quarta-feira, 25 de maio de 2011

ES: Capixaba no UFC. Erick é confirmado no UFC Rio e encara americano Mark Swick em agosto

foto: Carlos Alberto Silva
Os 30 degraus que levam até o terceiro andar da academia em Cobilândia, Vila Velha, é apenas mais um exemplo da dedicação de um lutador na busca por um sonho. Mas tanto esforço não foi em vão. Conforme A GAZETA adiantou nesta quarta-feira (25), o milionário Ultimate Fighting Championship (UFC) terá um novo Silva para se juntar ao famoso Anderson. E capixaba. Seu nome é Erick, de 26 anos.

Campeão do Jungle Fight em novembro do ano passado, ele será o primeiro lutador do Estado no maior evento de MMA (Artes Marciais Misturadas, o antigo vale-tudo) do mundo. E vai ter uma estreia de gala. Erick começa sua história no UFC justamente no Rio de Janeiro, no dia 27 de agosto desse ano, contra o americano Mark Swick, que vem de duas derrotas no UFC, a última no UFC 109, diante do também brasileiro Paulo Thiago.

O contrato, com o aval do dono da franquia, Dana White, foi acertado na última semana pelo seu empresário Wallid Ismail. Nele, há um acordo para quatro lutas, que podem levar o capixaba ao top 10 da categoria meio-médio, hoje dominada pela canadense George San Pierre.

Para chegar no topo das artes marciais, Erick encara uma dura rotina. Treina seis horas por dia as partes física, técnica e de força. "O gasto calórico dele varia de 3,5 mil a 6 mil por dia, podendo perder até três litros dágua", explica seu técnico de muay thai, Daniel Mendes, que já treinou nomes como Rafael Feijão, Minotauro e Anderson Silva.

A expectativa do técnico é grande. No card do capixaba, são 14 lutas, com 12 vitórias, um no contest  (luta sem resultado) e apenas uma derrota. "Ele tem potencial para ser campeão. Tem a qualidade técnica de qualquer lutador americano. Agora é a fase de experiências, com lutadores de grande nível".

ESTOU PRONTO


A GAZETA: Você começou a lutar com 16 anos, um pouco tarde para um lutador.  Como foi o início?
ERICK: Vi o Vitor Belfort ser campeão do UFC, aos 19 anos. E me interessei. Comecei no jiu-jítsu. Depois entrei no vale-tudo. Na primeira luta, não sabia dar nem um tapa. Em 2006 conheci o Daniel Mendes, meu técnico de muay thai, e estou com ele desde então.

E essa entrada no UFC. Como está a ansiedade?
Não faço ideia de quem será meu primeiro adversário, nem de quando lutarei. Mas acredito que será um top 10. Só que essa pressão de lutar não me atrapalha. Treino com campeões mundiais, como Rafael Feijão, Minotauro e Anderson Silva.

Por falar no Anderson, você é sparring dele, que sempre te elogia muito. Você apanha muito dele?
Claro. Apanho muito. Os treinos são muito duros. Sou sparring dele e tomo muita porrada. Mas ele sempre fala comigo que está procurando um sucessor e me elogia.

A chapa é quente na categoria meio-médio. São nomes como B.J. Penn, John Fitch, Josh Kchesk, Matt Hughes e, claro, o campeão Geoge San Pierre...
Treino para chegar ao topo. Quero ir em busca do cinturão. Por isso a preparação física com o Francis de Carvalho é pesada.

Você luta na categoria até 77kg e me disse que está com 91,5kg. Como vocês fazem para "descer" de peso tão rápido?
É complicado explicar. Mas a perda é gradativa, não é de uma hora para outra. Um dia antes da luta estou dois quilos acima. Uma vez tive de perder na sauna...

E depois, não chega fraco para a luta?

Uma dieta equilibrada acerta tudo. Do dia da pesagem para o da luta, já ganhei até dez quilos, com alimentação e reidratação. Na luta, ninguém chega com o peso certo.  Está sempre mais pesado. 

(Com informações do jornal A GAZETA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário