domingo, 19 de junho de 2011

Precisa de carona? Dê uma olhada na internet. A rede social "Carona Brasil" dispõe para o internauta uma lista de pessoas dispostas a dividir o carro

foto: Divulgação
Mão com sinal de positivo
Conheça o Carona Brasil

O que é. Uma rede social que reúne milhares de caronistas dispostos a compartilhar seu veículo com quem está indo para o mesmo destino. O serviço é totalmente gratuito e só pode ser utilizado por maiores de 18 anos

Como se cadastrar
. Vá ao site www.caronabrasil.com.br e preencha o formulário do perfil. Atenção: a listagem é fechada e só é liberada mediante senha dos usuários do site. Como membro do Carona Brasil, você pode adicionar seu destino online e pesquisar por caronas oferecidas e compartilhar viagens com outros membros

Segurança. O site recomenda que se deve evitar fornecer o endereço antes de conhecer sua companhia (só fica visível no site o trajeto pretendido pelo usuário). Os encontros devem ser marcados em lugares públicos. A identificação é fundamental. Tome a iniciativa de mostrar um documento e carteira de habilitação e certifique-se de pedir o mesmo para se assegurar que você esta com a pessoa certa. Em caso de dúvidas, não viaje, pois não há nenhuma obrigação de aceitar ou fornecer carona

Marcelo Pereira
mvitoria@redegazeta.com.br

Quem pede carona não precisa mais contar com a sorte, esticando o braço na beira da estrada ou com a boa vontade daquele colega que sai no mesmo horário no fim do expediente. A saída é a internet.

A rede social "Carona Brasil" (www.caronabrasil.com.br) coloca à disposição do internauta caronista uma vasta listagem de pessoas dispostas a dividir seu carro. A ideia nasceu em 2008, em São Paulo. Foi elaborada pelos empresários das áreas de construção civil e da indústria, Fernando Doria De Bellis e Edgard Ryad Azzam.

No site, as pessoas se cadastram em uma listagem que só é liberada mediante senha. Ali, informam seu trajeto. Quem vai para o mesmo destino pode entrar em contato e combinar uma carona.

O projeto estimula o uso compartilhado de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, para viajar juntas durante os horários de pico para o trabalho, escola, faculdade, eventos. Ou mesmo para viagens entre Estados.

Por enquanto, há 15 pessoas cadastradas do Espírito Santo. Morador de Vila Velha, o especialista em logística Carlos André Domingues Martins, 41 anos, usou os serviços da rede social por dois anos, quando morou no Rio de Janeiro.

"Eu morava em Niterói e trabalhava no Rio, na região da Tijuca. Por meio do site, fiquei sabendo que pessoas próximas ao meu condomínio também percorriam esse trajeto. Éramos em quatro e fizemos um rodízio com nossos carros", relembra.

Ele diz que os capixabas deveriam aderir a esse serviço com mais afinco. "Na Terceira Ponte, vejo inúmeros motoristas que poderiam fornecer carona, já que o banco dos passageiros vive vazio", aponta.

Para o piloto e instrutor de cursos de direção defensiva Rodrigo Marcheschi, a iniciativa de carona na web só traz benefícios. "Mais carona significa menos carros na rua e maior mobilidade urbana. Qualquer ideia para se desafogar o trânsito é muito bem-vinda em nossos dias", afirma.

Regras
Não é obrigatório ter carro. Quem não tem pode se cadastrar como passageiro e buscar por quem oferece carona no trajeto desejado. É possível conseguir carona com pessoas do mesmo sexo. O site faz esse sistema de busca

Nenhum comentário:

Postar um comentário