segunda-feira, 25 de julho de 2011

ES: Governo Casagrande divulga calendário de lançamento municipal do Programa Incluir

O Programa Estadual de Redução da Pobreza – Incluir, está entrando em sua segunda fase. Nesta  terça-feira (26), o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho vai iniciar a agenda de visitas aos 78 municípios capixabas para divulgar o programa junto a prefeitos, secretários de assistência social, lideranças e população local, para que conheçam as diretrizes do Incluir.

O primeiro local a receber a visita do secretário será o distrito de Taquaras, em Pedro Canário, no Norte do Estado. Esta é uma das regiões mais pobres do Espírito Santo, onde os moradores vivem da monocultura da cana-de-açúcar e devido ao alto índice de pobreza, vêem suas famílias se desfazendo por conta do êxodo rural.
Logomarca do programa
Para o governador em exercício Givaldo Vieira é grande a determinação do Governo em reduzir a extrema pobreza no Estado através do Programa Incluir. "A ideia da divulgação do programa em cada município vem unir forças para colocar em prática uma das premissas da gestão: levar oportunidades para os que mais precisam em todas as microrregiões capixabas. Mas, para isso é preciso uma mobilização grande, junto à sociedade, para identificar essas pessoas que ainda não são contempladas por programas sociais", salientou.

Ainda de acordo com o governador em exercício, o programa Incluir é bem visto em âmbito nacional e tem o apoio da presidente Dilma. "O País e o Espírito Santo passam por momentos oportunos, com ambiente político e força econômica. É importante que cada passo do programa seja combinado com as secretarias municipais de assistência social porque exigirá melhoria do fluxo de apoio dos municípios. Peço para que os capixabas ajudem as administrações, para que possamos assistir a todos e marcar o Espírito Santo como o primeiro Estado da Federação a reduzir a extrema pobreza", frisou Givaldo Vieira.

Versão estadual do Programa Federal Brasil Sem Miséria, o Incluir tem o objetivo de reduzir a pobreza no Espírito Santo através da localização das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que não estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Dessa forma será possível oferecer a elas o programa de transferência de renda Bolsa Família, bem como as oportunidades de emancipação disponibilizadas para as famílias em situação de vulnerabilidade social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para o secretário Rodrigo Coelho (foto), é mais que necessário desempenhar o trabalho de levar às famílias vulneráveis condições de acesso a melhorias de vida. “Gerar oportunidade aos que precisam não é um favor, mas sim o cumprimento da obrigação de levar o que é de direito a cada um desses indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Para garantir esse direito, saímos em busca daquelas famílias, daquela pessoa que está desconhecida pelo CadÚnico, para que elas sejam cadastradas, e possam, enfim, usufruir das políticas de assistência social a que têm direito.”, declarou Coelho.

A agenda de visitas municipais segue até dezembro, quando o secretário Rodrigo Coelho e sua equipe terão passado por todas as cidades capixabas. Em janeiro, o Programa Incluir entra em sua segunda fase. As famílias selecionadas pelo CadÚnico irão assinar o Plano de Emancipação Familiar e passarão a receber como incentivo, uma transferência de renda pelo período de dois anos, tempo que terão para se emancipar com a ajuda das prerrogativas do Programa Estadual de Redução da Pobreza. 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – SEASTDH
Rodrigo Sant’ana / Flávia Pinheiro
(27) 3314-5707 / 9949-3340
Rodrigo.santana@seastdh.es.gov.br
ascom@seastdh.es.gov.br
Texto: Flávia Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário