quinta-feira, 31 de março de 2011

Outro deputado ataca negros e homossexuais


O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), publicou, em sua página no Twit, comentários preconceituosos: "Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polemica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss", disse Feliciano no microblog.

Num outro post, o deputado foi ainda mais longe em seu discurso repleto de referências bíblicas e afirmou: "A maldição que Noé lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, daí a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!".

Já em relação aos homossexuais, ele publicou o seguinte:
"A podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime, a rejeição".
 



PS. Estou começando a pensar que alguns políticos "enrustidos" e ladrões da fé alheia, estão querendo é aparecer na mídia.

PREFEITURA DE BOM JESUS DO NORTE NOMEIA NOVOS SERVIDORES CONCURSADOS

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Norte (ES) deu posse hoje, 31 de março, a 73 novos servidores aprovados no último concurso público realizado em 2010.

Além dos nomeados, estiveram presentes à posse o prefeito Doutor Adson e a primeira dama do município Martha Lavínia, o vice-prefeito também acompanhado de sua esposa a Profª Lúcia Áreas, a presidente da Câmara Municipal Sílvia e os vereadores Toninho Gualhano, Marcão e Aquiles Zanon, além do presidente do sindicato do ABC Marcos Vidigal dentre outras personalidades.

Dentre os empossados, a agente de administração Fernanda de Fátima F. de Carvalho, de 21 anos, disse que esse é seu primeiro emprego, e por isso mesmo estava muito feliz e sentindo-se realizada por agora ser uma servidora pública.

Já a professora do 1º seguimento do ensino fundamental Thayane Zeferino Silva, que é de Mimoso do Sul, se disse surpreendida com a calorosa recepção da população nortebonjesuense e que suas perspectivas em relação ao novo emprego são as melhores possíveis, pois dedicação e boa vontade é o que não lhe faltam no desempenho de sua função, disse a empolgada professora.

Bem animado também estava o mais jovem auxiliar de obras e serviços urbanos, Lauro Soares Gonçalves, de 21 anos. Segundo o rapaz, esse também é o seu primeiro emprego. Segundo ele, ainda este ano termina o curso técnico em contabilidade e suas expectativas são muito boas em relação ao futuro.

Já o presidente do Sindserv do ABC, Marcos Vidigal, disse que a única forma admitida em lei para a contratação de servidores de maneira clara e transparente é pela via do concurso público, pois segundo ele, dessa forma a Administração Pública assegura que entre os contratados se encontram os melhores, já que passaram por processo seletivo, assim sendo, o maior beneficiado é a população, que em tese terá um melhor serviço prestado pelo Estado.

Além desses, todos os vereadores presentes saudaram os novos servidores e desejaram-lhes boas-vindas, assim como o vice-prefeito Pedro Chaves.

Já o prefeito Doutor Adson começou seu discurso parabenizando os novos servidores destacando que todos aqueles que se encontravam ali hoje estavam por seus próprios méritos, fato que merecia destaque. Doutor Adson ainda saudou a presença do ex-prefeito João Batista, que segundo ele, sempre que convidado comparece a todos os eventos importantes do município, como aquele que estava acontecendo.

Por fim, o prefeito ressaltou que mais de cinco mil candidatos participaram do processo seletivo que culminou na convocação dos 73 ali presentes.

Entretanto, destacou o fato da importância da moralidade, da eficiência e da qualidade dos serviços prestados pelos novos servidores. Disse ainda que reconhece os baixos salários que são pagos, mas justificou dizendo que o município é pobre, e mesmo assim algumas melhorias já foram conquistadas pelos trabalhadores durante a atual gestão, destacando o salário aniversário, uma antiga reivindicação dos servidores do município.

Ao final, mais uma vez agradeceu a presença da imprensa que fez a cobertura do evento, de todos os presentes e na seqüência convidou a todos para o coquetel que foi servido ao final da posse.


Marcelo A.N. de Jesus. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Jesus do Norte-ES

Investigadores de Polícia: a um passo da nomeação

Júnior Fialho
presidente do SINPOL
O SINPOL tem o prazer de informar aos concursados que as negociações em prol da nomeação estão chegando ao fim com um resultado bastante positivo. “Durante a semana ocorreram reuniões sobre o concurso e tivemos a oportunidade de contribuir para buscar uma solução ao problema. Conversamos com representantes do governo e fomos informados de que em breve seremos chamados para que o governo nos apresente como pretende dar início às nomeações”, explica o presidente do SINPOL, Junior Fialho.

O SINPOL está organizando mais uma etapa de parceria em nome da boa formação dos policiais. “Fomos também demandados se poderíamos, enquanto entidade, ajudar na organização do Curso de Aperfeiçoamento que a Acadepol vai oferecer aos nomeados e nos colocamos à disposição para ajudar no que for necessário para que esta atualização ocorra no mais alto nível porque temos a boa formação como bandeira de luta. Policiais bem formados representam ganhos para a instituição, para o policial e para toda a sociedade que passa a contar com um corpo de Segurança Pública mais qualificado”, afirma Fialho.

O início do curso está previsto para o final do mês de abril, mas depende ainda da nomeação que deverá ser feita pelo governo e da finalização das obras de reforma da ACADEPOL que tem previsão de conclusão para o próximo dia 15 de abril.

De acordo com o presidente do SINPOL, o Curso de Aperfeiçoamento terá duração de aproximadamente um mês. Ele explica que o governo está investindo nessas nomeações como prioridade para que possa anunciar algumas ações na área de Segurança Pública que dependem diretamente da nomeação desses policiais já aprovados no concurso. O SINPOL vai contribuir com a confecção de uniformes, crachás e fornecimento do lanche.

Informações preliminares sinalizam para que as nomeações ocorram em dois blocos, sendo 200 numa primeira chamada e mais cerca de 150 em segunda chamada. “Como nos foi solicitada a confecção de 400 uniformes para atender à demanda do concurso de Investigadores, classificamos como sendo bastante positiva a atual situação”, conta o presidente do SINPOL.

Em breve, conforme acordo anterior, representantes da administração estadual devem nos convidar para apresentar como pretendem dar início às nomeações. A proposta que temos apresentado é que o processo de nomeação seja iniciado respeitando as decisões que estão na mão do governo para serem cumpridas. Atualmente, a única sentença que pode ser cumprida pelo governo é aquela que foi recentemente proferida pelo Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, tendo sido estabelecida a partir de um processo antigo da ASSINPOL que há anos aguardava decisão judicial. Se concordarem com nossa proposta, basta nomear por ordem crescente os concursados que estão nesta ação e apresentar um planejamento para seguir convocando os aprovados à medida que as decisões favoráveis forem sendo proferidas.

“Mais uma vez solicitamos aos Investigadores concursados que continuem acessando diariamente nosso site porque em breve serão chamados para tomar posse e terão o prazo de 30 dias para apresentar os exames médicos e mais dez dias para assumir o exercício, concretizando assim o sonho de poder ajudar a combater a criminalidade em nosso Estado”, conclui Junior Fialho.

Notificações de Dengue em Bom Jesus do Norte volta a crescer

 Os muicípios com a maior incidência de dengue são Apiacá, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Pinheiros e Colatina

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que o Espírito Santo possui um total de 16.333 notificações de casos de dengue, sendo 696 suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo quatro óbitos confirmados e 11 em investigação.

Segundo a Sesa, os dados são relativos ao período que vai de 02 de janeiro até 26 de março. Os municípios com maior incidência da doença são Apiacá, com 1.743,6 casos, seguido por Barra de São Francisco, com 1.305,1 casos. Bom Jesus do Norte e Pinheiros têm, respectivamente, 1.223,8 e 1.021,3 casos.


Todos os dados abaixo são relativos ao período que vai de 02 de janeiro até 26 de março. Estes dados são enviados à Sesa até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico da dengue.



Municípios com maior incidência (março)


Neste caso, a incidência calcula a quantidade de notificações de dengue em relação ao número de habitantes. Em outras palavras, torna mais real a análise da situação da doença em uma determinada localidade.

Para o cálculo da incidência, divide-se o número de notificações pelo quantitativo populacional do município e multiplica-se este valor por 100 mil.

O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

A incidência na prática
De acordo com a tabela de incidência acima, por exemplo, mesmo que a cidade não abrigue 100 mil habitantes, Apiacá teria 1.743,6 casos de dengue para cada grupo de 100 mil habitantes.

Ou seja, isto que dizer também que, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, a incidência da doença no município é alta porque são mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

 

Como se prevenir:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
 

Churrasco: Wessel ensina a preparar contrafilé

  
Em vídeo da série especial sobre churrasco, o especialista em carnes István Wes(www.receitasdowessel.com.br) ensina como temperar, preparar e cortar corretamente o bife ancho e o de chorizo.

Mapas de satélite detalham formato irregular da Terra


 Modelo mais preciso da atuação da força da gravidade na Terra vai ajudar na prevenção de catástrofes.

Após dois anos em órbita, o satélite GOCE, da agência espacial europeia (ESA, da sigla em inglês) mapeou a gravidade da Terra, criando o modelo mais preciso do geoide feito até então. O modelo baseado nos dados do satélite GOCE vai auxiliar na melhor compreensão sobre o funcionamento da Terra. Pela animação é possivel analisar como a força da gravidade varia na superfície da Terra.

O geoide tem a superfície de um oceano ideal, sem correntes marítimas e marés, moldado pela gravidade. É uma referência essencial para medir a circulação do oceano, a mudança do nível do mar e da dinâmica do gelo, e das mudanças climáticas.
 

Cupins de vias públicas

Em Nova Venécia, noroeste do Estado, uma empreiteira da Cesan, a empresa Construtora Rodoviária União Ltda, contratada para executar a obra de complementação do sistema de esgotamento sanitário, está gerando muita reclamação entre os moradores. Em alguns bairros, o serviço deixou muito a desejar. Rua que era reta, agora tem buraco e até lombadas.

A semelhança com Bom Jesus do Norte não é mera coincidência.

INVESTIGADORES CONCURSADOS: mensagem do Investigador de Polícia Gilmar Santos


Boa tarde Amigos Invertigadores da PC,

 Quando passei esta música para o Alessandro, eu ví em sua letra nossa luta de anos, com muita fé em Deus e unidos em um só propósito caminhamos sempre acreditando nas promessas do Senhor Jesus, 


Escutem e prestem atenção nesta letra.
 

Lembrando que a justiça de Deus sempre é a melhor.
 

Deus te ama muito acredite nisto

Atenciosamente,

Gilmar Santos

 

Jogo: megaoperação contra o tráfico de drogas no complexo de favelas do Alemão, Rio de Janeiro.

  
A Polícia Militar, com o apoio da Marinha, faz uma megaoperação contra o tráfico de drogas, em retaliação a uma onde de violência que toma conta da cidade.

Centenas de traficantes, acuados na favela Via Cruzeiro, fogem desesperados por uma estrada na mata, em direção à favela do Alemão.

O objetivo deste jogo não é matar os traficantes a sangue frio, nem tampouco deixá-los fugir. É apenas retratar aquele momento e dar a você a oportunidade de decidir.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Espólio de um déspota: no E.S., Casagrande anuncia medidas para ampliar oferta de vagas a pacientes do SUS

Fotos: Thiago Guimarães/ Secom
Por determinação do governador Renato Casagrande, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá acelerar algumas medidas, que já vinham sendo elaboradas, visando à ampliação da oferta de vagas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.  
A Sesa publicou no Diário Oficial, (31/3), um Edital de Credenciamento de Leitos Privados, estabelecendo regras para hospitais da rede privada interessados na venda de leitos para o Estado. O documento, que pretende padronizar as compras, deverá também agilizar o acesso às vagas.

“Com esse Edital, estamos colocando preços de mercado para a compra de leitos de UTI, de enfermaria e de apartamento, e os hospitais privados do Espírito Santo terão regras claras para ofertar leitos para a Secretaria de Saúde”, ressaltou o secretário de Estado, José Tadeu Marino.


A Secretaria também irá contratar 150 novos profissionais de saúde, o que irá viabilizar a abertura de 41 novos leitos de UTI e semi-intensivos nos hospitais da rede própria. O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, ganhará 13 novos leitos de UTI, passando de 11 para 24. O Hospital Dório Silva, na Serra, ganhará 15 novos leitos; o Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, abrirá cinco novos leitos e o Roberto Silvares, em São Mateus, outros oito leitos.

Entre os profissionais a serem contratados estão enfermeiros e técnicos de enfermagem, tanto concursados como em designação temporária (DT), que fazem parte do cadastro de reserva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A contratação deve ser realizada em até 45 dias.  

Deputados derrubam veto à proibição do uso de celulares em bancos do RJ

Deputados do Rio de Janeiro derrubaram o veto do governador Sérgio Cabral contra o projeto de lei que proíbe o uso de celulares dentro de agências bancárias do estado. As informações são da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Segundo a Alerj, o texto será promulgado em alguns dias. O prazo, no entanto, ainda não foi divulgado.

A lei não prevê a proibição da entrada de pessoas com celulares dentro das agências, mas apenas o seu uso. As pessoas não precisarão deixar os aparelhos ao entrar nas agências. Ele apenas proíbe seu uso, como meio de evitar a incidência de crimes como a 'saidinha de banco'. 

Pela net: Texto genial

Pergunta:  
Alguém sabe me explicar, num português claro e direto, sem figuras de linguagem, o que quer dizer a expressão "no frigir dos ovos"?

Resposta:  
Quando comecei, pensava que escrever sobre comida seria sopa no mel, mamão com açúcar. Só que depois de um certo tempo dá crepe, você percebe que comeu gato por lebre e acaba ficando com uma batata quente nas mãos. Como rapadura é doce mas não é mole, nem sempre você tem idéias e pra descascar esse abacaxi só metendo a mão na massa. E não adianta chorar as pitangas ou, simplesmente, mandar tudo às favas. 

Já que é pelo estômago que se conquista o leitor, o negócio é ir comendo o mingau pelas beiradas, cozinhando em banho-maria, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo. Contudo é preciso tomar cuidado para não azedar, passar do ponto, encher linguiça demais. Além disso, deve-se ter consciência de que é necessário comer o pão que o diabo amassou para vender o seu peixe. Afinal não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos.

Há quem pense que escrever é como tirar doce da boca de criança e vai com muita sede ao pote. Mas como o apressado come cru, essa gente acaba falando muita abobrinha, são escritores de meia tigela, trocam alhos por bugalhos e confundem Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão.

Há também aqueles que são arroz de festa, com a faca e o queijo nas mãos, eles se perdem em devaneios (piram na batatinha, viajam na maionese... etc.). Achando que beleza não põe mesa, pisam no tomate, enfiam o pé na jaca, e no fim quem paga o pato é o leitor que sai com cara de quem comeu e não gostou.

O importante é não cuspir no prato em que se come, pois quem lê não é tudo farinha do mesmo saco. Diversificar é a melhor receita para engrossar o caldo e oferecer um texto de se comer com os olhos, literalmente.

Por outro lado se você tiver os olhos maiores que a barriga o negócio desanda e vira um verdadeiro angu de caroço. Aí, não adianta chorar sobre o leite derramado porque ninguém vai colocar uma azeitona na sua empadinha, não. O pepino é só seu, e o máximo que você vai ganhar é uma banana, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco...

A carne é fraca, eu sei. Às vezes dá vontade de largar tudo e ir plantar batatas. Mas quem não arrisca não petisca, e depois quando se junta a fome com a vontade de comer as coisas mudam da água pro vinho.

Se embananar, de vez em quando, é normal, o importante é não desistir mesmo quando o caldo entornar. Puxe a brasa pra sua sardinha, que no frigir dos ovos a conversa chega na cozinha e fica de se comer rezando. Daí, com água na boca, é só saborear, porque o que não mata engorda.Entendeu o que significa “no frigir dos ovos”?

Abs. Marivaldo Cascaes

Rio de Janeiro: mordomia na cadeia

Presos tinham ar-condicionado e frigobar em celas na baixada. Vistoria feita por promotores em carceragem da Polinter em Nova Iguaçu descobriu várias mordomias dos detentos.

Em vistoria nesta nesta quarta-feira (30) na carceragem da Polinter em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o Ministério Público Estadual descobriu que os presos gozavam de várias mordomias na cadeia. De acordo com os promotores, 37 detentos possuíam aparelhos de ar-condicionado, frigobar, televisão, microondas, fogão e até vídeo-games nas celas.

Os peritos convocados pelo Ministério Público que estiveram na carceragem notaram também que, para manter esses aparelhos funcionando, foram realizadas ligações da parte elétrica interna com fios dos postes da rua. Segundo os promotores, ficou constatado furto de energia. Nas celas especiais, também foram encontrados facas, garfos e outros equipamentos cortantes.
 

Cenas inéditas de tsunami invadindo porto

Em março de 2011, Tsunami devasta porto de Kesennuma no Japão , e vai destruindo tudo em seu caminho.

 

Epidemia de Dengue ja atinge dez municípios do Estado do Rio


O Estado do Rio já tem dez municípios com epidemia de dengue, três a mais do que na semana passada. Entraram na lista de cidades com muitos casos da doença Cabo Frio, Silva Jardim e Cordeiro. Já integravam a lista das mais afetadas como Bom Jesus de Itabapoana, Cantagalo, Santo Antonio de Pádua, Magé, Mangaratiba, Guapimirim e Seropédica. Segundo as estatísticas divulgadas nesta quarta-feira, o Estado já tem 31.412 casos de dengue, com 23 óbitos.

A Secretaria estadual de Saúde confirmou, hoje, 30 de março, a morte de 23 pessoas por dengue no estado do Rio de Janeiro este ano. Segundo a nota, as mortes foram notificadas nas seguintes cidades: Nova Iguaçu (3), Duque de Caxias (2), Magé (1), Cabo Frio (1), São Gonçalo (3), Maricá (1), Mesquita (1), Rio de Janeiro (7), São João do Meriti (3) e São José do Vale do Rio Preto (1).

 

Municípios com as maiores taxas de incidência de casos são: 

Bom Jesus de Itabapoana (3.343,3 casos/ 100 mil habitantes), Santo Antonio de Pádua (1.422,3 casos/100 mil habitantes), Cantagalo (1.351,8 casos/100 mil habitantes), Mangaratiba (740,8 casos/100 mil habitantes), Cordeiro (686,2 casos/100 mil habitantes), Guapimirim (670,1 casos/100 mil habitantes), Seropédica (666,4 casos/100 mil habitantes), Magé (615,8 casos/100 mil habitantes), Silva Jardim (603,9) e Cabo Frio (602,5 casos/100 mil habitantes).
 

Espólio de um déspota: Fatura alta

O “colchão” de Hartung, que volta e meia aparece por aí, nunca cita o que o ex-governador deixou para trás. No mesmo boletim publicado no Diário Oficial, dando conta de melhora na arrecadação no governo atual em comparação ao anterior, mostra também os restos a pagar, nada mais do que dívidas e empenhos devidos de uma gestão a outra. Os números revelam que a conta deixada para Casagrande é bem pesada. Vai ter que suar ainda para quitar tudo.

Fatura alta II

Na passagem do ano passado, os restos processados eram de R$ 250 milhões, principalmente referentes às áreas de saúde e educação. No primeiro bimestre deste ano, foram pagos pelo governo do socialista R$ 159 milhões. A pior situação, porém, se refere aos restos a pagar não processados. As faturas não liquidadas chegam a R$ 360 milhões, até agora, foram pagos R$ 139 milhões. Ainda falta um bocado, hein?


Leia mais em secúlo diario: http://www.seculodiario.com.br/exibir_socioeconomicas_a.asp?id=819 

Câmara dos Deputados cria Comissão Externa para acompanhar caso Ricardo Gama

Apesar do sigilo imposto pela Secretaria de Segurança do estado do Rio sobre a investigação do atentado contra o blogueiro Ricardo Gama, agora vai ser possível acompanhar o que a Polícia Civil do Rio de Janeiro está efetivamente fazendo para chegar aos autores desse crime, pois o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, atendendo a uma solicitação feita em plenário pelo Deputado Garotinho, criou uma Comissão Externa da Câmara com poderes para acompanhar o caso.





Cidadão de Bom Jesus do Norte protocola no MP e Judiciário QUEIXA-CRIME contra o Deputado Federal JAIR BOLSONARO


"Sei que o querelado na condição de deputado federal possui foro privilegiado, mas como não sou advogado, recorro à Comarca local para que me ajude a forçar esse cidadão a responder por seus atos criminosos, seja em que instancia for, mesmo que no Tribunal da Costa Rica."


EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA COMARCA DE BOM JESUS DO NORTE – ES
  
MARCELO ADRIANO NUNES DE JESUS, brasileiro, divorciado, servidor público, portador do RG nº XXXXXX e do CPF nº XXXXXXXX, residente e domiciliado naXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, nesta cidade, vem oferecer QUEIXA-CRIME contra JAIR MESSIAS BOLSONARO, brasileiro, casado, deputado federal, CPF 453.178.287-91 residente na SQSW 102 RESID. RIO MADEIRA BRASILIA, Brasília - DF pelos fatos e argumentos que passa a expor:
  
I. DOS FATOS

1º O querelado é um conhecido polêmico Deputado Federal eleito pelo Partido Progressista (PP) do Rio de Janeiro pelas infelizes declarações que dá na mídia nacional e estrangeira.

2º Na data de 28 de março último, o querelado, que se apresentou à TV Bandeirantes para participar de uma sabatina no programa “CQC”, quando perguntado pela cantora “Preta Gil” qual seria a sua reação se um dos seus filhos namorasse uma negra, simplesmente disse que “não discutiria promiscuidade, pois isso nunca aconteceria em sua família, pois seus filhos foram bem educados” (sic), além de outras declarações racistas e preconceituosas em relação aos negros e aos gays conforme documentação em anexo.

3º Ocorre, que o querelante na condição de brasileiro, tem a plena consciência que nosso povo foi formado a partir do encontro de três grandes culturas: a europeia, a indígena e africana, logo, um país com fortes tradições culturais, fato, ao que parece, negligenciado por uma pessoa que, em tese, tem a obrigação de conhecer e respeitar, sobretudo em se tratando de um deputado federal.
Os indígenas e os negros foram as grandes vítimas no Novo Mundo e mereceram de José de Alencar, Gonçalves Dias e Castro Alves as mais belas e imorredoiras páginas que gravaram, para sempre, na literatura pátria, a agonia, o sofrimento, as lutas, a morte e o martírio, mas também o retrato de sua alma pura e lacerada, em busca da libertação, o grito alucinante de um corpo em infinita lassidão, na noite da escravidão.
Esse constrangimento desumano, fruto da mais absurda, dolorosa, e brutal era da Inquisição, que maculou para sempre a história humana, produziu um Antonio José da Silva, gênio que marcou sua época. Mais recentemente, a velha e revolucionária França, que forneceu à humanidade a igualdade, a liberdade e a fraternidade, viu-se de repente acossada pela mancha do caso Dreyfuss, que mereceu de Victor Hugo o L’ACUSE, e a Alemanha Nazista, com Hitler, sangrou os homens com o execrável genocídio nazista, apesar de um passado glorioso, com os gênios da música, da filosofia, da arte e da literatura, sem dúvidas trágicos eventos que começaram com a banalização do ser humano, tal qual se repete agora com Jair Bolsonoro.

4º Cabe consignar, que o querelante tem avós, tios alguns familiares e muitos amigos negros, daí as levianas declarações do querelado me terem diretamente atingido.

5º Sei que o querelado na condição de deputado federal possui foro privilegiado, mas como não sou advogado, recorro à Comarca local para que me ajude a forçar esse cidadão a responder por seus atos criminosos, seja em que instancia for, mesmo que no Tribunal da Costa Rica.


II. DO DIREITO E DO PEDIDO

1º Em razão de suas declarações racistas e preconceituosas em cadeia nacional, incidiu o querelado, portanto, nos crimes previstos na lei 7716 de 5 de janeiro de 1989, pelo que requer o postulante seja o querelado processado, e a final, condenado pelo delito praticado;

2º Requer, ademais, ouvido o Digníssimo órgão do Ministério Público e recebida a queixa crime, seja o querelado citado para o interrogatório e defesa que tiver, prosseguindo-se no processo até o final, consoante o dispositivo da lei;

3º Finalmente, requerendo toda e qualquer diligência conveniente à                comprovação do alegado nesta, apresentando documentação de prova.


Nestes Termos
Pede e Espera
Deferimento


Bom Jesus do Norte (ES), 30 de março de 2011


__________________________
Marcelo Adriano Nunes de Jesus
                     Um brasileiro.

Profissionais do HSVP e familiares do menino Cauã, que morreu de Dengue Hemorrágia disseram que atendimento foi o adequado


Blogueiros vão defender liberdade de expressão


Hoje, às 19 horas, na Praça do Bairro Peixoto, em Copacabana, cidade do Rio de Janeiro, próximo ao local onde tentaram matar Ricardo Gama, blogueiros vão se reunir com objetivo de cobrar das autoridades a apuração rigorosa do caso e defender a liberdade de expressão.

Se você puder compareça a esse ato. O futuro da liberdade de expressão no Rio de Janeiro está em jogo e se não reagirmos no futuro outros “Ricardos Gamas” podem sofrer também retaliações por falar a verdade nos seus blogs.

EMBAIXADORES PAULISTAS

Por Carlos Chagas

Devem precaver-se Aécio Neves e José Serra, presumindo-se que sejam candidatos a candidato às eleições presidenciais de 2014. Porque o terceiro pretendente tucano ao palácio do Planalto não perde tempo. 

Geraldo Alckmin inova administrativamente ao criar a figura de seus embaixadores especiais junto ao estado que governa. São trinta, espalhados por trinta regiões paulistas, cada uma reunindo uma determinado número de municípios. Como representantes pessoais do governador, dispõem de autoridade, poder e infra-estrutura necessários a dialogar com os prefeitos, examinar e atender suas pretensões, mobilizar secretários e prestar contas ao chefe. Verdadeiras embaixadas funcionam no estado, devidamente aparelhadas para agilizar a máquina administrativa e, em paralelo, sedimentar a liderança política de Alckmin.

Dentro de pouco tempo essa experiência poderá ampliar-se pelo país. Por que não embaixadores paulistas, mesmo informais, nas principais regiões do país e nos estados? A economia de São Paulo permite a extensão de sua influência ao Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, onde seriam celebrados acordos variados de financiamento, expansão industrial, de comércio, serviços e sucedâneos, bem como alianças políticas capazes de embasar a candidatura do governador.

ATENTADO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO: 'Agora serei obrigado a pedir proteção'

Ricardo Gama carrega a sensação de vitória sobre a morte
Foto: Ricardo Albuquerque/Agência O Dia
Vítima de atentado em Copacabana, blogueiro teme que criminosos tentem novo ataque contra ele e sua família.

Seis dias depois de ser atingido por quatro tiros — dois deles na cabeça —, o blogueiro Ricardo Gama, 40 anos, classificou o ataque que sofreu em Copacabana como um atentado à liberdade de expressão. 

Com a mulher grávida de nove meses do terceiro filho, ele carrega a sensação de vitória sobre a morte na mesma proporção que sabe que terá de tomar mais cuidado quando receber alta. “Agora, é inevitável: serei obrigado a pedir proteção policial para mim e minha família”, disse ele, antes de sair da UTI neurológica para um quarto do Hospital Copa D’Or, em Copacabana. 

Agentes identificaram um Ford Ka prata que teria sido usado no atentado. Segundo a polícia, o veículo não consta como roubado na base de dados do Detran-RJ. Os investigadores chegaram ao automóvel após analisar imagens de câmera de segurança perto de onde ocorreu o crime, na passagem de pedestres entre a Praça do Bairro Peixoto e a Rua Santa Clara.

Com duas balas alojadas no braço e costas, o blogueiro se sustenta na repercussão obtida pelo atentado para tentar inibir novos ataques.“Estou formando uma pequena rede proteção com tudo que aconteceu. Voltei a entrar no Twitter um pouquinho, porque o olho direito ainda dói, e o número de seguidores subiu para 25 mil. As pessoas são solidárias”, afirmou. “Sempre soube que poderia sofrer algo que sofri, mas jamais imaginei que fosse no meu bairro, durante a minha rotina de casa até a academia", completou ele.

Blog continuará em atividade
“Que país é esse? Estamos em 2011, e o cidadão não pode ter um blog na Internet para fazer críticas?”, questionou ele, que não pretende interromper sua atividade no blog (http//ricardo-gama.blogspot.com), que alcança 30 mil acessos em casos de grande repercussão na mídia. 

Filiado ao Partido da República (PR), Gama já integrou o DEM. “Eu me filiei por questão de segurança, logo após receber as primeiras ameaças, mas não adiantou nada”, desabafou.

Veja o vídeo da reportagem: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/3/agora_serei_obrigado_a_pedir_protecao_154220.html 

Espólio de um déspota: Prédio do DPJ de Linhares está em situação precária

Rachaduras, trincas e infiltração. Essa é a situação atual do prédio do DPJ de Linhares. Segundo o delegado chefe, o local foi construído há 21 anos e nunca passou por uma reforma. As condições são precárias.

Veja o vídeo da reportagem: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/03/noticias/tv_gazeta/jornalismo/estv_2_edicao_norte/810702-predio-do-dpj-de-linhares-esta-em-situacao-precaria.html.

Espírito Santo terá internet a R$ 29,90

Empresas terão de oferecer ao cliente instalação da internet e os equipamentos necessários à conexão.

O capixaba terá a chance de navegar na internet pagando R$ 29,90 por mês. O governo estadual vai dar isenção de ICMS às operadoras que oferecerem conexão de baixo custo.

A desoneração vai valer tanto para as atuais operadoras quanto para os micro e pequenos provedores que deverão surgir dentro do Plano Nacional de Banda Larga.


Dez municípios serão atendidos até o final do ano
Até o final do ano, dez municípios capixabas passarão a contar com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O acesso à web terá velocidade 600 kbps. Serão atendidas, a princípio, as cidades de Vitória, da Serra, de Viana, de Conceição da Barra, de Vila Velha, de São Mateus, de Cariacica, de Domingos Martins, de Piúma e de Itapemirim. Até 2014, o projeto deverá chegar às 78 cidades do Estado. A rede de fibra ótica da Petrobras será usada para ligar esses municípios ao projeto. Em alguns lugares, serão criadas estruturas de conexão à internet via rádio. A iniciativa torna o Espírito Santo o segundo Estado no país na implantação do PNBL. Outra ação será a criação do centro de operações da Telebrás, que fará toda a gestão do projeto no país.


Leia mais sobre a matéria: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/03/noticias/a_gazeta/economia/810736-espirito-santo-tera-internet-a-r-29-90.html 

Espólio de um déspota: Secretário da Saúde, Tadeu Marino diz que deve levar um ano e meio para dar fim à superlotação

Tadeu Marino argumenta
que também houve queda
no repasse feito
ao Estado pela União
A crise causada pela insuficiência de leitos públicos nos hospitais do Espírito Santo só deve ser solucionada dentro de um ano e meio, conforme previsão do próprio secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, que se diz otimista em relação ao futuro do setor - nesse prazo que ele vê como curto - devido aos investimentos já executados e também programados pelo governo.

Mas o mesmo Marino não se furta em admitir: por algum tempo, a população capixaba que depende da rede pública vai ter que conviver com "internações" em corredor de hospital, usando macas como leitos improvisados.

Ele mesmo diz que na atual conjuntura, há dias em que um hospital público chega a ter 60 leitos de corredor. No São Lucas, especializado em trauma, no último domingo esse número chegou a 80. A situação, considerada insuportável pelos médicos, os levou a chamar a polícia e a fechar as portas do pronto-socorro da unidade.

Marino alega que o que ocorreu nos últimos dias foi uma sobrecarga causada pelo grande número de pacientes graves, muitos vítimas de acidentes de trânsito e de agressões com arma. "O hospital público acolhe a todos - não fecha a porta", diz o secretário, que detalha na entrevista abaixo, as ações do governo.


Deputados pedem ajuda a ministro da Saúde
Os deputados Rose de Freitas (PMDB-ES), Paulo Foletto (PSB) e Carlos Manato (PDT) reuniram-se ontem com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem pediram ajuda para solucionar os problemas do setor no Estado. Segundo os parlamemtares, o governador Renato Casagrande terá uma audiência no próximo dia 6 com o ministro, com quem conversará sobre o assunto. A motivação para o pedido de ajuda veio do agravamento da crise na assistência do Hospital São Lucas, com condições precárias
de atendimento.


Lei a a matéria completa: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/03/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/810798-corredores-nao-vao-ficar-vazios.html 

 

terça-feira, 29 de março de 2011

Um presente para aliviar, depois de um dia tenso

Que casaco é esse gente. Maravilha de apresentação!


Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011


Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011


Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011


Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011


Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011

Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011


Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011


Jornal Itabapoana - Edição 23 - Março de 2011

A casa caiu

Editorial 

 
O poeta Vinícius de Moraes é o autor da singela música “A casa”, que quase todos conhecem. Era uma casa muito engraçada/não tinha teto não tinha nada/ninguém podia entrar nela não/porque na casa não tinha chão... E vai embora.

A “casa arrumada” legada por Hartung a Casagrande é um pouco semelhante à casa de Vinícius. À medida que a letra vai avançando, o eterno “poetinha” vai mostrando que a casa, na verdade, não tinha nada.

Casagrande, que há 88 dias tenta entrar na “casa arrumada” de Hartung, deve ter ficado perplexo ao abrir a porta e perceber que a tal casa era vazia. Não havia nada. De tão oca, Casagrande ouve a voz de Hartung ecoando no vazio: “A casa está arrumada”... A frase vem acompanhada de um riso funâmbulo de causar arrepios.

Sem chão, porque a casa não tem chão, como escreveu o poeta, Casagrande, perdido, tenta achar os principais cômodos da casa. A saúde, que voltou para o noticiário esta semana, ele foi encontrá-la em um porão acanhado e úmido, bem longe dos olhos dos curiosos. Abandonada, subjugada à própria sorte, cheirando a morte.

Para a educação, Hartung improvisou um puxadinho mal-ajambrado, que nos dias chuvosos desmancha feito açúcar e põe em risco a vida de professores e alunos.

Desiludido com as instalações, Casagrande foi seco ao colchão da casa. Afinal, seu antecessor prometera deixá-lo recheado com R$ 1 bilhão. O novo governador pensou que o dinheiro poderia, ao menos, ser usado para levantar as paredes da casa e poder, finalmente, abrigá-lo das “intempéries” que partem de todos os lados e têm castigado esses primeiros meses do seu governo.

Para aumentar a sua decepção, Casagrande topou com um colchão quase vazio. Foi enganado mais uma vez. Novamente, o governador ouve, mais uma vez, a gargalhada escarnecida reverberar pelos espaços vazios e sente um arrepio ainda mais funesto subir-lhe pelo cangote.

Intumescido com tudo que viu, ou melhor, que não viu, Casagrande tenta desesperadamente se encontrar na casa. Desnorteado, ele só foi perceber agora que a casa só tinha a fachada, idênticas àquelas que são construídas nas cidades cenográficas de Hollywood.

Voltando “A casa” sem chão de Vinícius, no último verso o “poetinha camarada” deixa uma dica para os mais desavisados sobre a localização da casa. Fica na rua dos bobos número zero.

Morre aos 79 anos José Alencar 1931 - 2011


O ex-vice-presidente da República José Alencar, 79 anos, morreu nesta terça (29/3), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
 
O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou. O velório será no Palácio do Planalto.

José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. 
 
José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931 em Itamuri, município de Muriaé, Zona da Mata mineira. É o décimo primeiro filho de um comerciante e uma dona-de-casa. 

Conheça a trajetória de José Alencar

1931 – Nasce José Alencar Gomes da Silva, em 17 de outubro, em Itamuri, município de Muriaé, Zona da Mata mineira. É o 11º filho de um comerciante e uma dona de casa.

1945 – Consegue o primeiro emprego aos 14 anos, como vendedor de tecidos numa loja em Muriaé. Sem dinheiro para alugar um quarto, dorme no corredor de um pensionato.

1950 – Com dinheiro emprestado por um irmão, abre sua primeira loja de tecidos, em Caratinga (MG). Batizada de “A Queimadeira”, vendia de tudo a preços populares.

1953 – Vende a loja e vira vendedor atacadista de tecidos. Trabalharia ainda como comerciante de grãos e sócio de uma fábrica de macarrão.

1967 – Com empréstimos da extinta Sudene e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, funda em Montes Claros a Coteminas, que se tornaria um dos maiores grupos têxteis do país.

1989 - Presidiu por 15 anos (1989-1994) a Federação das Indústrias de Minas Gerais. Dirigiu também a Associação Comercial de Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

1993 – O filho, Josué Christiano Gomes da Silva, assume o comando da Coteminas para que Alencar possa se dedicar à carreira política. Christiano ocupa a vice-presidência e a superintendência geral do grupo têxtil.

1994 – Candidata-se pelo PMDB ao governo de Minas Gerais. Obtém 10,71% dos votos válidos, ficando em terceiro lugar na disputa.

1997 – Realiza cirurgia para retirada de tumores no rim e no estômago.

1998 – É eleito senador com quase 3 milhões de votos, numa das campanhas mais caras do país. Segundo informação dada ao TRE-MG, foram gastos R$ 6,4 milhões na campanha. Como comparativo, Itamar Franco gastou no mesmo ano R$ 2,8 milhões para se eleger ao governo do estado.

2000 – Volta à mesa de operações, desta vez para retirada de um tumor na próstata.

2001 – Desfilia-se do PMDB e, um mês depois, entra para o PL. Antes, recebe convites do PTB e PSB.

2002 – Com a aliança entre PT e PL, em junho, torna-se vice na chapa vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

2004 – Passa a acumular a vice-Presidência com o cargo de ministro da Defesa, que exerce até 2006.

2005 – Em meio à crise do mensalão, deixa o PL e, junto a outros ex-integrantes da sigla, participa da fundação do PRB (Partido Republicano Brasileiro).

2005 – Nova internação. Desta vez, Alencar é submetido a uma angioplastia, cirurgia no coração.

2006 – Mesmo enfrentando problemas de saúde, Alencar aceita o convite de Lula para integrar novamente a chapa como vice. Os dois se reelegem para o mandato que vai até 2010.

2006 – Faz duas cirurgias para retirada de um tumor no abdômen, em junho e novembro. Faz tratamento com especialistas nos Estados Unidos.

2007 – Do abdômen, o câncer se espalha e atinge o peritônio, membrana que reveste a região. É internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde é novamente operado.

2008 – Entre os dias 3 e 6 de janeiro, o vice-presidente volta ao hospital, após exames mostrarem uma reincidência do tumor abdominal.

2008 – Em agosto, o vice-presidente iniciou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina, para combater novos tumores abdominais detectados durante exames em julho. Em setembro, ele se submeteu a nova cirurgia para a retirada de três tumores. O procedimento durou seis horas.

2008 – Durante uma visita a Resende (RJ), em 29 de novembro, fortes dores abdominais levaram o vice-presidente a nova internação. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer.

2008 - Vinte dias depois, o vice-presidente foi internado novamente, desta vez para tratar de um quadro de insuficiência renal. Ele deixou o hospital no dia 20 de dezembro.

2009 - Em janeiro, exames detectaram novos tumores no abdômen. A cirurgia para retirada de nove tumores, a maior e mais delicada realizada pelo vice-presidente, durou quase 18 horas.

2009 - Exames realizados em maio detectaram a recorrência da doença. O vice-presidente é novamente encaminhado para os Estados Unidos para se submeter a um tratamento experimental contra o câncer, com remédios ainda em fase de testes.

2009 – Em julho, o vice-presidente volta a ser internado com fortes dores abdominais devido a obstruções nas alças (dobras) do intestino. Uma nova cirurgia é realizada no dia 9 para desobstrução do órgão e retirada de novos tumores.

2010 – Em janeiro, o Hospital Sírio-Libanês informa que o tumor do vice-presidente da República, José Alencar, apresenta redução.

2010 – No início de maio, numa das idas ao hospital para quimioterapia, Alencar apresenta pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias. Alencar então passa por um cateterismo e uma angioplastia e recebe um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, fica nove dias internado.

2010 – No final de maio, queixando-se de fadiga, é internado novamente. Após exames, o hospital constata que ele está anêmico e tem um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia.

2010 – A professora aposentada Rosemary de Morais, de 55 anos, obtém na Justiça, em julho, o reconhecimento de que é filha de Alencar, depois de ele se recusar a fazer o teste de DNA.

2010 – No final de agosto, contrai uma infecção, tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.

2010 – Em setembro, é internado em razão de um edema agudo de pulmão. No dia 25 de outubro, volta ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofre um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro.

2010 - De 23 de novembro a 17 de dezembro, Alencar fica internado para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, é submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.

2010 – Alencar é internado com quadro de hemorragia digestiva grave. Os médicos tentam uma cirurgia de emergência, mas não conseguem chegar ao ponto do sangramento. A equipe usa medicamentos para conter a hemorragia, mas ela volta a ser verificada no dia 24. Um novo procedimento é realizado quatro dias depois, com sucesso, para localizar o ponto da hemorragia.

2011 – No dia 25 de janeiro, é um dos homenageados no aniversário de São Paulo, depois de 33 dias de internação.

2011 – No dia 9 de fevereiro, Alencar volta a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após uma perfuração no intestino.

2011- O ex-vice-presidente volta a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, no dia 28 de março, com quadro de “suboclusão intestinal, em condições críticas”.
 

Espólio de um déspota: Casagrande herda de Hartung o caos na saúde, homicídios em alta, presídios lotados e escolas ruindo

Foto capa: Thiago Guimarães/Secom
Por José Rabelo

Bastaram menos de 100 dias do novo governo para o conto da “casa arrumada” ir por água abaixo. A cada dia, o governador Renato Casagrande (PSB) se estremece com o estampido de uma nova bomba que estoura perto do seu pé. São os “campos minados” armados pelo ex-governador Paulo Hartung que estão por quase todos os lugares. Os problemas pipocam principalmente nas áreas da saúde, educação, segurança e sistema prisional. Pontos nevrálgicos do governo anterior que foram encobertos graças ao “cala-boca” que Hartung deu nas instituições ditas fiscalizadoras. A imprensa corporativa, para dar conotação oficial ao conto, recebeu em troca uma milionária verba publicitária. Resultado: a aprovação do governo beirou os 90%.

Nos últimos dias, porém, as vulnerabilidades das áreas-chave do atual governo foram expostas e deixaram muita gente de queixo caído. O caso mais recente e estarrecedor é o da saúde. Causa estranheza a indignação da imprensa corporativa frente a velhos problemas que estão sendo tratados como novos.

Quem não tem convênio particular e é obrigado a enfrentar filas sem-fim para ser atendido na rede pública ou teve o desprazer de passar alguns dias internados nos corredores dos hospitais estaduais sabe que a situação da saúde vai de mal a pior há muito tempo.

A lamentável situação do São Lucas – semelhante à de outros hospitais da rede pública -, que ilustra as páginas dos jornais e as telas de TV esta semana, apenas reflete o abandono de uma área que foi preterida pelo governo Hartung durante os seus oito anos de mandato.

O que causa mais indignação é o fato de o atual secretário de Saúde, Tadeu Marino, tratar um problema crônico como um episódio isolado. Para Marino, o problema do colapso do atendimento no São Lucas pode ser explicado pelo aumento de acidentes automobilísticos no último fim de semana. O secretário não teve coragem ou não pode dizer que o caos no São Lucas se agravou no governo Hartung.

Mais desprendido, o presidente do Sindicato dos Médicos, Otto Baptista, diz que o colapso no atendimento do São Lucas não pode ser creditado apenas à superlotação. Ele afirma que, além de médicos e enfermeiros, faltam equipamentos e infraestrutura básica para atender os pacientes com a mínima dignidade.

A situação é tão absurda que os médicos chegaram a fazer um boletim de ocorrência nesse domingo (27), para registrar que a morte de um paciente, e de outros tantos que podem morrer nas próximas horas, deveria ser creditada à falta de estrutura do hospital, precária para suportar a demanda de pacientes.

O sindicalista também disse que a Secretaria de Saúde (Sesa) tem comprado uma quantidade menor de leitos na rede privada. Pelo menos nesse ponto, Baptista está coberto de razões. O próprio secretário se entregou ao dizer que este ano a Sesa gastou cerca de R$ 8 milhões com leitos na rede privada. Ele também informou que em 2010 a Sesa gastou R$ 65 milhões. Se as contas de Marino estão corretas, o seu antecessor, Anselmo Tozi – na sua capenga gestão – ainda gastou, em média, mais que o dobro do que o atual secretário. Foram R$ 5,4 milhões/mês de Tozi, contra R$ 2,6 milhões de Marino, no mesmo período.

Presídios
Depois de anunciar que o Estado investiu quase meio bilhão de reais na construção de 24 novas unidades prisionais, Hartung e o secretário de Justiça, Ângelo Roncalli, deram como liquidada a fatura do sistema prisional, que há cerca de um ano foi submetido às cortes internacionais, em decorrência de seguidas denúncias de violações de direitos.

Embora o secretário de Hartung continue com as chaves das masmorras, Casagrande tem tratado a questão do sistema prisional como algo superado graças ao esforço do seu antecessor.

Na prática, no entanto, não é bem isso que os fatos revelam. Basta se limitar a dois exemplos recentes para perceber que as violações nas masmorras permanecem.

Nessa segunda-feira (29) foi confirmada a morte de mais um preso no Complexo de Viana. O interno morto estava preso, desde novembro do ano passado, no Centro de Detenção Provisória de Viana-II, uma das novas unidades construídas no final do governo Hartung - sem licitação, é bom que se diga.

É bom lembrar também que o interno, supostamente assassinado pelos “companheiros” de cela, ainda não havia sido julgado e condenado. Dizer que o homem era acusado de estupro não alivia a parcela de responsabilidade do Estado, que é obrigado a garantir a vida dos detentos que estão sob sua tutela.

Pior, a própria Sejus admitiu que o interno tinha problemas mentais e tomava medicamentos controlados. Por que razão então a Sejus não transferiu o detento para uma unidade adequada ou não deu uma atenção especial ao doente-criminoso?

São perguntas que se juntam a tantas outras que continuam sem resposta e confirmam que a construção de novas unidades não resolve os problemas no sistema prisional, apenas maquiou chagas que continuam supurando atrás de muros imponentes pintados de ocre.

O outro exemplo vem do CDP de Colatina, noroeste do Estado, que há uma semana se recusa a receber novos presos. O diretor do CDP alega que a ordem vem da Sejus, com o propósito de evitar a superlotação da unidade. Seria uma medida plausível se o secretário de Justiça, depois de praticamente “fechar” o CDP, desse uma alternativa aos juízes, delegados e policiais que não têm onde colocar os novos presos.

A situação de Colatina beira o caos. E o novo CDP, inaugurado há pouco mais de um ano, ao custo de R$ 25 milhões, virou um elefante branco que não atende aos interesses da comunidade colatinense. Muito pelo contrário, a medida descabida põe em risco moradores e policiais, vulneráveis a rebeliões e tentativas de fugas.

Escolas: risco constante
Não bastasse, a cada dia aparece uma nova denúncia que expõe a grave situação das escolas da rede estadual. Século Diário mostrou recentemente as péssimas condições da Escola Estadual de Ensino Médio Caboclo Bernardo, que fica na praça São Sebastião, em Barra do Riacho, Aracruz, norte do Estado.

Conforme Certidão de Vistoria de Levantamento de Risco do Corpo de Bombeiros Militar e da Coordenação Estadual de Defesa Civil, a escola apresenta vários problemas que comprometem a sua estrutura. Os mais graves, segundo os pais de alunos, se referem ao auditório, que fica no segundo piso da escola e corre o risco de desabar.

Diante da gravidade da situação, a Promotoria de Justiça de Aracruz ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o Estado do Espírito Santo, devido às péssimas condições da escola. De acordo com a ação, a estrutura da cobertura do prédio está fragilizada e o telhado pode vir ao chão a qualquer momento.

A precária situação enfrentada pela Caboclo Bernardo se repete em outros municípios capixabas. Principalmente após as chuvas, as escolas, que parecem ser feitas de “açúcar”, apresentam sérios problemas estruturais.

Em Guarapari, o problema não é diferente. Professores, pais e alunos reclamam das condições da Escola Estadual Dr. Silva Melo, conhecida como Polivalente. Os mais de mais 1,2 mil alunos foram transferidos para outro prédio, enquanto o Estado prometeu ao Ministério Público reformar a escola.

A falta de planejamento e os transtornos que punham em risco a integridade físicas de funcionários e alunos tumultuou o ano letivo e retardou o início das aulas.

Homicídios
O caso da violência no Estado é um capítulo à parte. Os dados de homicídios, durante o governo Hartung, foram manipulados ao bel-prazer do então secretário de Segurança e hoje deputado estadual Rodney Miranda (DEM).

Paulo Hartung impôs e o governador Renato Casagrande aceitou mais um factóide do seu antecessor. No início deste ano, o secretário de Segurança, Henrique Herkenhoff, endossou a informação “fabricada” pelo governo anterior, de que a taxa de homicídio havia fechado 2010 com uma redução de 9,3%. Os números de 2011, no entanto, projetam um cenário incoerente com a tendência de queda anunciada no início de janeiro. Nos primeiros 86 dias de 2011 foram assassinadas no Estado 448 pessoas. Uma média de 5,2 homicídios por dia. O número projeta uma taxa de 55 homicídios por 100 mil habitantes, ou seja, dentro da média da Era Hartung.

No jogo de cena, Herkenhoff chegou a festejar os resultados alcançados pelo governo anterior, dando a entender que a equipe de Hartung sempre esteve no caminho certo. De outro lado, ao acolher os números “encomendados” por Hartung, Herkenhoff impôs para si todo o revés. Para todos os efeitos, Hartung entregou o governo com uma redução de quase 10% no índice de homicídio. Se o atual governo não teve “competência” para manter a taxa na descendente já não é mais problema do ex-governador. Afinal, o carimbo de que Hartung precisava já foi dado lá atrás, quando o governo Casagrande validou os números do antecessor.

A bolha de redução da criminalidade criada pelo ex-governador e engolida pelo atual governo, na verdade, nunca representou uma tendência de queda. Durante os oito anos do governo Hartung, nunca houve uma redução consolidada na taxa de homicídios.

Estado de saúde de Alencar é terminal

O estado de saúde do ex-vice-presidente José Alencar é terminal, e a equipe médica cuida apenas para que ele sofra menos, nesta fase. Informações extra-oficiais dão conta da administração de morfina para livrá-lo de dores. Ele voltou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com uma obstrução intestinal, causada por crescimento de tumores. Alencar, de 79 anos, luta há mais de uma década conta um câncer no intestino e já passou por mais de dez cirurgias.

SÃO PAULO: Engraxate mora em árvore em plena av. Radial Leste



Uma imponente figueira-branca com dez metros de circunferência é a casa do engraxate e catador de latinhas André Luís Rodrigues Augusto, 23. A árvore fica nas margens da avenida Radial Leste, na Bela Vista, centro de São Paulo.

Augusto não lembra direito há quanto tempo vive lá em cima, a seis metros do chão. Primeiro, diz que já se passaram "três Natais". Depois, corrige: "Foram cinco". Do motivo para evitar a rua ele se recorda bem. 

"Depois que picaram fogo nos mendigos da Sé, que estavam dormindo lá na praça, resolvi ficar aqui em cima. Também deram comida com chumbinho para eles. Daí eu engraxo, pego umas moedas e faço meu próprio miojo."

Augusto se refere ao assassinato de sete moradores de rua do centro de São Paulo em agosto de 2004. Outros oito ficaram gravemente feridos. Não foi um caso isolado.

Em maio de 2010, seis sem-teto foram baleados -cinco morreram- quando dormiam no Jaçanã (zona norte).

Segundo o último censo de moradores de rua feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgado em junho de 2010, São Paulo tem 13 mil pessoas nessa situação.

Leia a matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/895055-engraxate-mora-em-arvore-em-plena-av-radial-leste.shtml 

Deputado diz que filhos não namorariam negras ou seriam gays porque foram 'bem educados'

 Veja o vídeo com a polêmica entrevista


O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter após uma polêmica entrevista ao programa CQC, da Band. Ao participar do quadro "Povo quer saber", em que respondeu a curiosidades do público, o deputado disse que seus filhos não correm o risco de namorar uma mulher negra ou virarem gays, porque "foram muito bem educados".

- Não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco. Os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu - disse Bolsonaro, em resposta à cantora Preta Gil, que perguntou ao deputado o que ele faria se filho dele se apaixonasse por uma negra.

Avós ganham direito de visitas a netos em caso de pais divorciados

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que garante aos avós o direito de visita aos netos em caso de pais divorciados. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo a decisão, o direito de visita se estende a qualquer dos avós, a critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente. A guarda e a educação dos filhos também pode, a critério do juiz, ser extensivo a cada um dos avós.

O projeto de lei do Senado que modifica o Código Civil havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 2 de março. Até então, a lei não previa esse direito. A matéria dependia apenas da sanção presidencial.