sexta-feira, 6 de maio de 2011

BRASIL: PF apreende armas e partes de animais silvestres em fazenda de ambientalista no Pantanal.


A Polícia Federal (PF) em Mato Grosso do Sul, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu, na noite desta quinta-feira, várias partes de animais, armas e centenas de munições, além de objetos usados para caçar onças. O material - utilizado em safáris ilegais - estava na fazenda Santa Sofia, localizada nas proximidades de Aquidauana, no Panatanal, a 130 km de Corumbá. A dona da propriedade, a pecuarista e ambientalista Beatriz Rondon, não foi indiciada. As investigações continuam. 

Na propriedade foram apreendidas 12 galhadas (espécie de chifre) de cervo, dois crânios de onça, uma mandíbula de porco monteiro, uma pele de sucuri com 3,5 metros, cinco revólveres calibre 38, uma pistola 357, uma carabina, dois fuzis, 17 caixas de munição de diversos calibres, dois alforjes (um tipo de bolsa muito usado pelos caçadores), além de dois tubos de um instrumento de sopro que simulam o esturro, que serve para atrair onças.

Segundo o superintendente do Ibama, as investigações apontam que turistas estrangeiros pagavam de US$ 30 mil a US$ 40 mil para praticar a caça na propriedade pantaneira. Nesse valor estão incluídos passagens aéreas, hospedagem e alimentação, além de armas e munições usadas na caça.

No vídeo aparece participando do safári Marco Antonio Moraes de Melo, o Tonho da Onça. No Pantanal, ele é famoso por ser o maior caçador de onças da região. Há anos, ele ficou conhecido na mídia nacional como sendo exemplo de homem que se converteu de caçador a um grande defensor dos animais. Nas reportagens, ele apareceu participando de projetos de proteção aos felinos. A ambientalista também aparece no vídeo. Ela mostra uma onça fêmea sendo abataida e diz que o animal estava atacando seu gado.

O advogado da ambientalista, Renê Siufi, disse que as armas localizadas na propriedade são todas legalizadas e que Beatriz não 'tem interesse em matar onças e nem permitir que se faça esse tipo de atividade'.

O vídeo que faz parte do inquérito instaurado pela Polícia Federal para investigar a caça clandestina de onças no Pantanal de Mato Grosso do Sul revela como era a ação de caçadores clandestinos durante a matança dos animais. Segundo a PF, o vídeo foi enviado por um estrangeiro que teve acesso às imagens. O áudio é original do material enviado. A prática estava sendo vendida para outros países como uma atração turística. 

3 comentários:

  1. esta mulher tem que ser indiciada, safada ,vamos movimentar tudo que for possivel para nao deixar isto impune!!!

    ResponderExcluir
  2. Publiquei artigo semelhante no meu blog, com o título " Falsa ambientalista organza Safári ilegal no Pantanal e eu por uma questão de ética prefiro ser devorada por onças a me colocar como advogada de defesa dessa criatura. Como ambientalista estou irada e como advogada mais ainda em ver que diante de todas as provas, essa criatura já deveria estar presa.
    Espero que comecem os movimentos para exigir a prisão dessa oportunista.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente espero que comecem logo os movimentos e que esta criatura seja presa. Publiquei no meu blog um artigo com o título: Falsa ambientalista organiza safári no Pantanal e eu por uma questão de ética prefiro ser devorada por onças a me colocar em defesa dessa criatura.

    ResponderExcluir