sexta-feira, 6 de maio de 2011

BA: Delegados são presos acusados de corrupção. Dois delegados, um advogado, um soldado PM e mais duas pessoas foram presos nesta sexta-feira durante a Operação Monte Santo

Dois delegados, um advogado, um soldado PM e mais duas pessoas foram presos nesta sexta-feira durante a Operação Monte Santo realizada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual e Polícia Civil, na Bahia. Segundo os integrantes do Ministério Público, eles formavam uma quadrilha que atuava em várias frentes, recebendo dinheiro de traficantes para permitir a venda de drogas, extorquindo pessoas abordadas em blitze e vazando informações que frustravam operações de combate ao tráfico de drogas.

Segundo o Gaeco, o bando era liderado pelo delegado de Monte Santo, Josevâneo da Rocha Araújo, que foi preso em Salvador, e encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil. Além de Josevâneo, foram presos Carlos Botelho, delegado de Cansanção; o advogado e ex-procurador do município de Cansanção Alexsandro Soares Andrade; o soldado PM Jullian Ross Dias Serafim, que era lotado no município de Senhor do Bonfim; além de Cleudson de Santana Campos e Lindon Johnson Salvador Lopes, acusados de vazar informações.

Cleudson e Lindon Johnson também faziam abordagens, usavam armas, promoviam blitze e apreendiam carros e motos exigindo dinheiro para devolver os bens, indicando o advogado Alexsandro para defender as vítimas. Durante a operação foi preso em flagrante Gildemar Gomes da Silva, conhecido por "Burrego", motorista do advogado que ajudou a esconder armas.

Segundo a promotora de Justiça Ediene Lousado, coordenadora do Gaeco, os detidos já vinham sendo investigados tanto pelo MP quanto pela Polícia Civil pela prática de crimes de concussão, extorsão, formação de quadrilha e corrupção passiva. Quando as duas instituições descobriram que faziam a mesma apuração, decidiram atuar em conjunto.

Na mansão do advogado Alexsandro, em Cansanção, foram encontrados 7 mil dólares, uma espingarda calibre 12, uma pistola Grock 9mm de uso exclusivo das forças armadas, outros modelos de espingarda, munição de diversos calibres e 50 aves silvestres. Com a quadrilha também foram apreendidos vários veículos com chassis adulterados.

O escritório do advogado teve todo material apreendido e sua prisão já foi comunicada à Ordem dos Advogados (OAB). Em outra casa do advogado, utilizada como uma espécie de depósito, foram apreendidas mais armas de uso exclusivo das forças armadas.


(Com informações do jornal O GLOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário