quarta-feira, 25 de maio de 2011

Espírito Santo e Minas Gerais comemoram 50 anos do Parque Nacional do Caparaó

O governador também destacou a importância da parceria entre os governos de Minas e Espírito Santo para a preservação do Caparaó.

No dia em que o Parque Nacional do Caparaó completa 50 anos, ambientalistas, moradores do entorno da unidade e autoridades políticas dos governos do Espírito Santo e Minas Gerais se reuniram, na tarde desta terça-feira (24), em uma cerimônia que destacou a importância da união entre os dois estados para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável do Caparaó.

Estiveram presentes ao evento, o governador Renato Casagrande, o vice-governador Gilvado Vieira, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Paulo Ruy Vallim Carneli, a secretária adjunta de Turismo de Minas Gerais, Jussara Borges, o representantes do Chico Mendes de Biodiversiade (ICMBio), a prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Bastos, o prefeito de Alto Caparaó (MG), José Jacomel, entre outros prefeitos de municípios da região e autoridades políticas.
Durante a cerimônia, a responsável pela administração do Parque, Thaís Farias, apresentou um resgate histórico da criação da unidade e houve uma série de homenagens a funcionários que trabalham e já trabalharam no Parque do Caparaó, e também a aqueles que lutaram pela preservação ambiental na região. Entre eles, o Sr. Manoel Jordão, o Seu Manoelzinho, um desbravador da Estrada Maciera.
“Em virtude da riqueza de detalhes com que a Thaís preparou seu pronunciamento, vou publicá-lo no Diário Oficial para que todos saibam desta história e de sua importância. Me lembro dos meus tempos de militância, como era difícil convencer as pessoas a preservarem o meio ambinete. Estive aqui para a inauguração da sede do Parque e hoje volto para comemorar os seus 50 anos”, disse o governador do Estado, Renato Casagrande.
O governador também destacou as obras, em território capixaba, da estrada que dá acesso ao Parque, salientando a importância da parceria entre os governos de Minas e Espírito Santo para a preservação do Caparaó. “Em abril demos início à pavimentação de 9,5 quilometros de estrada, desde a localidade de Pedra Bonita até o Parque, porque as pessoas só virão se o acesso for favorecido. Este Parque, além de nossas praias, é o ponto de união entre os dois estados. Somos irmãos, e irmãos trabalham juntos”, afirmou.
Ele também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em microrregiões do Estado. “As microrregiões foram definidas para que os serviços públicos se estruturem bem em regiões menores e Dores do Rio Preto também faz parte de uma delas. Temos um Plano de Desenvolvimento Econômico em que as oportunidades serão geradas aqui, apoiadas na vertente da agricultura e do turismo, por isso é necessário preservamos as florestas, a cultura e o folclore desta região”, comentou. 

“É também um compromisso de Minas Gerais compartilhar com o Espírito Santo, para que o Parque do Caparaó e também as unidades de seu entorno possam continuar sendo beneficiados e que evoluam para se tornarem grandes referencias turísticas”, disse a secretária adjunta de Turismo de Minas Gerais, Jussara Borges.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Paulo Ruy Vallim Carneli, comentou sobre o processo de criação do Parque e sua relevância ambiental por proteger florestas e recursos hídricos importantes para região. “As pessoas que trabalharam pela preservação desta área merecem ser homenageadas. O reflorestamento é uma prioridade para este Governo e as ações da Seama que visam a preservação da cobertura florestal que irão beneficiar também o Caparaó”.


Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2592/9977-1012
Meioambiente.es@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Jornal está excelente...Li quase todas as matérias e sempre bem atualizado. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir