terça-feira, 31 de maio de 2011

CAMPOS DOS GOYTACAZES: “Depósito” de veículos roubados no Alphaville

Na casa de Marquinho do Trio, no Alphaville, policiais encontraram veículos roubados, entre eles um Golf, com placa do Espírito Santo

Policiais militares do Serviço Reservado (P-2) e do Grupo de Ações Táticas (GAT-I) prenderam no início da tarde de ontem o comerciante Marcos Andrade Gomes, de 39 anos, o Marquinho do Trio, morador no Parque Alphaville, em Campos. Em sua casa, os policiais teriam localizado três veículos roubados, um par de placas e documentos de uma caminhonete roubada em Guarus no ano passado. Marcos pode ser autuado por receptação. De acordo com denúncias, a casa estaria servindo como depósito de veículos roubados.

Informações odiariorj.com - foto: Carlos Emir

Novos vídeos revelam que acidentes com cavalos de pau em Santana eram rotina


Bebida sem controle, falta de proteção e muitos acidentes. É assim, ano a ano, a Festa da Juventude, em Santana do Ipanema. Com o apoio e liberação da prefeitura local, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a festa atrai centenas de pessoas, quem nem sempre saem ilesas aos acidentes dos cavalos de pau dados por motoristas.

A festa ocorre sempre nos meses de julho, no campo de aviação do município. A preparação para a disputa, com treino dos motoristas, resultou na morte de um passageiro no domingo (29), arremessado para fora do veículo após uma camionete capotar.

Em 2010, a 48ª edição da festa registrou vários acidentes, deixando, inclusive, pessoas feridas. A prova do risco está na quantidade de vídeos que circulam na Internet com flagrantes. O Tudo na Hora pesquisou no You Tube e encontrou pelo menos nove vídeos com acidentes filmados (veja abaixo). Em um dos casos, o acidente ocorreu no domingo, mesmo dia em que ocorreu a morte do passageiro.

Em muitos dos acidentes, jovens comemoram a virada dos veículos, após manobras mal sucedidas. Em uma das gravações, duas jovens ficaram feridas após um Monza invadir a área reservada aos espectadores - elas foram socorridas e levadas ao hospital.

Ainda na Festa da Juventude de 2010, após um Pálio capotar e atingir a área das pessoas que estavam na arquibancada (protegidas apenas por um fino alambrado), três viaturas chegam em menos de 20 segundos ao local – duas do Samu e uma do Corpo de Bombeiros. Outra ambulância fica próxima, apenas assistindo, pronta para ingressar na pista a qualquer momento.

Em outros vídeos, jovens mostram – com orgulho – que a preparação para a competição é regada à cerveja. A preocupação parece passar distante de quem frenquenta o local.

O risco é tamanho que a estrutura de atendimento a feridos inclui quatro ambulâncias, com bombeiros, médicos e auxiliares de enfermagem, prontos para atender as ocorrências em segundos.

Para a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, a festa exige itens de segurança e afirma que nunca ocorreu acidentes graves durante as edições da Festa da Juventude.

Questionada sobre os vídeos que aparecem com acidentes na Internet, ela diz que “só vi um capotamento até hoje, sem problema nenhum”. “Eles pegam os carros e preparam, são carros velhos. Então os capotamentos são sem nenhuma consequência. Mas eu não nego que é perigoso, porém, nunca houve mortes. Eu vi essa festa nascer. Antigamente os cavalos de pau eram dados no meio na rua, e o risco era bem maior”, alegou.
Bulhões reconheceu que a festa é realizada com apoio do poder público e conta com a liberação dos órgãos de segurança. “Prova disso é que temos a participação da políca, dos Bombeiros. Nunca houve nada grave”, afirmou.

Edição 2011 ameaçada
Apesar de toda “segurança”, a edição de 2011 da Festa da Juventude, marcada para julho, está ameaçada. O motivo foi o acidente do último domingo (29), que matou Robson de Souza Silva, de 32 anos. Sem cinto de segurança, ele foi arremessado pela janela do carro durante um cavalo de pau que deu errado e resultou no capotamento de uma camionete.

Segundo a prefeita, a realização da festa em 2011 dependerá de uma reunião entre órgãos públicos. “Esse acidente pode até mudar o rumo dessa festa. A gente sabe que são 48 anos tradição, e a gente sempre realiza com muita segurança, muita exigência. O treino desses rapazes foi totalmente irregular, ninguém tinha conhecimento. Se a polícia soubesse, iria coibir. Nós ficamos atentos nessa época que antecede a festa”, disse.

Renilde Bulhões alega que os veículos e espectadores que estavam no local entraram de forma clandestina no campo de aviação. “Eles devem ter invadido. Lá é cercado e com cadeado na porteira. Além disso, o carro que eles estavam não é um carro apropriado. Ele tem que ser rebaixado. A gente já tem uma parceira com Detran, polícia, e não poderia um carro daquele estar lá. Muito menos sem cinto de segurança”, destacou.

O Ministério Público também se pronunciou nesta terça-feira (31) e informou que vai pedir a proibição de “rachas” durante o Festival da Juventude. Os promotores de Justiça do município serão convocados pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, para traçar uma estratégia para impedir a prática durante o evento.

PS - Quatro vídeos foram excluídos do You Tube após esta reportagem.

ES: Tribunal de Contas decide analisar todas as contas de Fundão a partir de 2009. Umberto Messias prometeu rigor na auditoria

EDUARDO FACHETTI - GAZETA ONLINE
foto: Reprodução
Umberto Messias
Umberto Messias prometeu rigor na auditoria


O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) decidiu fazer uma auditoria especial em contratos assinados pela Prefeitura de Fundão desde janeiro de 2009. A sugestão, do conselheiro Sérgio Aboudib, foi recebida pelo presidente do órgão, Umberto Messias, que destacou que o escândalo causado pela "Operação Tsunami", no último dia 27 de maio, foi o motivo para que o Tribunal optasse por analisar as contas daquele município.

Seis secretários de Fundão foram presos na operação do Ministério Público Estadual (MPES), que aponta a existência de uma organização criminosa, que se debruçaria, de acordo com as investigações, sobre fraudes em licitações e desvios de verbas. O presidente do TCES prometeu rigor na auditoria.

"Não há um prazo estimulado, mas vamos começar este trabalho o mais rápido possível. Assim que forem identificados os principais pontos de dúvidas do MPES, através dos processos. Também poderemos descobrir mais alguma coisa que possa ser irregular", frisou.

Segundo Messias, um grupo de auditores deverá ir até Fundão nos próximos dias, a partir de esclarecimentos que já foram pedidos ao MPES. A ideia é fazer uma auditoria mais focada nos pontos de dúvida, como explicou o controlador-geral técnico do TCES, José Antônio Vieira.

"Numa auditoria especial, como é o caso, eu estimo o tempo de análise e permanência dos técnicos no local a partir dos fatos apontados. Vamos levantar os fatos e estimar quanto tempo será necessário. Ainda não temos essa noção, porque é preciso ver o que foi apontado pelo Ministério Público, o que já foi dito pela imprensa e quais são as denúncias", ressaltou Vieira.

Auditoria foi feita há um mês

Em abril passado, o Tribunal de Contas encerrou uma auditoria regular em contratos da Prefeitura de Fundão celebrados entre os anos de 2007 e 2009. Novamente, a análise das contas partiu de uma denúncia do Ministério Público, que apontou indícios de uso indiscriminado de telefones celulares, abastecimento de carros particulares com uso de cota municipal, prática de nepotismo e fraudes em licitações.

O relatório dessa visita ainda não foi concluído e a equipe técnica também não pode afirmar, por enquanto, se as novas denúncias se referem aos mesmos documentos já auditados. Caso algum processo seja identificado como irregular, a punição pode variar de multa - para os casos mais simples - a ressarcimento dos danos ao erário, com valores atualizados e retroativos à época da fraude.

APIACÁ: Justiça impede Câmara de investigar suspeitas de irregularidades em Apiacá. Comissão foi instaurada no início do mês para apurar pelo menos sete supostas irregularidades cometidas na gestão de Humberto de Souza

Mais uma série de inídicios de corrupção em prefeitura sinaliza para os "maus momentos" da política no interior do Espírito Santo. Depois do prefeito de Santa Leopoldina ser cassado pela Câmara e de vice-prefeitos não atuarem em suas funções em pelo menos três cidades do Estado, no município de Apiacá também há várias suspeitas de irregularidades levantadas em denúncias da Câmara municipal. No entanto, um impasse entre vereadores e prefeitura impede que uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) tenha andamento.

A Comissão foi instaurada no início do mês para apurar pelo menos sete supostas irregularidades cometidas na gestão do prefeito Humberto Alves de Souza (PRP), o Betinho. Entre elas nomeação de funcionários fantasmas, fraudes em licitações, irregularidades no serviço de transporte escolar do município e acusação de uso indevido de carros oficiais por prefeito e assessores.

Com cinco dos nove vereadores da Câmara, a oposição aprovou a instauração da CEI no dia 9 de maio, mas os aliados do prefeito conseguiram evitar o andamento das apurações. A vereadora Celi Alves (PMDB) solicitou à Justiça que suspendesse os efeitos da Comissão alegando irregularidades na instalação dela. A liminar foi concedida na última sexta-feira (27).

"Não concordamos. Só vereadores da oposição participam dessa Comissão. Além disso, são várias denúncias ao mesmo tempo, elas não têm um único fator determinante que justifique a CEI.  Nós (oposição) nos sentimentos lesados, somos contra a forma que a CEI foi montada", afirmou Celi.

Medida tem viés político, diz prefeitura

O assessor jurídico da Prefeitura de Apiacá, Allan Faial, afirmou que a proposta da oposição tem exclusivamente viés político. "Grande parte das irregularidades apontadas são genéricas. Para uma Comissão de Inquérito é necessário um objetivo determinado para apuração", enfatizou.

O presidente da Comissão de Inquérito, vereador Fábio Oliveira (PPS), e o presidente da Casa, Josias Milani da Silva (PSC) não quiseram comentar a situação por telefone.

"Vice-prefeito de Presidente Kennedy é quem manda em Apiacá", apontam vereadores

Entre as irregularidades levantadas pelos vereadores está a de usurpação de função pública. De acordo com trecho da denúncia, o vice-prefeito de Presidente Kennedy, Édson da Rocha Nogueira (PTB), "é quem de fato manda na administração (de Apiacá) pois todas as decições administrativas devem passar pelo seu crivo".

A denúncia vai ao encontro de recente declaração do prefeito de Presidente Kennedy, Roberto Quinta (PTB), ao jornal A GAZETA. Ele afirmou que Nogueira não trabalha em Presidente Kennedy, mas atua em Apiacá.

O assessor jurídico da Prefeitura de Apiacá, Allan Faial, minimizou a influência política de Nogueira e afirmou que ele é apenas um conselheiro voluntário do prefeito Humberto Alves. "Edson é apenas conselheiro de Betinho (prefeito Humberto Alves), nunca assinou nenhum documento na prefeitura. Ele ajuda em alguns momentos, o que é benéfico porque não gera custos. A denúncia é descabida", frisou.

ES: Delegados e policiais acusados de extorsão denunciados à Justiça. Entre os denunciados pelo Ministério Público estão os delegados Márcio Braga e Luiz Neves; 4 investigadores, um escrivão e um advogado

Letícia Cardoso -A Gazeta
foto: Gildo Loyola - NA
Luiz Neves e Márcio Braga
Luiz Neves e Márcio Braga

Crimes citados na denúncia

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa

Art. 339 - Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente

Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem

Lei n° 4.898/65 - Regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos casos de abuso de autoridade.

O Ministério Público Estadual ofereceu denúncia à Justiça nesta terça-feira (31) contra os delegados Márcio Braga e Luiz Neves; os investigadores de polícia Fábio Malheiros, Hilário Roger Nascimento, Alex Sandro Serrano e David da Silva Carvalho; o escrivão Marcos Ermani e o advogado Jorge Teixeira Nader.

Entre os crimes os quais os oito foram denunciados estão: formação de quadrilha, denunciação caluniosa, extorsão, corrupção, tortura e abuso de poder. Na denúncia, os promotores do Grupo Especial de Trabalho Investigativo (GETI) ainda pedem o afastamento cautelar dos policias e delegados e a decretação de prisão preventiva dos denunciados.

A denúncia oferecida pelo MP teve como respaldo o inquérito policial da Corregedoria da Polícia Civil. O Ministério Público, que também acompanhou as investigações da Corregedoria, destaca que "os denunciados, utilizando-se de seus cargos junto à Polícia Civil, formavam, dentro da Delegacia de Segurança Patrimonial da Serra, uma verdadeira organização criminosa, articulada e estruturada para o cometimento de crimes de extorsão, corrupção, abuso de poder, denunciação caluniosa, tortura, dentre outros".

Na peça entregue à Justiça, os promotores narram os fatos denunciados por vítimas dos delegados, como os do estelionatário Jonílson Ferreira Rodrigues, um dos primeiros a denunciarem os policiais e delegados à Corregedoria. As investigações revelaram, destaca o Ministério Público, que o advogado Jorge Teixeira Nader integrava, juntamente com os demais denunciados, o esquema de extorsão montado dentro da Patrimonial.

A denúncia foi entregue à Justiça Criminal da Serra e será distribuída. O juiz responsável passa agora a analisar as peças e decidir se aceita o material. Se aceitar, os policias, delegados e advogados passam a responder a uma ação penal.

Os delegados Márcio Braga e Luiz Neves e os policiais estão presos desde o dia 13 de maio. Por decisão judicial, o caso está sob segredo de Justiça desde o último dia 20. O juiz Marcelo Loureiro, quem decretou a prisão dos acusados, afirmou que a decisão foi tomada para assegurar a integridade física das vítimas que denunciaram os acusados à Corregedoria de Polícia.
Pela ordem. Marcos Marcelo Sartório Ernani: escrivão da mesma delegacia; Ilário Roger Nascimento Borges: investigador; Fábio Loureiro Malheiro: investigador; Davi da Silva Carvalho: investigador; Alex Sandro Serrano de Almeida: investigador

BA: Corregedoria assume delegacia na Bahia, após prisão de policiais. Oito oficiais, inclusive o delegado, foram presos na Operação Esfinge. Delegacia fica no município de Camacan, no sul da Bahia

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Operação prende quadrilha formada por policiais na Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Agentes da Corregedoria da Polícia Civil assumiram nesta terça-feira (31) o comando da delegacia de Camacan, no sul do estado. A medida foi tomada depois que todos os oito oficiais da unidade policial foram presos, inclusive o delegado titular, na Operação Esfinge, iniciada nessa madrugada. Os oficiais e o delegado serão encaminhados para a sede da Corregedoria da Polícia Civil em Salvador. Os 27 detentos que estavam presos na delegacia da cidade vão ser transferidos para o presídio do município de Itabuna.

Dezessete pessoas foram presas na Operação Esfinge, que teve por objetivo cumprir 21 mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão na capital baiana e nos municípios do interior do estado, expedidos pelo juiz Fábio Mello Veiga, da Vara Crime da comarca de Camacan.

A ação realizou sete flagrantes, sendo dois por peculato (crime contra administração pública), e cinco portes ilegais de arma, realizadas por cinco promotores de Justiça, o diretor da Depin (Delegacia de Polícia do Interior), Edenir Cerqueira, o corregedor da Polícia Militar Marconi do Nascimento.

A ação foi executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais do Ministério Público Estadual (Gaeco), do Ministério Público Estadual, junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Corregedorias das Polícias Civil e Militar, com efetivo total de 131 policiais.

Traficante mistura gasolina e até vermífugo à cocaína e ao crack. Inmetro e Instituto de Criminalística fazem mapeamento inédito

A cocaína e o crack vendidos em bocas de fumo no país são misturados a gasolina, cafeína, fermento, anestésicos e até vermífugo.

Em alguns casos, a droga é o que menos compõe os papelotes e pedras comercializadas por traficantes. A identificação dos produtos misturados às drogas foi feita pela primeira vez pelo Inmetro e o ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) do Rio.

O objetivo é produzir uma cartilha para que médicos considerem também o efeito dessas substâncias durante o tratamento.

Polícia e usuários sempre souberam que traficantes misturam pós brancos mais baratos que as drogas, como cal e fermento, para lucrar.

Mas a análise, com base em apreensões feitas pela polícia do Rio em 2009 e 2010, surpreendeu os peritos.

Em quase metade das amostras de cocaína em pó analisadas, houve presença de anestésico local. O objetivo é ludibriar o usuário sobre a pureza da droga.

"Para saber se o pó é bom ou não, o usuário coloca na língua e vê se fica dormente. O traficante, sabendo disso, põe um anestésico, vendido em farmácia, que tem esse efeito. Por isso não aparece no crack", disse Bruno Sabino, perito do ICCE e pesquisador do Inmetro.

A substância diminui os batimentos e, associado à cocaína, pode levar à parada cardíaca.

O adulterante mais comum é a cafeína, achada em 58% das amostras de cocaína. Ainda raro, mas preocupante, é o aparecimento do levamisol, vermífugo usado em cavalos. Nos EUA, a substância está em 70% da coca.

"O médico, às vezes, desconhece a intoxicação [de outras substâncias]", disse o diretor de programa do Inmetro, Wanderley de Souza.

Presentes em quase todas as amostras, resíduos de gasolina ou óleo diesel podem causar câncer. Os produtos são usados na purificação da droga até o produto final.

Outra surpresa é a concentração de cocaína -droga usada também na produção de crack. Em média, apenas 20% do pó é, de fato, cocaína. No crack, a droga é cerca de 50% da pedra.

"Com esse tratamento, podemos saber os tipos de crack e cocaína vendidos no Rio e tentar identificar os fornecedores", diz Sabino.

As substâncias encontradas em cada apreensão podem ajudar a identificar o fornecedor da droga. A Polícia Federal monitora vendas excessivas de produtos lícitos usados na produção.

Pessoas já foram presas por desvio de cafeína, por exemplo.

Informações Follha on line.

AGORA VAI

"Espólio de um Déspota": A realidade da Educação no Espírito Santo escrita a socos e ameaças. A relação de respeito entre aluno e professor foi substituída por agressões. A face cruel que vive a Educação deixa medo e traumas



"A dor física passou, mas a dor psicológica não". O desabafo de uma educadora agredida por aluno em uma escola estadual na Serra retrata a realidade vivida por professores em muitas unidades de ensino do Espírito Santo e em todo o país. A relação de respeito que existia entre aluno, professor e escola foi deteriorada com o passar dos anos e, aos poucos, substituída por atos de violência, vandalismo, xingamentos e ameaças. O medo e os traumas são as sequelas mais evidentes desta face cruel que vive a Educação.

Os casos de agressões sofridas por professores, coordenadores, diretores e funcionários das escolas são frequentes, mas o medo de represálias faz com que as vítimas não denunciem, e assim mascaram uma realidade dolorosa que acontece no ambiente escolar e que transforma a prazerosa tarefa de educar em temor. Por isso, os personagens desta reportagem especial não terão os nomes divulgados. As instituições de ensino onde ocorreram os casos também não serão identificadas.

SP: Policial militar indicava locais para ataques de quadrilha em SP, diz Deic. Suspeitos de furtos a caixas eletrônicos foram presos pela Polícia Civil. Operação já prendeu 26 pessoas, sete nesta terça.

Delegado do Deic e subcorregedor da PM
falaram sobre prisões de policiais militares
(Foto: Juliana Cardilli/G1)
Um soldado da Polícia Militar preso nesta terça-feira (31) durante uma operação do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) era o responsável por indicar aos integrantes da quadrilha da qual fazia parte os tipos de crimes a serem cometidos e os locais a serem atacados. De acordo com o Deic, além de caixas eletrônicos, os suspeitos também tinham como alvos agências dos Correios e condomínios. Vinte e seis pessoas já foram presas desde o início da operação – sete apenas nesta terça.

Leia mais em O número de policiais militares que são investigados não foi divulgado. Entretanto, nesta manhã a assessoria de imprensa da PM informou que 26 policiais são atualmente investigados pela corporação por suspeita de envolvimento no roubo e furto de caixas eletrônicos.

ES: Governador Renato Casagrande assina decreto que regulamenta "Bônus Desempenho" que beneficiará mais de 17 mil profissionais da educação

O governador Renato Casagrande assinou, na manhã desta terça-feira (31), no auditório da Escola Estadual Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, o decreto que regulamenta o Bônus Desempenho, destinado a reconhecer, estimular e valorizar o esforço de profissionais que atuam na rede estadual em prol da melhoria contínua da qualidade da educação pública capixaba. No total, 17.039 profissionais da educação serão contemplados.

“Temos ainda muitos investimentos para fazer no ensino público e o Bônus é uma das ações para avançarmos em direção à melhoria da qualidade da educação em nossas escolas. Essa remuneração também se transforma numa competição sadia, em que algumas unidades escolares serão modelos de desempenho para as outras, com premiação a diversos profissionais envolvidos na educação dos jovens”, destacou o governador.
Renato Casagrande: O Bônus é uma das ações para avançarmos em direção à melhoria da qualidade da educação. Professores e autoridades participaram do evento
Renato Casagrande também disse que o ensino público deve ser compromisso não somente de educadores, mas de todos os envolvidos na comunidade escolar, como alunos e familiares, além dos moradores do entorno. “Vamos ampliar os investimentos na área, com novas tecnologias, mais esportes, cultura e lazer, para que o ambiente de convívio harmônico torne a educação mais prazerosa e facilitada. Mas é fundamental que a sociedade capixaba se envolva nessa construção de uma escola mais acolhedora e atrativa para os alunos”, disse.
Renato Casagrande: O Bônus é uma das ações para avançarmos em direção à melhoria da qualidade da educação. Professores e autoridades participaram do evento
O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, afirmou que o benefício é um compromisso cumprido com os professores da rede estadual. “É uma forma de retribuir aos educadores pelo trabalho e desempenho conquistado no aumento da qualidade do ensino. Ao longo do tempo, certamente eles terão uma participação maior em nossos debates para aperfeiçoarmos todo este processo”, destacou.
Klinger Barbosa assina o decreto do Bônus Klinger Barbosa, secretário de Estado da Educação
Prêmio
O Bônus Desempenho é um prêmio em dinheiro, concedido anualmente aos profissionais que atuam em escolas e outras unidades da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), calculado com base em indicadores coletivos e individuais.

Por esse critério, 17.039 profissionais vão ser contemplados, entre os quais 12.803 professores. O valor desembolsado para o Bônus será de R$ 17.039.238,76.
O governador também visitou as salas de aula
O decreto assinado pelo governador determina que o profissional da Sedu pode receber até um salário a mais por ano, conforme os resultados apurados pela unidade de ensino onde exerce suas funções e o seu desempenho individual.

O benefício será concedido aos profissionais que tenham permanecido por, pelo menos, 2/3 do período compreendido entre 1º de maio e 31 de outubro do ano avaliado, numa mesma escola ou unidade administrativa da Sedu.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Governo do Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
27 – 9945-7534
rodolfo.leal@seg.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Sedu

Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br /aanunes@sedu.es.gov.br/
kpgbissoli@sedu.es.gov.br /mgsraibero@sedu.es.gov.br
Twitter: @sedu_es
Texto: Rodolfo Harckbart e Gustavo Rosa

"Espólio de um Déspota": E O MAR VIROU DESERTO.....visite Itaipava antes que acabe. Porto tende a desaparecer

Isso aconteceu depois da construção de um píer que seria a solução para resolver um antigo problema de embarque e desembarque do pescado.

O porto de Itaipava, em Itapemirim é considerado o maior terminal pesqueiro do Estado, com cerca de quatrocentos barcos de pesca é referencia na área pesqueira e proporciona centenas de empregos direta e indiretamente, o que deveria ser uma vitrine municipal está se tornando um transtorno, comerciantes locais e pescadores reclamam que o porto se tornou um estaleiro a céu aberto.

Isso aconteceu depois da construção de um píer que seria a solução para resolver um antigo problema de embarque e desembarque do pescado que até hoje é retirado de forma primitiva com o pescado sendo conduzido nas costas do pescador como se fosse uma estiva. Atualmente 95% dos barcos realizam essa atividade nos municípios de Guarapari e Piúma, deixando o município de arrecadar com essa atividade, pois compram seu rancho nesses locais, segundo informações de um dono de barco.

No local existe uma das maiores empresas do Brasil, a ATUM do Brasil que exporta pescados para vários países. O impacto econômico pode ser percebido no local com empresas fechando suas portas e desempregando centenas de pessoas que atuam no ramo da indústria do pescado e gelo. Um supermercado que fazia o rancho dos barcos também teve a suas atividades encerradas devido a debandada dos pescadores para outros portos.

“Com a água parada está havendo acúmulo de lama negra que se assemelha a lama de mangue que possui odor fétido e inclusive está aparecendo alguns caranguejos azuis típicos de manguezais” disse um pescador. Durante a reportagem pudemos constatar um barco tendo dificuldade para se deslocar e realmente pudemos flagrar alguns desses caranguejos.

Um comerciante que não quis se identificar, diz que uma solução paliativa seria a construção de um trapiche de pelo menos 200 metros para que os barcos pudessem ao menos descarregar o pescado com mais facilidade, pois os barcos maiores atolam antes da descarga dos produtos que tem de ser arrastados nas costas.

O secretário de pesca de Itapemirim José Mauro Salles garantiu que existem projetos para solucionar esse problema e que em breve essa questão será resolvida.

 
 
 
Fonte: Redação Maratimba.com. Fotos:Adriano Costa Pereira.

LITORAL SUL CAPIXABA x BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ: Policiais civis de Marataízes localizaram veículo que teria sido furtado em Bom Jesus de Itabapoana

Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Marataízes localizaram, no domingo (29), na zona rural do município, na localidade de São João de Calafate, mais um veículo que teria sido furtado no dia 17 deste mês, em Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro. De acordo com o delegado Edson Lopes Jr., nas últimas duas semanas, cinco motocicletas também foram recuperadas pela Polícia Civil, furtadas em Marataízes, Minas Gerais e Serra. Todos os veículos tiveram as placas substituídas por placas frias e os chassis foram adulterados. Os proprietários de todos os automóveis foram localizados e estão sendo restituídos.

“As investigações já identificaram algumas pessoas envolvidas nos crimes. Tudo indica que seja uma quadrilha responsável por furto, receptação, desmanche de veículos, troca de peças de motos e adulteração de chassis. O inquérito possui dados sigilosos e será fechado até o próximo mês”, concluiu o delegado.

PS. Aguardem! Os bonjesuenses se surpreenderão!

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br
Texto: Priscilla Calmon

BOM JESUS DO NORTE-ES: Edital de Alunos: CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

SUL CAPIXABA: POLÍCIA RECUPERA CARGA DE CIGARROS ROUBADOS

Por Ronaldo Índio Brasil - Folha ES

A policia militar con­seguiu recuperar, na manhã de on­tem, uma carga de 831 grosas de cigar­ros de várias marcas da empre­sa Souza Cruz. Os produtos ha­viam sido tomados em assalto por volta das 7h, na localidade Desengano.

Segundo o motorista que transportava a carga, ele foi ren­dido por dois homens armados que estavam em um Renault Clio nas margens da rodovia que liga Cachoeiro a Muqui. O caminhoneiro foi rendido e le­vado a um lugar desconhecido onde permaneceu preso dentro do carro com a cabeça para bai­xo.

Enquanto isso, os assaltantes realizavam o transbordo para outro veiculo, e logo em segui­da fugiram deixando o motoris­ta com o carro da empresa já va­zio. Enquanto os funcionários faziam a ocorrência, a RP 1756 de Itaóca Pedra recebeu uma de­nuncia de que dois veículos em atitudes suspeitas haviam inva­dido uma propriedade da região com uma pick-up Corsa e um Renault Clio.

Sem saber do que estava acontecendo, os policiais Mar­celo e sargento Gama realiza­ram buscas e encontraram es­condido dentro de um matagal a carga de cigarros roubada. Logo depois chegou o reforço policial do GAO e P2 e começaram a procurar os ladrões.

Toda a carga foi apreendi­da e levada para o DPJ onde os funcionários da Souza Cruz que confeccionava o boletim de ocorrência receberam a in­formações que os militares ha­viam encontrados a carga. Após serem contabilizados, a PM en­controu 831 grosas de cigarros num total de oito mil trezentos e dez maços avaliados em qua­se R$ 34.000.

A mercadoria foi devolvida a empresa e até o fechamento nin­guém havia sido preso, porem os policiais continuam as buscas para capturar os assaltantes.

ES: Polícia prende Léozinho Prostituto, acusado de comandar o crime em região de Vila Velha

Nuno Moraes - A Gazeta
foto: Nestor Müller - AG

prisão do traficante e assassino Prostituto polícia
Prisão de Léozinho Prostituto


Está na cadeia um dos criminosos que aterrorizava a região da Grande Santa Rita, em Vila Velha: Leonardo Moraes de Souza, o Léozinho Prostituto, 19 anos. Ele foi preso na manhã desta terça-feira (31) no esconderijo dele, no bairro Marcílio de Noronha, em Viana.

Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Grupo de Apoio Tático e Inteligência (GOT) da Polícia Civil realizaram a operação, simultaneamente, em Vila Velha e Viana. O resultado, além da prisão de Léozinho Prostituto, foi a condução de outros 16 suspeitos à delegacia.

Segundo informações do delegado José Lopes, titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vila Velha, a prisão de Léozinho Prostituto aconteceu após oito meses de investigações, desde a última fuga dele, da Unis, em outubro do ano passado.

"Estávamos à procura dele. Desde que passamos a realizar operações constantes na região onde ele atuava, o Léozinho Prostituto saiu do bairro. Tem quase dois meses que ele estava escondido em Viana", disse Lopes.

Mesmo distante, Léozinho Prostituto continuava a comandar o crime na Grande Santa Rita. Tráfico de drogas e crimes contra a vida estão entre as acusações contra ele. Desde outubro do ano passado, cerca de 60 pessoas teriam sido baleadas na região - algumas morreram -, em tiroteios ocorridos entre a gangue do preso e os rivais dele.

Na DCCV-Vila Velha existem 21 inquéritos instaurados, onde o nome de Léozinho Prostituto aparece como suspeito ou acusado de crimes. "Isso sem contar os inquéritos que estão em delegacias distritais, mas que devem vir para cá, para serem concluídos", disse o delegado-adjunto Marcos Vinicius Rodrigues de Souza.

Ex-deputado federal Nelson Goetten de Lima é preso suspeito de estuprar jovem. Assessoria da direção nacional diz que não irá se manifestar sobre o caso

Do G1, em São Paulo
 
O presidente do PR (Partido da República) em Santa Catarina, Nelson Goetten de Lima, foi preso na tarde de segunda-feira (30) sob suspeita de estupro e aliciamento de menores, segundo a assessoria de imprensa da secretaria de Segurança do estado.

Lima, que é ex-deputado federal pelo partido, é suspeito de ter abusado pelo menos duas vezes de uma adolescente de 14 anos, conforme a Polícia Civil. Os crimes teriam ocorrido em 2009 e 2010.
A investigação aponta que ele teria convidado também outras garotas menores de idade para uma festa em seu apartamento no litoral catarinense, segundo a assessoria de imprensa. Um professor e uma mulher também foram detidos por participação no crime.

A Justiça expediu um mandado de prisão contra ele e o político passou a noite na sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis, onde prestou depoimento sobre a investigação. Segundo a Polícia Civil, Lima nega as acusações e se colocou à disposição da Justiça para apuração dos fatos.

O G1 não conseguiu contato com o diretório do PR em Santa Catarina. A assessoria de imprensa do partido em Brasília informou por telefone que a sigla decidiu não se manifestar até então sobre o ocorrido e não informou se o ex-deputado possui advogado constituído.

SP: PM apura envolvimento de 40 policiais no roubo de caixas eletrônicos. PMs são suspeitos de crimes. Quatro policiais foram detidos pela Polícia Civil nesta terça-feira.

Do G1 SP

Operação da Polícia Civil começou na madrugada desta terça-feira (Foto: Juliana Cardilli/G1)

A Polícia Militar informou nesta terça-feira (31) que apura o envolvimento de 40 policiais em roubos e furtos de caixas eletrônicos em São Paulo. Esse número inclui os dois PMs presos nesta terça durante uma operação da Polícia Civil e os outros três detidos no sábado (28), quando tentavam roubar os equipamentos de uma agência na Zona Sul da capital paulista.

Nesta terça, uma operação da Polícia Civil deteve quatro pessoas suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha de roubo a caixas eletrônicos na Grande São Paulo. Entre os detidos estão dois PMs e um ex-policial militar, segundo informações do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic). No total, os policiais da Delegacia de Repressão a Roubo de Bancos cumprem seis mandados de prisão e outros 13 de busca e apreensão.

No sábado, dois policiais militares foram presos dentro de uma agência bancária no Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo, suspeito de tentativa de roubo a caixa eletrônico. Eles foram alertados por um colega sobre a chegada do Grupo de Operações Especiais (GOE). O SMS, que dizia "sai fora que sujou", levou a Polícia Civil ao terceiro envolvido, que, fardado, ajudava os soldados do lado de fora da agência. Esse terceiro policial também foi detido.

Casos recentes
Entre a noite desta segunda-feira (30) e a madrugada desta terça-feira, caixas eletrônicos foram alvos de criminosos em quatro pontos da Grande São Paul. Em Osasco, na região metropolitana, a explosão de um caixa eletrônico que funcionava dentro de um mercado provocou um incêndio. Os ladrões fugiram levando dinheiro. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas, mas parte do mercado já havia sido atingida. Ninguém foi preso.

Na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital, o caixa eletrônico atacado ficava em uma loja de conveniência instalada em um posto de combustíveis na Avenida Fuad Luftalla. Moradores da região ouviram o barulho da explosão e chamaram a polícia. Os criminosos conseguiram fugir antes que os policiais chegassem.

Em Pinheiros, na Zona Oeste, uma quadrilha invadiu uma editora na Rua Henrique Schaumann, rendeu funcionários e arrombou três caixas eletrônicos. Os bandidos fugiram com o dinheiro. A polícia e peritos foram acionados.

Em São Bernardo do Campo, no ABC, criminosos tentaram arrombar o caixa eletrônico de uma agência bancária com um maçarico, mas não conseguiram e fugiram sem levar nada.

RIO: Polícia Civil abre inscrições para 44 vagas. Vagas são para perito legista de 3ª classe. Salário é de R$ 3.474,37; cargo exige nível superior.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu as inscrições do concurso para 44 vagas para o cargo de perito legista de 3ª classe. O salário é de R$ 3.474,37. O cargo exige nível superior.

São 5 vagas para a especialidade de genética forense – bioquímica, 29 para clínica médica/necropsia – medicina, 3 para odontologia e 7 para toxicologia – farmácia.

As inscrições devem ser feitas no período de 31 de maio a 30 de junho no endereço eletrônico www.concurso.fgv.br/pcrjpl20. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00.

O concurso será composto de duas fases: a primeira fase terá prova de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico.

A segunda fase consistirá do Curso de Formação Profissional, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito, e da prova de títulos.

Os candidatos aprovados na primeira fase serão submetidos à prova de investigação social, que poderá se estender até a homologação final do concurso. Os candidatos aprovados na segunda fase serão convocados para a realização de exame médico pré-admissional.

As informações referentes a horário, tempo de duração e local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), assim como demais orientações, estarão disponíveis a todos os candidatos a partir do dia 31 de maio, no endereço eletrônico: www.concurso.fgv.br/pcrjpl20, ou pela Central de Atendimento, pelo telefone (21) 2579-3165 das 9h às 17h.


Informações do G1

ES: Vice prefeito de Fundão sabia de fraudes, mas não fez nada. Ademir Loureiro, alvo de denúncia do Ministério Público Estadual, diz que a prefeitura estava loteada

foto: Eduardo Fachetti
vice-prefeito de Fundão, Ademir Loureiro (PSC)
Entrevista

"Pedi que o prefeito fizesse auditoria"


Vice-prefeito de Fundão, Ademir Loureiro (PSC) disse que chegou a pedir ao prefeito Marcos Moraes que, antes de assumir, "fechasse a prefeitura" para fazer uma auditoria. Ademir diz que recebe cerca de R$ 7 mil por mês para dar "conselhos".

Como o senhor recebeu a movimentação do MPES e da Polícia Civil na cidade?

É uma vergonha para o município. Me sinto envergonhado. No município, em vez de se fazer coisas boas com o dinheiro dos royalties, fizeram isso. É muito triste.

O senhor mantém essa independência como vice?
No dia da posse, eu fiz um discurso para mais de mil pessoas. Em cima do palanque, eu disse: prefeito, como seu vice, eu te peço que faça uma auditoria. Feche a prefeitura, vamos analisar contrato por contrato. Vamos analisar secretaria por secretaria e fazer as coisas corretas. Infelizmente, não me ouviram. Quando cheguei na prefeitura no dia 5 de janeiro de 2009, vi que as coisas não iam dar certo. A prefeitura estava loteada. Quando vi aquilo, eu disse: "a vaca foi para o brejo".

Mas o senhor sabia ou desconfiava que havia algo errado?
Não, não sabia de nada. Apenas orientava as pessoas, enquanto vice-prefeito.

E ninguém te ouvia?
Ninguém. Em janeiro de 2010, assumi o cargo de prefeito, enquanto ele (Marquinhos) estava de férias. Vi que algo tinha que ser feito e a primeira coisa que fiz foi demitir o secretário de Finanças, e coloquei alguém da minha confiança. Anulei dois contratos, um deles de R$ 80 mil, para o show de uma dupla sertaneja nacional.

O MPES pede o afastamento do prefeito e do senhor. O que o senhor pensa disso?
Estou surpreso. Só sou vice-prefeito, isso não tem problema. Não tenho envolvimento com corrupção.

Quanto o senhor recebe como vice-prefeito?
Meu salário é de R$ 7 mil e poucos. Mas, com descontos, cai para uns R$ 5 mil.

E o que o senhor faz como vice-prefeito?
Faço o que tenho que fazer: dou conselhos. O secretário de Administração é meu amigo, e tantas vezes eu disse a ele para não assinar nada com o que não concordasse.

E
duardo Fachetti
Redação Multimídia A Gazeta

No meio do caos político instalado em Fundão desde a deflagração da Operação Tsunami, o vice-prefeito, Ademir Loureiro (PSC), fez ontem afirmações públicas que reforçam a investigação do Ministério Público Estadual (MPES) a respeito de fraudes em licitações e desvio de verbas da prefeitura. De quebra, dificultou ainda mais a já complicada situação do prefeito do município, Marcos Moraes, o Marquinhos (PDT).

Atribuindo-se o papel de "conselheiro" na administração, Ademir deu a entender que já suspeitava de irregularidades em licitações, disse que chegou a pedir a Marquinhos que "fechasse a prefeitura" para fazer auditoria e apontou o loteamento de cargos.

O vice se disse envergonhado pelo que está ocorrendo - na última sexta-feira, a operação pôs atrás das grades 12 pessoas, incluindo dois empresários, dois vereadores e seis secretários.

O vice-prefeito deu a entrevista como se nada tivesse a ver com a operação e com a denúncia do MPES. Acontece que ele passa longe de ser um mero "observador dos fatos", de acordo com as investigações.

Na ação de improbidade administrativa movida pela Promotoria de Justiça de Fundão, Ademir é acusado no caso do contrato sem licitação da empresa Ambiental para a coleta de lixo, ao lado do prefeito, da empresa e de outras 14 pessoas. Na ação, o MPES pede que ele também seja afastado do cargo, juntamente com Marquinhos.

Além disso, segundo os termos da ação, apesar de agora dizer que tinha ciência das irregularidades, Ademir chegou a assinar um dos vários aditivos do contrato com a Ambiental, como prefeito interino.

"Ademir, em janeiro de 2010, era o prefeito e autorizou pagamento do aditivo, apesar das irregularidades apontadas. Fato também relevante é que, durante a gestão anterior, de Maria Dulce, Ademir denunciou o contrato então celebrado, taxando-o de superfaturado", diz o MPES.

Ademir ganha cerca de R$ 7 mil e alega ter dívidas a pagar. Ao contrário dele, o prefeito não apareceu ontem, mas, segundo a assessoria da prefeitura, deve se pronunciar hoje sobre o caso. (Com colaboração de Vitor Vogas e Ednalva Andrade)

Dinheiro do petróleo usado para pagar aluguel

"Mesmo tendo denunciado o contrato de bases semelhantes, (...) para a execução do mesmo serviço, Ademir autorizou o pagamento, tendo assim total consciência da ilicitude da situação"

Ação movida pelo MPES
O Ministério Público Estadual (MPES) afirma que a "organização criminosa" instalada na Prefeitura de Fundão viria desviando o dinheiro recebido pelo município por meio de repasses de royalties do petróleo - que, de acordo com o MPES, chegam a R$ 900 mil por mês. Em tese, esse seria o valor que poderia vir sendo desviado, mensalmente, pelo grupo. Mas ontem, para defender a gestão de Marquinhos (PDT), o secretário municipal de Finanças, Jorge Luiz de Oliveira - também acusado na ação de improbidade - apresentou um balanço da aplicação dos royalties pela prefeitura.

O demonstrativo, no entanto, se restringe ao mês de março. Nele, constam o nome do fornecedor, o número do processo e o valor pago em cada uma das cerca de 400 aplicações feitas com verba dos royalties no mês. De acordo com o demonstrativo, o valor total repassado para a prefeitura em março foi de R$ 846,1 mil. Já o valor total pago aos fornecedores foi de R$ 819,8 mil.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Flávio Gonçalves, "esses números demonstram que há uma inverdade em falar que houve desvio de R$ 900 mil por mês".

Os recursos dos royalties têm sido usados para fins diversos pela prefeitura, como compra de medicamentos, aluguel de imóveis, contas de luz, telefone e combustível. Mas, pela legislação, eles não podem ser usados para o pagamento de dívidas e de custeio.
foto: Nestor Muller - GZ
Maria Aparecida Carreta
Maria Aparecida era peça importante para fraude
Presa na Operação Tsunami e alvo de ação por improbidade administrativa, a controladora-geral de Fundão, Maria Aparecida Carreta, entrou com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), de acordo com o seu advogado, Giordano Muratti. Ele pede que ela seja solta devido à irregularidade no mandado de prisão contra sua cliente. Maria Aparecida é apontada pelo MPES como peça importante para a manutenção de contrato irregular da coleta de lixo em Fundão. A defesa dos outros acusados aguarda o vencimento da prisão temporária, hoje à meia-noite.

Promotoria pode pedir mais tempo de prisão
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) avalia pedir a prorrogação da prisão dos 12 envolvidos em um suposto esquema de fraude em Fundão. O MPES quer garantir que todos sejam ouvidos e que eles não possam interferir nas investigações sobre irregularidades em contratos e fraudes em licitações na Prefeitura de Fundão. Na última sexta-feira, 12 pessoas foram presas, entre elas seis secretários municipais, dois vereadores, dois empresários e servidores do município. Os homens cumprem prisão temporária, de cinco dias, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz, enquanto a controladora-geral Maria Aparecida Carreta foi para o Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica. Se o MPES não pedir a prorrogação da prisão, eles poderão ser liberados a partir da zero-hora de amanhã.

Secretário sai em defesa do prefeitoO secretário de Agricultura  de Fundão, Flávio Gonçalves - um dos poucos a se salvar da Operação Tsunami -, saiu ontem em defesa do prefeito Marcos Soares (PDT), que até agora não se manifestou. Para Gonçalves, o prefeito é "simples e humilde" e pode ter sido prejudicado por "confiar demais nas pessoas". "Ele não tinha conhecimento disso, coitado. Está perplexo, principalmente por causa das interceptações. É uma pessoa simples, humilde, com conhecimentos limitados. E, talvez por esse excesso de simplicidade, não foi possível detectar a maldade, se é que houve, de alguns. Ele confiava extremamente nas pessoas."

Repasse em março
 
R$ 846 mil em royalties - Foi quanto a Prefeitura de Fundão recebeu em março, em repasses referentes à extração de petróleo.

CPI vai investigar tíquete-alimentação
Dominada pela oposição ao prefeito Marcos Soares (PDT), a Câmara de Fundão criou ontem à noite, em sessão extraordinária, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tíquete-Alimentação, para investigar outra suspeita de irregularidade na administração municipal. Eles alegam falta de controle, prestação de contas e clareza nos critérios para a distribuição dos tíquetes aos servidores da prefeitura. O relator da comissão será o vereador Claydson Pimentel Rodrigues (PSB). O segundo membro será José Adriano Rangel Ramos (PSB). O presidente será André Rangel Ribeiro (PSC). A comissão se reúne nesta quarta-feira (1), às 15 horas.

Assessor de prefeito quer voltar à Câmara
Eleito em 2008, o presidente da CPI do Tíquete-Alimentação na Câmara de Fundão, André Rangel Ribeiro (PSC), estava licenciado do cargo e vinha trabalhando no gabinete do prefeito, segundo informações de vereadores. Seu suplente era Ailson Abreu Ramos (PSC), um dos dois vereadores presos na Operação Tsunami na última sexta-feira. No entanto, ontem mesmo, André protocolou na Câmara requerimento para ser reempossado, conforme informou o presidente do Legislativo, vereador Anderson Pedroni Gorza (PCdoB).

RIO: PUTARIA LIBERADA - Juiz libera casa de prostituição

POR ADRIANA CRUZ - O DIA

Rio - Inspirado na letra da música ‘Geni e o Zepelim’, conhecida como ‘Joga pedra na Geni’, de Chico Buarque, que abre e fecha a sentença, o juiz da 2ª Vara Criminal de São Gonçalo, André Luiz Nicolitt, bateu o martelo: crime é diferente de pecado. A canção fala de prostituição. E, numa tacada só, Nicolitt absolveu e revogou a prisão de cinco acusados, um deles policial civil, de formação de quadrilha, manter casa de prostituição e rufianismo (tirar proveito de prostituição alheia). O magistrado alegou que não há menores no caso, e, sim, pessoas adultas capazes de exercer como atividade profissional a venda do sexo. Destacou ainda que a prostituição é uma das profissões mais antigas do mundo e encontra eco na Constituição Federal, que aprova a livre iniciativa do trabalho. O Ministério Público recorreu da decisão. 

VENDA LIVRE DO SEXO 2
Na sentença, o magistrado sustenta que não há dúvidas de que cabe ao juiz concretizar valores constitucionais e não consagrar moralidades eventuais ou mesmo hipocrisia. André Luiz Nicolitt defende ainda que não pode considerar crime comportamentos que mais se aproximam do pecado, tampouco pode considerar crime condutas socialmente adequadas, como o caso da casa de prostituição e do rufianismo.

VENDA LIVRE DO SEXO 3
Lotado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o policial civil Adelino Mello Lima não só ganhou a liberdade como também está livre de qualquer punição relacionada à prostituição. Os outros quatro acusados não estavam presos. Punição mesmo pode sobrar apenas para Carlos Eduardo Guimarães. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por falso testemunho. O que foi aceito por Nicolitt.

RIO: Policiais civis e agente penitenciário presos por escoltar quadrilha em Belford Roxosão presos por escoltar ladrões

POR LUARLINDO ERNESTO - O DIA
 
Quadrilha transportava cabos de fibra óptica quando foram pegos por policiais militares do 39º Batalhão
 
Rio - Dois policiais civis e um agente da penitenciário foram presos, nesta terça-feira, por dar cobertura a ladrões de cabos de fibra óptica da Oi na Avenida Joaquim Costa Lima, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Uma viatura da Polinter também havia sido deslocada para o 'trabalho'.

Os policiais civis e o agente penitenciário escoltavam dois caminhões e duas Kombis com os cabos e os veículos foram apreendidos quando 12 pessoas faziam a operação - policiais do 39º Batalhão (Belford Roxo) desconfiaram da ação do bando e efetuaram as prisões.

Os presos e o material apreendido foram levados para a 54ª DP (Belford Roxo).

ES: Em nove anos, mais motos do que carros. Entre 2008 e 2011, aumentou em 46% número de motocicletas na frota

foto: Ricardo Medeiros
 Francis Vacileski
O microempresário Francis Vacilesk não resistiu: comprou uma motocicleta para fazer seus trajetos de forma mais rápida. Ele é um dos 363 mil motocicletas do Espírito Santo


















Maurílio Mendonça
mgomes@redegazeta.com.br

Aos 21 anos de idade, Francis Vacileski, microempresário, ajuda a aumentar o número de motos nas ruas do Estado. Assim como ele, a cada ano que passa mais pessoas trocam o transporte público pela motocicleta. E a promessa é que, em dez anos, haja mais motos do que carros nas ruas brasileiras. Por aqui, a expectativa é que a mudança aconteça ainda antes, em nove anos.

Entre 2008 e 2011, aumentou em 46% o número de motocicletas na frota veicular do Espírito Santo. O número de carros subiu 19%, no mesmo período. Respeitando as proporções, em 2020 o Estado teria uma frota maior de motos, superando a de carros pela primeira vez.

A perspectiva é a mesma, nacionalmente, segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em dez anos ocorrerá a inversão, considerando o crescimento de 19%, ao ano, em motos, contra os 9%, em automóveis.

"Vendem-se mais motos, porque elas são mais ágeis, não ficam presas nos congestionamentos, são veículos mais baratos (uma popular sai por cerca de R$ 5 mil) e têm um fácil plano de financiamento", frisa José Francisco Costa, diretor-executivo do Sincodives (Sindicato das Concessionárias e Revendedoras do Estado).

Progressão

363 mil motocicletas
É o total de motos no Estado. O aumento foi de 46%, em três anos. O de carros foi de 19% - hoje, eles são 663 mil.

R$ 11 mil por vítima
É o valor médio gasto, hoje, pelo Estado, por paciente vítima de trânsito internado na rede pública. Há três anos, o valor médio era de R$ 8,5 mil.

90 mortes no trânsito

É o número de motociclistas mortos, em 2010, segundo o Batalhão de Trânsito. Dois anos antes, ocorreram 72 mortes.
Essas possibilidades convenceram Francis, há dois anos, a assumir a moto do irmão. "Ele comprou, mas não conseguia pagar", explica. A decisão veio na hora certa. "Eu estudava e trabalhava. Ganhei tempo no deslocamento e pontualidade. Não preciso mais ficar esperando um ônibus", diz Vacileski.

Insegurança
Nos primeiros quatro meses deste ano, o percentual de vendas no número de motos foi cinco vezes maior do que de carros. "Acredito que o número de motos só não é ainda maior por causa do excesso de acidentes e do risco maior em mortes. Hoje, é o ponto negativo desse tipo de veículo", avalia Costa.

Entre 2008 e 2010, o aumento no número de mortes em acidentes envolvendo motos foi de 25%, segundo dados do Batalhão de Trânsito. Além disso, o Samu atendeu a 1.560 vítimas de colisões com motos nos três primeiros meses de 2011, número já superior ao total de vitimados, em 2008, que teve 1.506 casos registrados.

Mais vítimas, mais gastos
A cada ano que passa aumentam em R$ 8 milhões os gastos públicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) com os serviços prestados no Hospital São Lucas. E 70% do investimento são destinados a atender às vítimas de acidentes de trânsito, responsáveis em ocupar seis de cada dez leitos da unidade hospitalar.

O atendimento fica cada ano mais caro devido às complicações dos acidentes, ao valor das medicações e à grande quantidade de motociclistas feridos. Hoje, 65% das vítimas de trânsito encaminhadas ao Hospital São Lucas estavam em motocicletas.

"E eles costumam ficar internados entre 30 a 45 dias, o que encarece o serviço", frisa o subsecretário estadual de Saúde, Geraldo Corrêa. Hoje, cada paciente vitimado no trânsito custa cerca de R$ 11 mil, enquanto outros acidentados saem por R$ 4 mil. Em 2010, foram investidos R$ 50 milhões contra R$ 42 milhões em 2009 e R$ 34 milhões em 2008.

Outro dado alarmante está no número de acidentes registrados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Nos três primeiros meses deste ano, em 57,6% dos acidentes de trânsito havia um motociclista ferido.

"No ano passado, a média foi de 52,6%. Em 2006, não passava de 13%. Temos que mudar essa realidade", frisa Corrêa.

Melhor formação e ônibus com qualidade

Presidente de instituto de educação no trânsito diz: é possível conter avanço das motos e das mortes

"A moto pode ser mais ágil, eficiente e barata, mas também é mais violenta (em número de mortes e acidentes), além de ser a mais poluidora", analisa o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Educação no Trânsito (Ibetran), Paulo Lindoso. Para que a motocicleta não domine as ruas, ele defende melhor formação dos pilotos e um grande investimento no transporte público coletivo.

Melhorar o serviço prestado pelos ônibus metropolitanos e municipais já ajudaria a evitar que aumente o número de pessoas que estão trocando o coletivo pela moto para chegar mais rapidamente ao trabalho.

"Será difícil controlar as motos vendidas para serem usadas como trabalho (como os motoboys). Mas dá para evitar a venda para os que optam pelo veículo para ir trabalhar. Só que o transporte público tem que ser mais atraente", frisa Lindoso, que defende a criação dos corredores exclusivos para a melhoria do serviço.

Ele destaca a questão da educação. "Deve haver mais aulas de consciência ética e de respeito às leis de trânsito", frisa. A forma de evitar que mais pessoas andem de moto até o trabalho é seguir o caminho do investimento no transporte público", completa.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ES: Preso policial militar suspeito de participar de assassinato de colega

Foto: Reprodução TV Vitória


Mais uma pessoa foi detida acusada de participação em um assalto que resultou na morte do policial militar Euzebio José Alves Scopel, que fazia segurança de posto de combustível, no Centro de Fundão. O também policial Paulo Cesar Meneses da Silva, de 36 anos, conhecido como PC, está preso no quartel da Polícia Militar, em Vitória.

Ele é de Colatina, mas trabalhava no Departamento de Polícia Militar (DPM) de Santa Tereza, Região Serrana do Estado. Ele foi detido no ultimo sábado (28) e apresentado nesta segunda feira (30) pela polícia. O delegado responsável pelo caso, Danilo Bahiense, contou como chegou até Paulo Cesar.

"No dia 26, o crime foi no dia 20, este policial militar retornou ao posto de gasolina, já em uma Parati, acompanhado de um outro elemento, que nós já temos a característica. Ele ficou debruçado sobre o volante do carro, observando as vítmas para ver se reconheciam ele. Para intimidar ou quem sabe até para eliminar uma suposta testemunha", contou.
 
Outras duas pessoas estão presas suspeitas de participarem do assalto. João Oliveira Silva Filho, de 40 anos, que confessou ter atirado contra o policial militar, e Pedro Mariano, de 46 anos, que foi encontrado com o celular do dono do taxi roubado pela quadrilha para realizar o assalto. O taxista havia sido rendido e colocado no porta malas. 

O assalto foi registrado pelas câmeras de segurança do posto. Nas imagens, é possível ver o momento que os assaltantes chegam ao local em um taxi. Minutos depois o policial é morto com um tiro na cabeça. A Justiça já decretou a prisão preventiva dos três detidos. Para o delegado é lamentável ter que prender quem deveria proteger. "É lamentável este fato. Os policiais são preparados para proteger a sociedade e não para agir contra a sociedade", afirmou Danilo Bahiense.

PR: Gerente e estagiário simularam assalto a banco, diz polícia


Dois jovens foram presos em Curitiba, na madrugada do último sábado (28), suspeitos de assaltar o cofre da agência bancária onde trabalhavam. Um deles tem 20 anos, estudava administração e era gerente na agência. Já o outro suspeito, de 18 anos, era estudante de direito e atuava como estagiário do banco.

CAPARAÓ CAPIXABA: Internauta registra geada em Iúna

O telespectador Felipe de Lima Neves, de Cariacica, enviou fotos da geada que se formou em Iúna, no Sul do Estado, em consequência das baixas temperaturas na região. O frio é tanto que uma camada de gelo cobriu a paisagem.

Confira o relato dele:

"Estive neste final de semana no interior de Iúna, quase na divisa com Irupi, próximo ao distrito de Pouso Alto. Cheguei no sábado e retornei nesta segunda-feira (30), esfriou muito entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira. O frio foi tanto que houve geada na região. Como não tinha termômetro, os moradores calcularam que a temperatura beirava em torno de 0° a 1°. Foi tanto frio que eu nem fui prevenido, tive que usar luvas, toucas e muita roupa de frio. Segundo os moradores da região, essa é a terceira vez que acontece esse fenômeno. A última foi na semana passada. A região fica bem aos pés da serra do Caparaó, uma região bem gelada. Alguns guias dizem que é comum o registro de neve nos cumes da serra, como no Pico da Bandeira e no Pico do Cristal. Fez tanto frio nessa manhã que ninguem se arriscava a sair de casa cedo. Meus familiares, que são produtores rurais, mal conseguem fazer o trabalho. É difícil também para as crianças, muitas deixam de estudar por causa disso. Os campos ficam coberto por uma fina camada de gelo e as torneiras chegam a congelar. Problemas à parte, a geada deixa o lugar mais lindo e curioso. Fica a quatro horas da capital, bem perto da gente, então para quem gosta do frio, fica uma boa escolha".

 
 
 
 
 
  TV Gazeta

SUL CAPIXABA: Bandidos assaltam a Selita e Marmoraria

Dois homens armados assaltaram a empresa de mármore BTA na sexta-feira (27). Eles chegaram num carro gol, prata, modelo G5, invadiram o departamento financeiro e fugiram a seguir, levando consigo R$ 10 mil em dinheiro.

Para pegar o dinheiro, os assaltantes renderam uma funcionária do setor. Sob a mira de arma, ela foi obrigada a abrir o cofre da empresa. Além do dinheiro, os criminosos roubaram vários talões de cheques e quatro aparelhos de telefone celular. A Polícia Militar foi acionada e chegou a realizar buscas, mas nenhum suspeito foi localizado.

Depois do assalto, os bandidos fugiram pela Br 101. Existe a suspeita de que um ex-funcionário esteja envolvido no crime. O caso será investigado pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri).

Assalto na Selita 
A loja da Cooperativa de Laticínios Selita, que fica localizada na Avenida Aristides Campos, no bairro Basílio Pimenta, em Cachoeiro de Itapemirim, também foi assaltada no início da noite de sexta-feira.

Por volta das 18h00, um homem armado com um revólver chegou ao estabelecimento comercial, rendeu funcionários e roubou a quantia de R$ 360,00 em dinheiro.

Buscas foram realizadas pela PM, mas ninguém foi preso.

Wanderson Amorim - jornal Fato

ES: Quadrilha armada com uma submetralhadora abre fogo contra policiais. Um grupo de cinco rapazes estaria circulando pelas ruas em um carro roubado. Bando também é suspeita de realizar roubos de carros

Foto: Reprodução TV Vitória
Uma quadrilha armada com uma submetralhadora e uma pistola abriu fogo contra policiais militares, na tarde desta segunda-feira (30), no bairro Arlindo Vilasque, em Viana. Os militares revidaram e dois suspeitos foram baleados.

De acordo com informações da Polícia Militar, o Ciodes repassou informações de que um grupo de cinco rapazes estaria circulando pelas ruas em um carro roubado. A quadrilha também é suspeita de realizar roubos de carros na região, segundo a PM.

Ao seguirem de viatura por uma das ruas do bairro, uma equipe de quatro policiais da 1ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar foi recebida a tiros.

"Nos deparamos de frente com o veículo roubado. O condutor rapidamente colocou o carro atravessado na rua e começaram os disparos. Eles não obedeceram o comando para se abaixarem e largarem as armas", contou o soldado Leandro Rodrigues, que participou da ação.

A quadrilha fez mais de 30 disparos contra os PMs, que revidaram. O carro roubado na última quinta-feira, o Corsa Classic, placas MSX 9137, cor prata, foi perfurado por diversos tiros. O soldado Rodrigues relatou que o grupo estava armado com uma submetralhadora e pelo menos uma pistola.

Dos cinco suspeitos que estavam dentro do veículo, dois foram baleados e três detidos após uma perseguição e encaminhados para o DPJ de Cariacica. O helicóptero da Harpia e outras viaturas reforçaram as buscas. O adolescente de 15 anos foi o último a ser detido. A perseguiu a ele durou cerca de 40 minutos. O garoto foi encontrado dentro da estação de tratamento de água do bairro. Nenhuma arma foi localizada e apreendida durante a operação.

Os feridos Breno Xavier de Oliveira, 18 anos, e Diego Rafael de Araújo, 22, foram socorridos por um ambulância do Samu. Foram detidos um adolescente de 15 anos - que possuía duas passagens por tráfico e porte ilegal de arma de fogo -, Felipe Cunha, 19, e Weverton Barbosa, 27, que já esteve preso cinco vezes.

Glacieri Carraretto - A Gazeta 

ES: Detran exonera suspeito de fraudes para liberar veículos apreendidos. Quadrilha poder estar por trás do esquema de fraudes. Polícia informou que outros servidores do Detran devem ser investigados

PAULO ROGÉRIO - Rádio CBN Vitória (93,5 FM / 1.250 AM)
foto: Nestor Müller - NA
Alex Shander da Silva, preso na Ciretran de Laranjeiras, Serra
Alex Shander da Silva, preso na Ciretran de Laranjeiras, Serra


Suspeito de liberar de forma irregular veículos apreendidos, Alex Shander Silva, de 34 anos, preso em uma operação da Polícia Civil, foi exonerado do quadro de servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). A informação foi divulgada por meio de nota na tarde desta segunda-feira (30) - horas depois da prisão - e estará publicada no Diário Oficial do Estado desta terça (31).

Além de citar que as investigações da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa) foram iniciadas por denúncia do próprio órgão de trânsito após descoberta de supostos crimes, o comunicado à imprensa descreve que "diante das informações preliminares já apuradas, o Detran-ES exonerou o funcionário". Alex Shander exercia o cargo de agente vistoriador Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Laranjeiras, na Serra.

Alex Shander foi encaminhado na manhã desta segunda-feira ao centro de triagem da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), em Viana, para cumprimento de prisão temporária de cinco dias prorrogáveis por mais cinco. Investigadores da Polícia Civil informaram que outros servidores do órgão estadual devem ser alvos de investigação nos próximos dias. O chefe da Defa, delegado Gilson Gomes, acredita no envolvimento de uma quadrilha no esquema de Alex Shander.

O titular da unidade interrogou o acusado, na presença de dois advogados, antes de Alex ser encaminhado à prisão. O ex-agente vistoriador negou todas as acusações. Entre elas a de que o ex-funcionário da Ciretran teria desestimulou o proprietário de uma moto apreendida a reaver o veículo afirmando que ele deveria pagar um débito no valor de R$ 3 mil.

Na verdade, a moto poderia ter sido liberada com o pagamento de uma taxa de apenas R$ 450. Como o proprietário deixou a moto no pátio, o funcionário teria passado o veículo a outra pessoa por meio de documentos falsos. O veículo foi parar no pátio do Detran após ser apreendido em uma blitz por causa de documentação vencida. O fato dessa moto ter sido utilizada em um assalto foi o que gerou a denúncia do Detran à Polícia Civil.

Estado Presente: uma denúncia


José Caldas Costa - www.seculodiario.com.br 

Leio com atenção as notícias dando conta de que o Governo do Espírito Santo anuncia, com pompas, circunstâncias e respaldo midiático acrítico o seu “novo programa de segurança” cujo nome, Estado Presente, traz embutida uma denúncia: se é necessário anunciar um “Estado presente”, logo, ele era ausente, é o que se deduz, embora não seja nenhuma novidade.

Em primeiro lugar, torço para que o programa dê certo, para o bem de todos nós, mas ele aparece num momento em que, finalmente, surgem as notícias dando conta do envolvimento de agentes públicos da área de segurança com organizações criminosas ligadas ao tráfico (qualquer semelhança com a arte de “Tropa de Elite” seria mera coincidência?) e afins, mas também se omite que há graves denúncias contra antigos ocupantes de altos escalões da PM do Estado.

Parabéns ao governo de Renato Casagrande por atacar um dos calcanhares de Aquiles de seu antecessor. A violência no Espírito Santo cresceu, vertiginosamente, durante o último governo e há quem diga, com alguma razão, que cresceu em todo o País. É verdade, mas no Espírito Santo foi desproporcional.

Como ainda sou muito jovem para sofrer do Mal de Alzheimer, e tomo precauções para nunca ser alcançado pela moléstia da falta de memória, peço a ajuda da tecnologia e descubro em meus arquivos digitais uma notícia de dez anos atrás, ou seja, de 2001, acerca do programa de segurança que foi a única coisa que parece ter escapado à tragédia do governo de José Ignácio. Permitam-me reproduzir o texto, na íntegra. O título diz “Programa de Segurança reduz em 40% os crimes no Espírito Santo”. E o texto diz: 

“O governo do Espírito Santo começa a colher, bem antes do que previa, os frutos da política de segurança pública planejada ao longo dos 12 primeiros meses de administração do governador José Ignácio Ferreira (PSDB) e lançada em dezembro: a redução média no número de homicídios na Região Metropolitana da Grande Vitória foi de 39,7% no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

- Nem Nova Iorque conseguiu um êxito tão rápido -, comemora o major Julio Cezar Costa, secretário-executivo do Programa de Ações e Planejamento de Segurança Pública (Pro-Pas).

Os índices são baseados em números do Datasus e divulgados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública da Prefeitura de Vitória. A própria capital capixaba, apontada em estudos nacionais divulgados no início do ano como uma das cidades mais violentas do País, teve uma redução de 56,2% no número de homicídios.

A maior queda nos índices da região metropolitana foi em Viana, com menos 73% de crimes contra a vida, enquanto a menor queda foi em Cariacica, com menos 10,2%.

- As ações do Pro-Pas têm a vantagem de ser dinâmicas. A partir desses indicadores, vamos concentrando ações em locais que demandem maior presença do Sistema de Defesa Social - disse o secretário de Segurança, Luiz Carlos Nunes.

- Cada ação de governo foi cuidadosamente planejada, enquanto montávamos o núcleo principal da política de segurança, que é o Pro-Pas - disse o major Julio Cezar Costa, que já havia alcançado notoriedade nacional quando implantou em 1993, como capitão, a Polícia Interativa em Guaçuí, cidade 220 quilômetros ao Sul de Vitória.

O Pro-Pas aproveita muito da experiência acumulada por Julio Cezar no seu primeiro projeto, que tomou alguns parâmetros de experiências internacionais de comunitarização da polícia.

Menos de dois meses depois de tomar posse, o governador José Ignácio comandou pessoalmente a ocupação dos presídios capixabas pela Polícia Militar. E colocou como interventores oficiais da PM.

- Foi o primeiro golpe no crime no Estado. Assaltos a bancos, sequestros, tráfico de drogas, tudo isso era comandado de dentro das próprias cadeias, que haviam se transformado em condomínios pagos pelo contribuinte. O governo havia perdido há três anos o controle sobre os presídios - disse o governador.

Os primeiros resultados da política de segurança do governo capixaba começaram mesmo antes da implementação do Pro-Pas. Em 1999, pela primeira vez em 10 anos, houve redução no número de homicídios no Espírito Santo (3,9%): 1.316 em 1999 contra 1.396 em 1998.

- Ao final de 2000, o salto será formidável - prevê o secretário de Segurança Pública.

Mas não foi apenas nos crimes contra a vida que o governo conseguiu êxitos logo no primeiro ano: a fuga de presos caiu 69,3%, os assaltos a bancos foram reduzidos em 52,7%.       

A parte mais visível do Pro-Pas são os corredores de segurança, nos quais rádio-patrulhas do modelo Santana têm como base módulos espalhados estrategicamente ao longo de quase 100 quilômetros, das praias do município da Serra a Guarapari.

São duas rádio-patrulhas em cada posto. Enquanto uma fica de plantão, a outra circula nas imediações. Foram treinados 360 policiais militares especialmente para trabalharem nos corredores.

- Quando acionadas, as rádio-patrulhas podem se deslocar em menos de dois minutos para os locais de ocorrências - disse o tenente-coronel Pedro Delfino, subsecretário de Segurança Pública.

Para aumentar a segurança dos capixabas, o governo do Espírito Santo investiu R$ 10 milhões na aquisição de 202 rádio-patrulhas, sendo 142 para a Polícia Militar e 60 para a Polícia Civil, informatização completa da PM, no lançamento do Pro-Pas e baixou um decreto determinando um mutirão para dar andamento a cerca de 10 mil inquéritos que estavam parados na polícia.

- O Pro-Pas é dinâmico e não se resume aos corredores. A sustentação do programa são as ações reativas, que é esse combate direto à criminalidade, e as ações proativas, que consistem na intervenção precoce principalmente junto a jovens entre 14 e 24 anos para evitar que entrem para o crime, oferecendo-lhes outras opções de esporte, lazer e cultura, dando-lhes palestras, dentre outras atividades -, explica o governador José Ignácio”.

Ao final, a notícia dá os números que comprovariam a tese:
Cidades
1º Semestre 1999
1º Semestre 2000
Percentual de Redução
Vitória
137
60
56.2%
Vila Velha
169
99
41.4%
Cariacica
147
132
10.2%
Serra
224
131
41.5%
Viana
52
14
73.0%
Guarapari
31*
22
29.0%
TOTAL
760
458
39.7%
Fontes: Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e *Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

A segunda fase do Pro-Pas, naquela época, comportou um vasto planejamento de parcerias entre as secretarias de Estado, a Universidade Federal e a sociedade para levar a presença do Estado aos bairros de maior risco, visando a evitar a tragédia social que se sucedeu, quando o “novo Espírito Santo” desmantelou tudo o que estava preparado para acontecer. É o teatro: estabelece-se o caos para criar uma nova ordem soberana.

Hoje, antes que alguém pudesse se lembrar dele, o Estado tratou de tirar de circulação o mentor e coordenador do antigo Programa de Planejamento e Ações Estratégicas de Segurança (Pro-Pas). Assim, não há o risco de se lembrar que tudo isso já existiu um dia, com pleno êxito, mesmo antes de sua plena execução, e se dar a César o que é de César.

Mas, é como disse Paul Claval, em “Espaço e Poder” (Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1979, PP. 22-38), “o poder puro não exige investimento preliminar em matéria de informação e ideologia, mas implica uma vigilância constante; para que esta atinja seu objetivo, deve aplicar-se em geral sem lacuna e sem falha: ela deve cobrir com a mesma intensidade todo o campo no qual se desenvolve a atividade daqueles que são observados”.

Recomendo, porém, um alerta do próprio Claval: “O exercício do poder puro envolve custos consideráveis (...). Há, por vezes, mais pessoas fora do bairro em que residem do que nele. A multidão das grandes cidades permanece anônima; seu controle é sempre imperfeito e se torna cada vez mais oneroso, à medida que a dimensão da aglomeração aumenta”.

E, por último, um alerta: sociedade sem memória é sociedade sem história. E sem memória se aceita qualquer coisa como novidade, verdade absoluta, absoluto poder puro.