei 1911 foi emancipado e teve a instalação efetivada em 9/4/64. A população, segundo o censo 2010 do IBGE é de 9.476 habitantes (densidade demográfica de 106,45 hab. x km2). O padroeiro é São Geraldo Majela (sobrenome também grafado com ´g´), cuja data é 16/10. Dista 217 Km da capital do Estado, Vitória, tem uma extensão territorial de 89,02 km2 e localiza-se a uma altitude de 108m em relação ao nível do mar.

A agropecuária é a economia básica do município, destacando-se a criação de bovinos e o cultivo de café. A Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana – CAVIL é uma das mais importantes beneficiadoras do leite e seus derivados no Espírito Santo. A CAVIL, até então genuinamente bom-jesuense-do-norte, estabeleceu sua fábrica no município vizinho em 2008, mas mantém fortes vínculos econômicos e estreitos laços de fraternidade e de identidade com Bom Jesus do Norte.

Há também a fábrica de linhas de costura Polycron, cujos produtos são exportados para outros estados e até para outros países.

Bom Jesus do Norte possui uma agência do Banestes, uma do Sicoob e uma casa lotérica. Nos aspectos culturais destacam-se a Festa de Emancipação, realizada no mês de abril; a Festa de São Geraldo Majela, em outubro; Folia de Reis; Dança Capoeira; Bonecos do Tupy Dancing Clube; Banda de música Dercílio Pires.

Belas cachoeiras e quedas d´água, locais propícios à pesca e ao camping são os mais destacados aspectos turísticos.

O gentílico de Bom Jesus do Norte é “bom-jesuense-do-norte” (muitos grafam erroneamente norte-bonjesuense ou simplesmente bonjesuense). Sua gente simples, alegre e acolhedora inspirou o cognome “Cidade Sorriso” para a cidade que tem como ícone do esporte o clube de futebol Ordem e Progresso (possuidor de estádio próprio), fundado em 1914, carinhosamente chamado de “O mais querido”, ou "Canarinho", dada a semelhança de suas cores com essa ave, o verde e o amarelo.

Na imprensa, a Revista Status é o veículo impresso mais antigo em circulação: 20 anos. Além da Status, há o Jornal Itabapoana.

O atual prefeito é o Dr. Adson Azevedo Salim, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, eleito em 2008 para governar no período 2009/2012. Seu vice é Pedro Chaves (PMDB).

Veja mais imagens do evento em www.abcapixaba.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário